27 dezembro, 2012

FINAL DE 2012 ENCERRA UM CICLO EM NOSSAS VIDAS E INICIA 2013 COM NOVAS PERSPECTIVAS!


Rio Araranguá e as várias cores que
contribuem para o seu embelezamento!
Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 27 de dezembro de 2012
(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)
           
          Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

 (Publicado no jornal O TEMPO DIÁRIO, site CONTATO, FACEBOOK, TWITTER e no blog SOCIOAMBIENTALISMO)


ATENÇÃO: Em decorrência de problemas com o Outlook, no final de novembro de 2012, apenas agora recuperamos os endereços de e-mail, daí a razão de retornarmos o envio semanal da nossa coluna publicada em nosso blog www.tadeusantos.blogspot.com


FINAL DE 2012 ENCERRA UM CICLO EM NOSSAS VIDAS E INICIA 2013 COM NOVAS PERSPECTIVAS!
            Considerando que tudo é muito relativo, que nada se cria, nada se perde, tudo se transforma (Lavoisier), tudo deve ter uma explicação, mas nada justifica a violência humana, as guerras, a fome, a corrupção, as drogas e o desequilíbrio da natureza. 
Concluo, então, que o ano de 2012 termina bem, ainda mais que o mundo não acabou conforme a previsão Maia, no entanto não devemos esquecer que uma grande parte da humanidade está, de uma forma de outra, acabando, sofrendo ou passando necessidades essenciais, como a falta de alimento saudável e de água potável...

            Como vivemos em uma região abençoada por Deus quase em todos os sentidos, devemos humildemente comemorar a passagem de ano que representa não apenas alteração de calendário, mas de expectativas pessoais e coletivas, no âmbito social e econômico, refletindo na saúde e na educação, por exemplo, como parâmetros para determinar qualidade de vida em um ambiente ecologicamente equilibrado!

            Manifesto aqui a satisfação minha e da esposa Kátia de ter dois filhos maravilhosos, o Marx como cineasta mexendo com imagens, ou seja, cinema, o meu hobby preferido e a Juliana, historiadora ambiental, como servidora pública federal no IF-SC em Florianópolis.

            Profissionalmente nestes dois últimos anos trabalhei na FAMA, na Diretoria de Estudos Ambientais e Arqueológicos desenvolvendo um trabalho de pesquisa e levantamento de dados e informações sobre o município de Araranguá, com o titulo provisório de "Mapa de Conflitos e Potencialidades Sócio Ambientais", para que historicamente sirva de referência a estudos e projetos de interesse do município.  Só se ama, cativa e preserva o que se conhece!!!

            Dentre as principais missões, como cidadão socioambientalista que me envolvi diretamente, destaco a participação na elaboração do Plano Diretor, na qual registra-se que foi uma nobre causa que iniciamos em 2002 após o advento do Estatuto das Cidades; o acompanhamento do processo de licenciamento da obra de fixação da foz/barra do Rio Araranguá, demonstrando mais preocupação com a garantia do recurso do que o conflito locacional dos molhes; a participação na comissão de supervisão do PNMA do MMA; na vice-coordenação da FEEC; no CGBHRA e do Mampituba, a ocupação em uma cadeira do Conselho da APA da Baleia Franca; a presidência do mandato do COAMA; a dedicação contra a poluição sonora em Araranguá e a eterna luta contra a poluente atividade de mineração do carvão no sul de SC, concluindo com a nossa candidatura a vaga do CNEA no CONAMA pelo Biênio 2013/2015.
           
            Como ativista ambiental continuarei na luta pela manutenção do equilíbrio ecológico, que comprovadamente contribui para proporcionar mais saúde, educação, trabalho e lazer à população.
            Dentro desta perspectiva esperamos que a proposta de sustentabilidade defendida na campanha do candidato a prefeito, Sandro Maciel e Rodrigo Turatti, se mantenha para então buscar soluções não apenas ambientais, mas sociais e econômicas para uma melhor qualidade de vida aos araranguaenses, sejam eles simpatizantes ou não do próximo administrador municipal!  

            Em uma viagem a Florianópolis em maio com o vice Sandro Maciel e o Secretário de Planejamento Leonardo Tiscoski comentei sobre o projeto de realizarmos o III EFAMuC no final de 2012, após as eleições, quando o Sandro sugeriu que adiasse para 2013, exatamente dez anos após o furacão Catarina e acreditando na sua eleição a prefeito de Araranguá. 

