27 agosto, 2013

CIDADANIA AMBIENTAL 27.08.13: AVALIAÇÃO GESTÃO SANDRO MACIEL / MUTIRÃO CIDADANIA / HANNAH ARENDT, TESE SOBRE UM HOMICÍDIO E AMOR PLENO / ADIADO LEILÃO DA ANEEL

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 27 de Agosto de 2013
(48 / 9985.0053 TIM)
tadeusantos@contato.net / tadeussantos51@gmail.com

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da provedora CONTATO, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO e em vários outros sites e blogs)



OITO (08) MESES SERIA UM TEMPO SUFICIENTE PARA UMA AVALIAÇÃO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE ARARANGUÁ?
Considerando que a viagem a Brasília da semana que passou não estava na agenda, pouco tempo tive para refletir sobre a provocação que fiz na edição anterior, mencionada acima, sobre o governo do prefeito Sandro Maciel. No entanto, esclareço que no meu entendimento uma avaliação não se completa apenas com uma reflexão sobre as informações que nos chegam à mente através da mídia, seja ela privada, pública ou oficial, mas de vistorias ''in loco'' no território do município. Outra forma de avaliar e comparar são também através de diálogo com as esferas da administração, contato que temos tentado em vão, via documentos devidamente protocolados, porém sem nenhuma resposta mesmo com a nova Lei de Acesso a Informação em vigor!

MUTIRÃO PELA CIDADANIA DO MORRO DOS CONVENTOS

Que bom seria se todas as pessoas de uma rua ou de um bairro se reunissem para conversar sobre prioridades que tragam benefício ao coletivo do local e que em seu bojo contenha preocupação com o equilíbrio ecológico deste mesmo local, que tenham consciência de que se vive em um mesmo ecossistema e que as boas políticas públicas são aquelas reivindicadas pela organizações da sociedade civil. Baseados nesta e em outras premissas nos reunimos em um pequeno grupo de 12 pessoas no Morro dos Conventos para propor ações e debatê-las, pois de acordo com a antropóloga Margaret Mead, ''nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos preocupados e comprometidos possam mudar o mundo, de fato é só isso que o tem mudado''. Uma das propostas que avançou foi a ideia de se mobilizar em torno da realização de um evento cultural no Morro dos Conventos (ou fortalecer os existentes), como por exemplo, valorizando o Terno de Reis, o Boi de Mamão, Teatro Experimental, Exposição de Fotos Antigas, Palestras/Oficinas, desde que engajadas com compromissos ecológicos locais.

''AMOR PLENO'', ''HANNAH ARENDT'' E ''TESE SOBRE UM HOMICÍDIO''.

HANNAH ARENDT - Na semana retrasada estava no hall da bilheteria decidindo qual filme assistiria em função do horário, quando fui ''abordado'' por um casal que criticou o AMOR PLENO (To the Wonder) taxando-o de chato e ruim, quando então sendo cavalheiro decidi assistir o excelente HANNAH ARENDT (Hannah Arendt). Esta obra alemã é uma fabulosa biografia da escritora judia que costumava falar a verdade e pagou um alto preço por ser magnificamente sensata e coerente com seus princípios. Mais uma vez parabéns a direção da Margarethe Von Trotta e a interpretação da fascinante Barbara Sukowa.

TESE SOBRE UM HOMICÍDIO - No dia seguinte assisti o TESE SOBRE UM HOMICÍDIO (Tesis sobre un homicídio), produção argentina dirigida por Hernán Goldfrid com o carismático Ricardo Darin (O segredo dos seus olhos) e a novata Calu Rivero, em um invejável thriller de suspense muito sutil, com roteiro inteligente do Patrício Vega que escreveu a partir do livro de Diego Paszkowski , fotografia exemplar. Ou seja, cinema de qualidade superando o também bom Cinema Nacional, no qual os hermanos são superiores em religião (EM FUTEBOL, NÃO!!!) com o fabuloso Francisco - o humilde e simplório Papa das multidões!

