08 agosto, 2013

Cidadania Ambiental 06.08.2013: TÓPICOS CONVERSADOS COM A NOVA PROCURADORA DA REPÚBLICA ANDRÉIA RIGONI AGOSTINI DO MPF DE CRICIÚMA


Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 06 de Agosto de 2013

(48 / 9985.0053 TIM) 

tadeusantos@contato.net / tadeussantos51@gmail.com

           

            Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.

OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

 

 (Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

 

 

 

TÓPICOS CONVERSADOS COM A NOVA PROCURADORA DA REPÚBLICA ANDRÉIA RIGONI AGOSTINI DO MPF DE CRICIÚMA

No dia 29 de julho de 2013 tivemos reunião com a Dra. Andréia no MPF de Criciúma, onde tivemos uma produtiva e cordial conversa sobre temas socioambientais de relevância para Araranguá e Região do Extremo Sul Catarinense, conforme tópicos relacionados abaixo:

          A delicada e complexa situação do projeto de fixação da foz/barra do Rio Araranguá;

          O descaso das prefeituras aos projetos de transformação das APPs em UCs da AMESC;

          A proposta de ampliação ou criação de outra APA da Baleia Franca até Araranguá ou Torres, como caminho mais viável para a proteção dos ecossitemas costeiros, principalmente da vida marinha;

          A proposta de troca do território da parte araranguaense da Barra Velha para o Rincão, pela parte da Lagoa Mãe Luzia que está no território do Rincão para o município de Araranguá;

          O Plano Diretor e o adequado uso do solo e a expansão urbana do Morro dos Conventos, com desdobramentos a serem avaliados pelo Conselho da Cidade;

          As medidas compensatórias ao trecho que passa a ser do Município de Araranguá com a conclusão do desvio/contorno da Duplicação da BR-101.

          A despoluição do Rio Araranguá, um GRAVÍSSIMO crime ambiental sem punição, mas para nós sempre será sem perdão...

          ...e por fim, comentários acerca de um procedimento do MPF que aborda o perigoso trânsito de veículos nas praias...

OBS. Já a apresentação dos mesmos temas na reunião do COAMA e a  equivocada reação por parte de um dos membros, publicarei na próxima edição.

 

CONFERÊNCIA MUNDIAL DE COMITÊS DE BACIAS EM FORTALEZA

Estou indo neste importante evento mundial (folder em anexo) como convidado/ representante da Sociedade Civil no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá - CGBHRA, que orgulhosamente registro que ocupei a primeira presidência em 2002 por aclamação, pelo empenho e motivação demonstrada durante o longo e difícil processo da sua criação, iniciada em 1999!

 

A LAGOA MÃE LUZIA E A BARRA VELHA

Estamos propondo o debate público sobre o conflito social de parte da Comunidade de Barra Velha, que em 2003 promoveu um movimento pela desanexação do município de Araranguá, argumentando que estavam isolados de todo o território araranguaense em decorrência da estrada que ligava com Ilhas ficar intransitável. Ambos prefeitos dos respectivos municípios já foram comunicados da nossa proposta, de trocar a parte araranguaense da Barra Velha pela parte da Lagoa Mãe Luzia que pertence ao município do Rincão, ou seja, a parte araranguaense da Barra Velha, lado sul, passa a pertencer ao Rincão e a parte norte da Lagoa Mãe Luzia, passa a pertencer ao território de Araranguá. Assim sendo, se resolve diplomaticamente um conflito social e um ambiental, pois toda a comunidade araranguaense tem uma forte ligação cultural com o restante da comunidade que está no território rincãoense, da mesma forma que a Lagoa tem praticamente quase 90 de seu domínio hídrico pertencente ao município de Araranguá, conforme mapa/croqui e fotos em anexo.

 

AOS QUE ESTÃO FAZENDO CINEMA EXPERIMENTAL EM CRICIÚMA,

meus parabéns a todos do grupo, em especial ao araranguaense Sander Hahn, meu compadre da Vídeo Beta, o melhor acervo de Santa Catarina.

 

O EX-PREFEITO E ESCRITOR OSMAR CUNHA

tem razão quando fez o alerta associando som alto ao excesso de álcool e drogas, pois de acordo com informações quando tem o tal de som ''bate estaca'' e de ''motos com ruído ensurdecer'' circulando na cidade é porque tem coisa rolando...

 

BARRAGEM DO RIO DO SALTO,

documento publicado aqui neste espaço a semana passada sobre a Barragem do Rio do Salto foi protocolado no MPF de Criciúma e deverá ser também no Ministério da Integração.

 

NO DIA 06 E 07 DE AGOSTO ESTAREI EM BRASÍLIA

para participar da 5ª reunião da Câmara Técnica de Controle Ambiental (CTCA) para dar continuidade ao debate sobre as medidas mitigadoras às térmicas a carvão, sobre as propostas de mudanças nas audiências públicas e sobre outros procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental neste país. 

 

JÁ PUBLIQUEI AS NOVE DIVAS E GALÃS DO CINEMA,

agora estou tentando selecionar os dez melhores filmes que já assisti, mas estou novamente encontrando dificuldade, pois a ''exclusão'' é em todos os sentidos uma palavra ingrata, não?!

 

OUTRO DIA AO ENCONTRAR-ME COM UMA PROFESSORA

a primeira coisa que perguntou foi se fariam o ''mini bosque'' no Jardim Alcebíades Seara, pois tratou a ideia como uma agenda positiva de educação ambiental! ''''Respondi que não poderia responder...''''

 

UM DIA APÓS PROTOCOLAR A CARTA AO PREFEITO,

uma das pessoas do setor privado do qual tomou conhecimento do conteúdo me procurou propondo concordar com determinada proposta ''pública-privada'' de embelezamento e de segurança da cidade, imediatamente enviei a administração municipal, mas até o presente momento...

 

PRA QUEM MORA EM FLORIANÓPOLIS HAVERÁ NO DIA 14 NA UFSC

a apresentação de TCC do Luan Harder e da Mariana Dall'Orto abordando a Bacia do Araranguá tanto nos aspectos hídricos quanto climáticos.  Um trabalho de conclusão de curso do qual honrosamente participamos!

 

MINHA ADORÁVEL RUA CAETANO LUMMERTZ

recebeu tratamento asfáltico nesta semana que passou, parabéns Prefeitura!

 

INTERESSANTE MATÉRIA NO JORNAL DA GLOBO

sobre o avanço dos cursos de especialização ambiental, se eu tivesse condições certamente faria todos, pois muito pouco sabemos sobre a biodiversidade em que vivemos.

 

E PARA ONDE ESTÃO INDO AS BATERIAS, PILHAS, CELULARES

e outros equipamentos eletrônicos que não mais interessam ao consumo dos araranguaenses? 

 

'''''A TERRA NÃO PERTENCE AOS HOMENS, OS HOMENS É QUE PERTENCEM A TERRA!'''' Extraído do documentário Gramalote.