06 dezembro, 2012

ATINGIMOS 66.406 MIL VISITAS / OBRIGADO MEISTER! / FEEC / BANHO NO RIO ARARANGUÁ /COAMA / MOCINHOS BANDIDOS


Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 04 de dezembro de 2012

(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.

OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!



(Publicado no jornal O TEMPO DIÁRIO, site CONTATO, FACEBOOK, TWITTER e no blog SOCIOAMBIENTALISMO)





‎ATINGIMOS O REGISTRO DE 66.406 MIL VISITAS.

Agradecemos a todos os visitantes que de uma forma ou de outra acessaram o blog SOCIOAMBIENTALISMO (www.tadeusantos.blogspot.com) e suas repartições temáticas em busca de informações sobre o Meio Ambiente de Araranguá e do sul de Santa Catarina. Todo teor das temáticas abordadas são legítimos e sérios, daí a credibilidade da nossa atuação nas esferas coletivas de cunho socioambiental no âmbito municipal, estadual e nacional.



OBRIGADO MEISTER

A população araranguaense agradece a significativa atuação do Coronel Edemir Meister no comando da Polícia Militar (PM), no breve, mas produtivo e significativo período em que esteve em Araranguá. Suas determinações foram decisivas para reduzir a poluição sonora no município, porém ainda existe uma parcela de jovens que se consideram impunes e imunes e continuam a promover a perturbação do sossego alheio com a emissão de ruídos de toda a espécie para se divertir, sem nenhum respeito ou consideração para com o direito dos outros. Esperamos que outros órgãos passem a apoiar efetivamente as ações da PM, agora sob o comando do Tenente Coronel Alfredo De Carlo.







REUNIÃO FEEC

Participamos da última assembleia ordinária da Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses - FEEC no dia 01/12/12, na sede da Aliança Nativa em Florianópolis, onde se avaliou uma intensa relação das principais ações ocorridas neste ano que finda e instigante pauta previamente estipulada abordando temáticas diversas sobre o ambientalismo em SC. Inclusive houve a indicação da ONG Sócios da Natureza para a eleição no CNEA para a vaga no CONAMA pela região sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) atendendo a um acordo de rodízio para preencher duas vagas a cada mandato.



BANHO NO PROFUNDO RIO ARARANGUÁ

O perigoso, mas divertido banho no Rio Araranguá foi registrado em dois pontos, o primeiro no lado esquerdo da margem da Rui Barbosa e outro no lado direito nas imediações da nova ponte da Barranca, conforme fotos em anexo.



COAMA - CONSELHO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ

O mais importante conselho de âmbito ecológico do Município de Araranguá - COAMA, no uso de suas atribuições, realizou no dia 26 de novembro de 2012, às 19:30 horas, na sede administrativa do SAMAE, a 33ª REUNIÃO ORDINÁRIA, sob a presidência do ambientalista da ONG Sócios da Natureza Tadêu Santos, com uma pauta abordando temas de relevância sócio ambiental para Araranguá:

1º - Processo de fixação da foz/barra do Rio Araranguá e andamento do Plano Diretor pelo Leonardo Tiscoski

2º - Processo de instalação da Estação de Tratamento de Esgoto de Araranguá ETE pelo Ernani Palma Ribeiro Filho.

OBS. O relato com apresentação de fotos e imagens sobre a visita à zona rural do município de Araranguá a ser comentado pelo Luiz leme, que deverá ser efetivado na próxima reunião marcada para o dia 20 de dezembro, quando haverá uma espécie de confraternização.



SÓ SE AMA O QUE SE CONHECE!!! (Facebook)

Rio Araranguá, este é o Rio que queremos, que cativamos, que conhecemos e adoramos!

Sua existência é necessária para o equilíbrio ecológico de vários ecossistemas,

além de proporcionar inúmeras utilidades produtivas e benéficas à população,

ou seja, é um recurso natural que está relacionado diretamente com a qualidade

das nossas vidas, porém alertamos que é escasso e finito!!!

