12 agosto, 2013

Cidadania Ambiental 13.08.13 : ESTOU PAGANDO UM ALTO PREÇO POR DEFENDER A NATUREZA E UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA ARARANGUÁ E O SUL DE SANTA CATARINA,


Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 13 de Agosto de 2013
(48 / 9985.0053 TIM) 
tadeusantos@contato.net / tadeussantos51@gmail.com
           
            Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

(clique no link do blog para ler na íntegra e visualizar fotos)
 (Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)



RESOLUÇÃO SOBRE EÓLICAS e AQUICULTURA.
Nossa participação na Câmara Técnica de Controle Ambiental (CTCA/CONAMA), ocorrida no dia 06/08/13, foi extremamente positiva, pois avançamos na discussão sobre licenciamentos de parques eólicos, uma das fontes renováveis mais viáveis de todas as existentes. Nossa preocupação está relacionada a condição de que a legislação atual que aborda licenças está complicando mais a emissão de renováveis limpas que de sujas térmicas a carvão, por exemplo. Por outro lado, apesar da importância destas fontes, é preciso cuidados com a instalação das torres geradoras de modo a reduzir os impactos ambientais nos ecossistemas afetados, nas medidas de controle, de mitigação e de compensação. Nossa responsabilidade está na condição de  construir  critérios e procedimentos adequados para a elaboração de uma resolução justa e equilibrada. Voltaremos a Brasília no dia 22 e 23 para ''lapidar'' a proposta que possivelmente será colocada em votação no plenário do CONAMA no dia 03 e 04 de setembro.
OBS. Na mesma reunião estava pautado a proposta de alteração da Resolução 413/2009 sobre Aquicultura, do qual foi aprovada por unanimidade, mas mediante nossas enfáticas recomendações no tocante a implementação de programas e projetos condicionados a cuidados com nascentes e matas ciliares, de acordo com a Lei de Recursos Hídricos 9.433/97, além de garantir o atendimento a famílias de baixa renda.

TESE EXPERIMENTAL PARA TENTAR ENTENDER A MALDADE HUMANA...!!!
A competição pela aquisição de moeda proporciona segurança ao indivíduo, a sua família e a toda a sociedade, mas quando acompanhada da insustentável ganância infecciosa também contenta a cobiça de muitos. Cobiça pelo acúmulo de bens é a causadora de muitos males como a injustiça social, decorrente da desigualdade de rendimentos pelos trabalhos de cada um, com excesso de lucro para poucos e a exploração de muitos pela mais valia.  Entendo que a ganância é comprovadamente uma ignorância humana que desdobra em mais ignorância, que resulta no aumento das enfermidades, da violência urbana, das guerras, da degradação ambiental e de outras malvadezas causadas à humanidade!!!


Desabafo:
ESTOU PAGANDO UM ALTO PREÇO PARA DEFENDER A NATUREZA E UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA ARARANGUÁ E REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA!!!



REPASSANDO NOTÍCIAS:

ÁGUA: FONTE DA VIDA
A Terra retratada como o planeta das águas; como uma mão aparando a água que cai e de lá brota vida ou como uma comunidade feliz à beira de um rio. Através da pintura, crianças e adolescentes de 110 países retrataram como enxergam a água. O resultado do concurso do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) saiu na quarta-feira, 31 de junho.

A tailandesa Chiratchaya Kaeokamkong, de 13 anos, foi a vencedora global da 22ª edição do Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre Meio Ambiente, que reuniu 700 mil trabalhos de crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos. A disputa tinha como tema “Água: a Fonte da Vida”, inspirado no Ano Internacional de Cooperação pela Água, celebrado em 2013.

O prefeito que impedir ou deixar de garantir a participação da sociedade na elaboração de planos e políticas que envolvam gasto de dinheiro público poderá ser processado por improbidade administrativa, caso seja aprovado o Projeto de Lei 5663/13, do deputado Ivan Valente. A proposta acrescenta esse dispositivo na Lei 10.257/01 (Estatuto da Cidade), que já exige o controle social por comunidades, movimentos e entidades da sociedade civil, mas não inclui a desobediência a essa determinação entre os casos de improbidade administrativa.

Com a aprovação do novo Código Florestal, as consequências para o meio ambiente não tardaram a acontecer. A nova regulação apoiada pela bancada ruralista que, entre outras demandas do agronegócio anistiou desmatadores, abriu definitivamente a brecha para que a corrida pela devastação recomeçasse a todo vapor e um novo ciclo de desmatamento se iniciasse na Amazônia Legal. Segundo o Instituto Imazon, que acompanha a perda florestal com base nas imagens de satélite SAD, entre agosto de 2012 e maio de 2013 foram desmatados 1.654 quilômetros quadrados, 89% acima do período anterior.

AGUARDEM QUE AINDA VIRÁ O MINISTÉRIO DA CAÇA!!!!!!
Para acomodar mais um cargo político, veja o cargo que foi criado no Governo Federal:
"Coordenador na Coordenação da Coordenação Geral de Produtividade do Departamento de Produtividade e Inovação da Secretaria de Competitividade e Gestão da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República".
Depois disso, só falta criar o Ministério da Caça, porque o da Pesca já temos. (Internet HM).

CONAMA - CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - O mais antigo da República!
"O Conselho hoje é o espaço democrático que recepciona as diferenças de opinião e pensamento e que também representa o ideal de luta pela consolidação da democracia dos últimos 30 anos. É o espaço legítimo para a mudança do meio ambiente no país!". (Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira).