28 novembro, 2012

GUARDA MUNICIPAL PARA ARARANGUÁ - MADRE PAULINA E O FREI ADERCIDE - OBRIGADO MEISTER!


(imagem extraída da internet)

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 27 de novembro de 2012
(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)
           
         Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!




OBS. Nossa expectativa é atingir a mesma quantidade da população de Araranguá até o final do ano, ou seja, 65 mil visitas.
(Publicado no jornal O TEMPO DIÁRIO, site CONTATO, FACEBOOK, TWITTER e no blog SOCIOAMBIENTALISMO)


GUARDA MUNICIPAL
            Apesar de haver alguns contras, acho que os prós se sobressaem em uma avaliação crítica sobre o Facebook, atualmente a maior rede social mundial que possibilita oportunidades de comunicação e de integração entre pessoas da sociedade.
            Com as famigeradas festas na beira da praia do Morro dos Conventos, surgiram muitos debates com construtivas sugestões e significativos depoimentos no Grupo MC, do qual transcrevo aqui um provocado pelo Luiz Carlos Sette.
''Está na hora de criar a Guarda Municipal de Araranguá. Foco: não o crime comum, mas a preservação do patrimônio público, do meio ambiente, do respeito ao cidadão, da paz pública, ameaçada especialmente pelo ruído e pelo vandalismo, do trânsito, do auxílio ao pedestre, das portas das escolas, cuidadas das faixas de pedestres . Acrescentem mais !''
            Achei extremamente interessante e respondi assim:  “tentarei acrescentar/contribuir, pois como cidadão me preocupo imensamente com o equilíbrio em todos os sentidos do município que vivo!
Com os recursos das multas aplicadas e uma espécie de subvenção (contrapartida) que o Estado ou a União repassam, mantém a GUARDA MUNICIPAL, promovendo mais segurança e conforto ao cidadão araranguaense, retirando uma série de procedimentos da Polícia Militar/Civil e Ambiental, como bem colocaste, para que as mesmas possam atuar com mais eficiência em áreas/setores específicos à sua função.
Existem cidades de médio porte, como Araranguá, que adotaram a GUARDA MUNICIPAL obtendo significativos avanços na busca de melhores índices de qualidade de vida à população, ou seja, assegurando títulos de cidades saudáveis e sustentáveis!
Uma ideia que precisa ser debatida e encaminhada a algum vereador ou mesmo ao prefeito eleito Sandro Maciel e equipe, pois houve tentativa de estudos e articulação em torno da proposta, porém sem sucesso com a atual administração municipal”.

MADRE PAULINA E O FREI ADERCIDE EM SÃO JOÃO DO SUL
            Atendendo uma promessa da minha esposa, a acompanhei com os filhos e o genro a uma visita ao santuário da Madre Paulina, em Nova Trento, que fica localizado em um belo vale, com uma magnífica infraestrutura e com certos cuidados com o ecossistema local, como a preservação do pequeno rio que passa por dentro do santuário.
            No mês passado após escolher alguns pontos pelo Google Earth para captar imagens na região, me surpreendi com a construção de um santuário em um morro no interior do município de São João do Sul.
            Não será tão oponente quanto ao da Madre Paulina, mas certamente se tornará um roteiro turístico religioso na região para visitar o túmulo do dedicado Frei Adercide, meu primo de segundo grau que morreu jovem.    