No entanto, este ''faz de conta'' que estão recuperando à montante é intolerável e inadmissível, pois a sentença para as mineradoras recuperarem a bacia carbonífera contaminada foi assinada em 2000

e mais uma vez prorrogaram o prazo, agora para 2020 (...depois para 2030...)

Se nós, prejudicados e afetados nada fizermos para reverter este cenário,

as mineradoras condenadas certamente não irão recuperar nunca a qualidade da vida biológica do Rio Araranguá!!!




















OS MOCINHOS BANDIDOS DE ARARANGUÁ (Facebook)

...concluímos que realmente ainda existem pessoas ignorantes e mal educadas,

que não tem nenhuma consideração pelos direitos dos outros,

que não respeitam as autoridades e que não tem medo da polícia,

pois sabem que não é permitido transitar com som em alto volume e com descarga alterada, mas o fazem diariamente em Araranguá, sistematicamente durante o dia e a noite também.

...estudos alertam que esta sensação de permissividade é uma perigosa forma de desobediência civil, se não for contida desencadeará em atitudes comportamentais agressivas e violentas!

É PRECISO DAR UM BASTA NESTE ABUSO, QUE COMPROVADAMENTE CAUSA MALEFÍCIO À SAÚDE PÚBLICA!



OUTRAS...

 A ENCANTADORA HISTÓRIA DA ARTESÃ QUE RECUPERA BONECAS DO LIXO EM MARACAJÁ RELATADA NA MATÉRIA DO JORNALISTA FERNANDO DUAN DO JORNAL AMORIN.



 Recurso da Procuradoria Municipal contestando a ADIN que o SIECESC ganhou contra o Município de Araranguá ainda está em Fpolis e poderá ser rejeitado pelo Tribunal Pleno de Justiça, porém o Município poder recorrer com agravo.



 MAIS UM DOCUMENTÁRIO DA SANTUR QUE ROLA NA INTERNET E NO YOUTUBE SOBRE AS BELEZAS DE SC, NÃO MOSTRA E NEM SEQUER MENCIONA O MORRO DOS CONVENTOS E OS CANYONS DOS APARADOS DA SERRA, É PRECISO PRESSIONAR POLITICAMENTE ...



 Pessoas sem educação ou sensibilização ambiental continuam jogando lixo de toda espécie nas margens do Rio Araranguá, no trecho paralelo à rua Rui Barbosa. O lixo jogado nas margens do rio, na praia e/ou nas vias públicas é uma vergonha para o município, pois é uma demonstração de descaso e falta de educação...



 TEM UMA PARCELA DE MOTOCICLISTAS EXIBICIONISTAS UTILIZANDO AS AVENIDAS DE ARARANGUÁ COMO AUTÓDROMO OU PISTA DE CORRIDA, PARA COMPENSAR SUAS NEURAS E ESNOBAR SUAS POTENTES MOTOS, QUE COM SUAS DESCARGAS ALTERADAS PRODUZEM UM RUÍDO ENSURDECEDOR QUANDO ATINGEM ALTA VELOCIDADE... ALTA VELOCIDADE QUE APENAS CAUSA MALEFÍCIO E COLOCA EM RISCO A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO ARARANGUAENSE.



 ''VAMO QUI VAMO''

Desvio da duplicação está avançando com a construção da ponte; IF-SC está aumentando sua estrutura, IBL reabre como AKILLA; anúncio de empregos são divulgados em carros de som; possibilidade de instalação de parque eólico na região; Plano de Bacias e Geoparque estão cada vez mais próximos; poderão ser implementados programas voltados a preservação dos recursos naturais; a UPA está praticamente pronta, entre tantos outros significativos avanços nas áreas sociais e produtivas...



'''' SÓ SE AMA, CATIVA, PROTEGE E SE PRESERVA O QUE SE CONHECE! ''''