04 setembro, 2013

CIDADANIA AMBIENTAL 03.09.13 - USITESC DANÇOU SOZINHA NO LEILÃO DA ANEEL, JÁ QUE NINGUÉM SE INTERESSOU PELA SUJA E CARA ENERGIA QUE GERA COM A QUEIMA DE CARVÃO... E O MELHOR AMIGO DO HOMEM


Cidadania Ambiental


Araranguá – SC, 03 de Setembro de 2013

(48 / 9985.0053 TIM) 

tadeusantos@contato.net / tadeussantos51@gmail.com

           

            Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.

OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!


 (Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)



USITESC DANÇOU NO LEILÃO DA ANEEL

Se o projeto da USITESC 440MW tivesse sido aceito no leilão da ANEEL, a mídia catarinense estaria divulgando o minuto, a hora, o dia, a semana e o mês em que seria iniciada a obra da usina em Treviso, sul de SC, mesmo sendo comprovadamente a fonte mais poluente e mais cara de todas as existentes!
Não somos nós ambientalistas que estamos a classificando como mais uma fonte maligna como a Jorge Lacerda em  Capivari de Baixo, são pesquisas e estatísticas idôneas que comprovam, a exemplo da rejeição dos compradores do leilão pelo alto custo ecológico e das tarifas. OBS. Em dezembro tentarão novamente, mas como Deus é brasileiro e o Papa argentino, não haverá compradores...


O MELHOR AMIGO DO HOMEM

O enorme canteiro da Esplanada dos Ministérios proporciona inúmeras situações para quem gosta de captar imagens, pois além de ser um espaço aberto rodeado pelas edificações do Congresso Nacional, da Catedral e do Museu Nacional, tem a Rodoviária que é um local que circula mais de um milhão de pessoas diariamente. Na sexta-feira flagrei uma cena inusitada de um cão junto ao seu amigo (conforme imagem ao lado). Conversando com o hippie artesão ele declarou que ele e o cão conhecem Araranguá e o Arroio do Silva, sendo seu companheiro há muitos anos em suas andanças pelo mundo. À noite assisti na TV um cão que ao sair com seu dono andava no capô do carro, uma cena inusitada! Dois exemplos de amizade que reforçam a leal relação entre estes dois seres de diferentes raças, enquanto que outros humanos se matam diariamente por nada!!!


BADERNA SONORA EM ARARANGUÁ

As vias públicas de Araranguá continuam sendo pistas de competição para motos usarem a velocidade máxima como forma de provocar o ruído incômodo e ensurdecedor aos ouvidos da população, que diga-se não tem como reclamar (ou tem!?). Acho que não, porque o ruído é tão rápido que não tem como o cidadão fazer a reclamação ao 190, por exemplo, pois não tem dados a fornecer como cor ou número de placa, diferentemente quando o ruído vem de uma fonte fixa. Ao mesmo tempo que o modismo de circular nas vias públicas com som alto está aumentando a cada dia, como também os carros de propaganda sonora inclusive aos domingos.


AS HISTÓRICAS CHEIAS DO RIO ARARANGUÁ

O Rio Araranguá é peculiar em vários sentidos, pois é um dos raros rios do mundo que muda de cor até num mesmo dia, em tons esverdeados e azulados, a exemplo do mundialmente famoso Rio Nilo. Outra curiosidade é que suas cheias ocorrem geralmente após o término das chuvas, tanto que houve ocasiões em que o nível d'água subiu quando o sol predominava na região, inclusive interditando o tráfego na rodovia BR-101 até por uma semana.

Não existe ainda um estudo definitivo que afirme que a fixação da foz/barra irá resolver o problema das cheias em Araranguá, tanto pode amenizar o impacto que o grande volume de água corre pelo curso do rio, como também pode aumentar se a poderosa maré subir. As enchentes sempre existirão, pois fazem parte do ciclo natural, no entanto existem possibilidades de reduzir o impacto das águas se as matas ciliares forem recompostas, se as calhas dos rios forem desassoreadas  com a retirada de lixo e resíduos industriais.