AMOR PLENO - Esta semana como tinha muita opção na programação do Liberty Mall/BSA entrei para assistir o AMOR PLENO do diretor Terrence Malick com o promissor diretor e ator Ben Affleck, a exótica e sensual ucraniana Olga Kurylenko, a bela Rachel McAdams e uma breve aparição do competente espanhol Javier Barden. A proposta do Malick não agrada quem pretende assistir uma obra convencional, pois ele conta uma bela história de amor com pouquíssimas palavras, utilizando muitas imagens de uma paixão em sua forma mais atrativa da sensualidade das personagens. Recomendo as três respeitáveis obras!

OBS. Estreia no próximo mês em circuito nacional o longa-metragem "Ensaio", da consagrada diretora Tânia Lamarca, com a Direção de Fotografia do meu filho Marx Vamerlatti. O trailer e cartazes do filme já estão nos cinemas... Na próxima edição farei mais comentários.





LEILÃO DA ANEEL É ADIADO. COMO DEUS É BRASILEIRO E O PAPA ARGENTINO...
A ONG Sócios da Natureza tem o prazer de informar que o leilão da ANEEL onde a USITESC pretende se habilitar como geradora da fonte energética mais suja e cara do planeta foi adiado para novembro com mostra a informação abaixo. 
OBS. 
RETIFICO, ME ENGANEI, AS TÉRMICAS A CARVÃO VÃO A LEILÃO NO DIA 29, OU SEJA, AMANHÃ, APENAS PARA AS TERMELÉTRICAS A GÁS NATURAL É QUE HOUVE ALTERAÇÃO DE DATAS...
Quem sabe com o novo ministro das Relações Exteriores esta famigerada geração seja descartada pelo governo federal, para ficar bem na foto junto a ONU....

Alterada data de realização do Leilão A-3 de 2013
O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 19 de agosto de 2013, Portaria MME nº 270, que altera a data de realização do Leilão de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Novos Empreendimentos de Geração, denominado “A-3” de 2013, para o dia 18 de novembro de 2013.
No Leilão "A-3", de 2013, serão negociados Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR) com início de suprimento em 1º de janeiro de 2016, na modalidade por quantidade com prazo de trinta anos para empreendimentos hidrelétricos, e na modalidade por disponibilidade com prazo de vinte anos, para empreendimentos de geração a partir de fonte eólica, fonte solar, termelétrica a gás natural ou a biomassa.
 





TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO DIA 03/09/13:

CONCLUSÃO DA PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE PARQUES EÓLICOS COM MAIS FLEXIBILIZAÇÃO PARA OBTENÇÃO DO 
LICENCIAMENTO AMBIENTAL FICOU PARA A CTCA/CONAMA DECIDIR NO FINAL DO MÊS DE SETEMBRO.

ESPERAMOS QUE A RESOLUÇÃO SOBRE AQUICULTURA SE APROVADA NA PLENÁRIA DE 03/09/13 PROMOVA O FOMENTO COM BENEFÍCIOS AO COLETIVO, SEM NO ENTANTO, PREJUDICAR O MEIO AMBIENTE.

CALÇADAS ABANDONADAS, ESBURACADAS E CHEIAS DE LIXO RETRATAM SE O PERFIL DA VIDA DE UMA CIDADE É SAUDÁVEL OU NÃO, SE A POPULAÇÃO É EDUCADA E SE OS GOVERNANTES SÃO ATUANTES E COMPETENTES!

PALESTRA DA MARIA ELIZABETH DA ROCHA (ICMBIO) NO COAMA SOBRE A POSSIBILIDADE DE AMPLIAR OU DA CRIAÇÃO DE OUTRA APA DA BALEIA FRANCA OBJETIVANDO A PRESERVAÇÃO DA VIDA MARINHA NO SUL DE SC.