12 dezembro, 2012

IBAMA EMITE PARECER TÉCNICO QUESTIONANDO O LICENCIAMENTO AMBIENTAL REDUZINDO A EXPECTATIVA E ESPERANÇA DE FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ.


IMAGEM 1978
Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 12 de dezembro de 2012

(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)

           

          Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.

OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!


 (Publicado no jornal O TEMPO DIÁRIO, site CONTATO, FACEBOOK, TWITTER e no blog SOCIOAMBIENTALISMO)



NA PRÓXIMA EDIÇÃO ABORDAREMOS:

IBAMA EMITE PARECER TÉCNICO QUESTIONANDO O LICENCIAMENTO AMBIENTAL REDUZINDO A EXPECTATIVA E ESPERANÇA DE FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ. ESTE É O NOSSO ENTENDER!!!



CONAMA

            A ONG Sócios da Natureza poderá voltar ao CONAMA se eleita para o biênio 2013/2015. A eleição coordenada pelo CNEA ocorrerá a partir de 14 de dezembro até o dia 03 de fevereiro de 2013. Se eleita a Sócios da Natureza representará a região sul (PR,SC,RS) juntamente com a APROMAC do Paraná. Não é um cargo remunerado ou com mordomias, como a destinada aos deputados federais, mas suas funções têm tanta significância quanto dos parlamentares, pois no CONAMA se decide resoluções que disciplinam a preservação ambiental e mais qualidade de vida à população brasileira! Observando que o CONAMA é o mais antigo conselho da República!


DE CARLO MANTERÁ VIATURA MAIS TEMPO NO MORRO DOS CONVENTOS

            Na semana passada conversei via telefone com o Comandante Alfredo De Carlo, que após ouvir atentamente nossas preocupações comentou que no final de semana passado, a PM havia efetuado prisão de veículos e que a partir do próximo, este que passou, manteria uma viatura no Morro dos Conventos. Quando perguntei se era permanente, respondeu que ainda não tem condições, pois está esperando reforços para a temporada.

            Na oportunidade mencionei a indignação manifestada no grupo do Facebook, quando assumiu a responsabilidade sobre a poluição sonora e a segurança das pessoas, enquanto que em relação ao lixo deveríamos solicitar aos órgãos competentes.

           

OBS. Entidades e Associações poderão solicitar o cumprimento da lei ao Poder Público, que é o fechamento dos acessos de veículos à praia, pelo menos nos finais de semana, como única forma de solucionar a invasão com baderna generalizada que jovens estão promovendo entre o Morro e a Barra, comprometendo os ecossistemas com lixo, poluição sonora, carros em alta velocidade fazendo cavalos de pau, enfim, gerando insegurança aos banhistas do balneário.

              

BREVE RELATO DA PARTICIPAÇÃO NO CONAPABF - DIA 05/12/2012, EM GAROPABA

Foto equipe da APA
               Acompanhado da Supervisora Ambiental Eduarda Spolti, nos deslocamos com o veículo do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá - CGBHRA até Garopaba para participar da reunião do CONAPA Baleia Franca na sede da Fundação Gaia. Antes de iniciar a reunião às 09:00 horas um café foi servido a um expressivo número de participantes entre conselheiros e visitantes.

            A reunião foi aberta pela secretária Sandra Severo que fez alguns comentários sobre a ATA, sobre expedientes conforme a programação estabelecida na pauta, concluindo com a fala de boas vindas da presidente Maria Elizabeth Carvalho da Rocha.

            Na sequência o técnico Marcelo do ICMBio fez uma brilhante apresentação sobre a importância de um Plano de Manejo bem elaborado e participativo.

            Ao iniciar os trabalhos no período da tarde, a secretária Sandra abriu a inscrição para as entidades conselheiras fazerem breves apresentações ou passarem informações, quando nos apresentamos como representantes titulares da FEEC e que a suplência foi concedida ao MIV de Içara, município onde inicia o território da APA.

            Que a atividade carbonífera é extremamente poluente desde a extração até a queima do combustível fóssil no complexo termelétrico Jorge Lacerda da multinacional Tarctebel/ Suez, em Capivari de Baixo. Alertei ainda que milhares de toneladas de metais pesados e poluentes são despejados no curso das baleias, poluindo a vida marinha dentro da APA e que os gases das altíssimas chaminés podem comprometer a biodiversidade com a chuva ácida em uma distância de até 300 km no entorno da mesma. Que esperamos e contamos com a credibilidade do CONAPA BF na promoção de debates que venham a questionar esta atividade que desobedece todas as regras da legislação e não é fiscalizada nem pela FATMA e muito menos pelo IBAMA, além do descaso do MPF de Criciúma e Tubarão.

            Como segundo ponto informei que a FEEC solicitará um espaço de 20 minutos para que o Coordenador Geral, Gert Schinke, faça uma apresentação sobre uma proposta de criação de UC no Pântano do Sul, apoiada por todos os movimentos ecológicos e coletivos sociais da área limite norte da APA da Baleia Franca, inclusive protocolada no MPF.

            No terceiro ponto abordei a aspiração de Araranguá e Torres/RS serem incluídos na APA, já que antes da criação havia uma placa do Projeto Baleia Franca no alto do Morro dos Conventos ao lado Farol, que tanto este local como as falésias de Torres são estratégicos pontos de observação/avistamento e monitoramento dos cetáceos. Tanto que a pesquisadora Karine do PBF comentou que o último sobrevoo foi até o norte do Rio Grande do Sul e que especialistas em oceanografia e biologia estão elaborando estudos para justificar a solicitação, mas que para apresentarmos um projeto de alteração no decreto presidencial é preciso a aprovação do CONAPABF.

              

OZAIR BANHA DA SILVA

               Como não sou filiado a nenhum partido político, mas tenho cordiais relações com os partidos que tem propostas políticas ecologicamente corretas e de profundo engajamento social, tenho percebido uma indignação quase que geral de lideranças comunitárias e de formadores de opinião, que o Ozair BANHA Silva construiu ao longo da sua brilhante trajetória política um perfil de legislador ideologicamente combativo e contestador.

            Pode ao ocupar a presidência do legislativo ter a oportunidade de conduzir com sabedoria o regramento de condutas e atitudes que venham a revolucionar o legislativo araranguaense, acho difícil conseguir, mas nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos politicamente engajados possam mudar as coisas, de fato, e parodiando a Margaret Mead

é só isso que tem dado resultado positivo, principalmente quando o coletivo é beneficiado!

...já em relação a composição do ''colegiado de administradores'' a gente comenta em uma segunda oportunidade!     


PROJETOS INOVADORES:

Em breve o Calçadão de Araranguá terá estação experimental para medir os níveis de poluição sonora que tanta perturbação trás ao sossego da população e a qualidade do ar que respiramos 

e uma outra proposta instalará energia solar em uma pequena residência objetivando a coleta de dados informações essências ao desenvolvimento desta fabulosa fonte renovável e totalmente limpa. 


ATINGIMOS O REGISTRO DE 66.406 MIL VISITAS (Equivalente ao número de habitantes de Araranguá).


'' SÓ SE AMA, CATIVA, PROTEGE E SE PRESERVA O QUE SE CONHECE! ''