TROPEIROS DO SUL - AGÊNCIA OPERADORA DE ECOTURISMO

Tropeiro do Sul, sediada em Praia Grande, no sul de Santa Catarina é uma empresa especializada em Ecoturismo e Turismo de Aventura, proporcionando aos visitantes o máximo da beleza de nossos canyons, trilhas e a emoção de estar em contato direto com a natureza.

''''Beleza Beto, em breve serei um cliente, pois mesmo nascido na beira do Mampituba,

tendo possivelmente a primeira visão os Aparados da Serra, não conheço todos os cantos e encantos deste paraíso, e além disso, quero ter orientação e segurança nas trilhas por gente que conhece o pedaço!''''


SER GENTIL PODE CAUSAR DESEMPREGO PARA MILHARES DE PESSOAS

Não queira ser gentil recolhendo da mesa o que você utilizou em praças de alimentação, pois estará retirando a possibilidade de emprego a pessoas que poderiam ser contratadas para realizar este serviço. Pense a respeito e passe a observar como existem poucos funcionários executando esta tarefa em shopping e aeroportos para a alegria dos proprietários!


TEMA EXTREMAMENTE DELICADO E COMPLEXO

Tentarei abordar um fato que desperta a atenção e provoca reflexão de quem presencia o intenso vigor de crianças em locais públicos, como igrejas, reuniões, salas de espera e restaurantes, por exemplo. Correm, gritam alto e sobem nas mesas para o agrado dos pais que acham tudo uma maravilha das gracinhas, enquanto que nem a todo mundo agrada. Já vi garçom pedir para os pais controlarem os filhos e alertarem sobre o desejo de que se retirassem caso não interrompessem o comportamento agressivo no local. Quem está com a razão?!?!?! Os pais que educam e orientam os filhos de forma mais repressiva e que geralmente tem um comportamento considerado normal aos padrões da velha guarda ou os que nunca dizem não aos filhos argumentando que a repressão causará problemas ao desenvolvimento emocional da criança?


TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO DIA 10/09/13:


CONAMA - 3ª PLENÁRIA CONAMA DE 2013 SERÁ REALIZADA NO DIA 04 E 05 DE SETEMBRO NO AUDITÓRIO DO IBAMA, QUANDO TENTAREMOS APROVAR DUAS MOÇÕES, A PRIMEIRA CONTRA A QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS E A SEGUNDA EM REPÚDIO AS AMEAÇAS E ASSASSINATOS DE AMBIENTALISTAS


CONSULTA PÚBLICA MPF - CONSULTA PÚBLICA EM CRICIÚMA PROMOVIDA PELOS PROCURADORES DA REPÚBLICA (MPF) DE SC FOI EXEMPLARMENTE DEMOCRÁTICA... 


CGBHRA - REUNIÃO DA COMISSÃO CONSULTIVA DO COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ (CGBHRA) FOI PRODUTIVA E EMOCIONANTE...


TSGA II - VALEU A REUNIÃO COM A EQUIPE DO ''TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA GESTÃO DA ÁGUA II'' (TSGA II) DA UFSC DE FPOLIS NA SDR DE ARARANGUÁ...


CALÇADAS

CALÇADAS ABANDONADAS, ESBURACADAS E CHEIAS DE LIXO RETRATAM O PERFIL DA VIDA DE UMA CIDADE, PRINCIPALMENTE DAS ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS. INFELIZMENTE AS GESTÕES MUNICIPAIS PRIORIZAM APENAS AS PISTAS PARA O ''AUTOMÓVEL'' CIRCULAR, ENQUANTO QUE O PEDESTRE NÃO CONSTA NAS PLATAFORMAS POLÍTICAS... 


VIDA MARINHA 
 

APRESENTAREMOS NO CONAPA DA BALEIA FRANCA CONSULTA SOBRE A POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO OU CRIAÇÃO DE UMA APA FEDERAL NA REGIÃO COSTEIRA DO SUL DE SC E NORTE DO RS, OBJETIVANDO A PRESERVAÇÃO DA VIDA MARINHA E DO SISTEMA LAGUNAR INTENSA E DESORDENADAMENTE OCUPADO.