A INSUSTENTÁVEL BELEZA DA POLUIÇÃO
            Sempre faço questão de mencionar o episódio ocasionado com a repercussão das fotos dos lagos ácidos da região carbonífera de Criciúma, depois que passei a publicar na internet em 1998, quando o então juiz Paulo Afonso Brum Vaz da Vara Federal de Criciúma, passou a utilizar em suas aulas e palestras, como também na histórica sentença de 2000 condenando as mineradoras e os lagos registrados nas fotos deixaram de existir logo em seguida...
            Daí então a força de expressão da frase que diz que ''uma imagem vale mais que mil palavras''.
OBS. Estas imagens do Complexo Jorge Lacerda em Capivari de Baixo foram publicadas no Facebook com a descrição abaixo: 
Imagens do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda em Capivari de Baixo, 
proporcionadas por uma breve passagem pelo lado leste da usina,
para desviar do congestionamento na obra de duplicação da BR-101.
É inconcebível que ainda seja necessário manter a geração desta energia,
comprovadamente poluente, pois degrada os recursos naturais, principalmente a água,
compromete a saúde da população de entorno das minas e da usina,
‘’escraviza’’ o trabalhador mineiro, o aposentando com 15 anos de serviço insalubre,
deixando seu pulmão preto com a incurável e mortal pneumonoconiose.
A queima deste combustível fóssil resulta na emissão de vários tipos de gases, 
que interferem no equilíbrio da camada de ozônio,
aumentando assim a intensidade das adversidades e mudanças climáticas
e causando enormes prejuízos e malefícios a biodiversidade.

PROGRAMA BAND
Jornalista Fernanda Guidi
            Participei do programa da Fernanda Guidi na BAND FM e o Tenente Maike comentou que fizeram várias apreensões tanto na blitz quanto na orla durante sexta, sábado e domingo.
            O problema é que apenas a Polícia Militar - PM está atuando contra centenas de baderneiros e arruaceiros drogados,
enquanto que outros órgãos responsáveis nada estão fazendo para apoiar a PM.
            Onde está a Civil e Ambiental, onde está a Prefeitura Municipal e o Ministério Público, tanto Federal quanto Estadual?
E onde está a FAMA, FATMA e IBAMA?

OUTRAS...
O meu registro fotográfico aos atentados na Ilha que era da magia, agora é do trânsito congestionado e do avanço imobiliário sobre áreas protegidas!

ENTREVISTA AO DOUTORANDO HISTORIADOR DA UFSC, RICARDO LOPEZ JUNIOR, SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA BACIA DO MAMPITUBA E ARARANGUÁ.

Presto homenagem póstuma ao advogado Eduardo Gonzalez.

MAIS UM DOCUMENTÁRIO DA SANTUR QUE ROLA NA INTERNET E NO YOUTUBE SOBRE AS BELEZAS DE SC, NÃO MOSTRA E NEM SEQUER MENCIONA O MORRO DOS CONVENTOS E OS CANYONS DOS APARADOS DA SERRA...

Pessoas sem educação ou sensibilização ambiental continuam jogando lixo de toda espécie nas margens do Rio Araranguá no trecho paralelo à rua Rui Barbosa.

TEM MOTOCICLISTAS UTILIZANDO AS AVENIDAS DE ARARANGUÁ COMO AUTÓDROMO OU PISTA DE CORRIDA PARA ESNOBAR SUAS POTENTES MOTOS COM SUAS DESCARGAS ALTERADAS PARA PRODUZIR O RUÍDO QUANDO ATINGEM ALTA VELOCIDADE...

Na próxima edição faremos uma homenagem ao ex-comandante Coronel Edemir Meister.


IMAGEM CAPTADA NA BR-101, TRECHO EM MOMENTO DE CONGESTIONAMENTO ENTRE TUBARÃO E LAGUNA...
CAUSANDO PREJUÍZOS E TRANSTORNOS AOS USUÁRIOS DA RODOVIA.
RODOVIA  QUE TANTAS MORTES CAUSOU E CONTINUARÁ CAUSANDO PELAS IRREGULARIDADES DA PISTA,
PISTA/OBRA QUE ENRIQUECEU ILEGITIMAMENTE ALGUNS POUCOS...,
MAS QUE NINGUÉM ESTÁ INTERESSADO EM INVESTIGAR, POIS NÃO É EM BSA, SP OU RJ...


'''' SÓ SE AMA, CATIVA, PROTEGE E SE PRESERVA O QUE SE CONHECE! ''''