Desejo um próspero e feliz 2013 a todas as pessoas que conheço,
que mantenho cordiais relações, que admiro e que amo,
mesmo aquelas que de uma forma ou de outra não tenhamos mais relações! 

PLANO DIRETOR É RESULTADO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR...
               Município de Araranguá tem seu Plano Diretor aprovado no legislativo com emendas que não desfiguram as diretrizes ou comprometem a sua eficácia.
               Mesmo sendo exaustivamente debatido com segmentos organizados da sociedade civil, conforme determina o Estatuto das Cidades, o Plano Diretor e suas leis complementares não é satisfatório na sua plenitude, existem falhas que serão corrigidas com o tempo. 
''''O MAIS IMPORTANTE É QUE AGORA ARARANGUÁ TEM UM PLANO DIRETOR NASCIDO DA VONTADE POPULAR PARA NORTEAR A NOVA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL!!!''''



DESVIO CONTORNO DA BR-101 EM ARARANGUÁ
...Prezado Rogério Pessi, esta sua declaração no Facebook me deixa cada vez mais confortável em relação a nossa histórica luta pelo desvio/contorno de Araranguá, realmente contestado por uma parte da população araranguaense na ocasião, mas acho que atualmente superado tendo em vista os benefícios, como a 3ª ponte e a solução para a interdição da pista da BR-101 pelas cheias do Rio Araranguá, que trazia uma péssima imagem para Araranguá, principalmente quando noticiada na mídia nacional!!!


PROFESSOR EMÉRITO DA UFSC
Prezado Scheibe,
Nos sentimos sensivelmente honrados em tê-lo como PROFESSOR EMÉRITO DA UFSC!
Gostaríamos muito de poder estar convosco no evento de homenagem dedicada a sua pessoa, contudo não foi possível.
Saibas que a região de Araranguá tem enorme apreço por ti e por seu trabalho.
Um forte abraço dos fãs: Tadêu Santos, Eliane Scremin, Sung Chen Lin, Juliana Vamerlati Santos e em especial da ONG Sócios da Natureza e de todas as outras missões/instituições das quais a gente de um modo ou de outro representa, como o CGBHRA, Pró-Mampituba,
GEOPARQUE, AVEC, PARNA, CONAPABF, FEEC, PNMA, CONAMA...

REVISTA MÍDIAUM
NA TERCEIRA EDIÇÃO DA REVISTA ''MÍDIAUM'' FAÇO UMA ANÁLISE NUA E CRUA SOBRE OS MALEFÍCIOS QUE A POLUIÇÃO DO CARVÃO CAUSA AO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ, QUE NÃO É APENAS AMBIENTAL, MAS TAMBÉM SOCIAL E ECONÔMICO!!!



 PONTE DA BARRANCA
Foto Leonardo Tiscoski
PONTE DA BARRANCA
A NOVA PONTE FACILITA O ACESSO PARA QUEM SE DESTINA AO NORTE DA BR-101, DESCONGESTIONANDO O TRÁFEGO NO TREVO DO BECKER ATÉ O INÍCIO DA JORGE LACERDA!!! PORÉM, ROGAMOS PARA QUE INSTALEM UM OBSTÁCULO QUE NÃO PERMITA O TRÂNSITO DE MOTOS NO ESPAÇO DEDICADO AOS PEDESTRES E CADEIRANTES. Cobraremos se não for executado!!!




Tadêu Santos, Valcir Darós e Zaga Inácio (Amigos de infância)
53 ANOS DO PARQUE NACIONAL DOS APARADOS DA SERRA - PARNA    
ESTIVEMOS NO ITAIMBEZINHO PARA PRESTIGIAR O 53º ANIVERSÁRIO DO PARNA E JUNTO COM O MARX CAPTAMOS ALGUMAS IMAGENS, LEMBRANDO AINDA QUE O ZAGA DOOU AO DIRETOR DO PARQUE DEONIR ZIMMERMANN UM EXEMPLAR DO LIVRO DO PADRE RAULINO REITZ.

Estes deveriam ser os únicos veículos motorizados
com permissão de circularem na praia, mas,,,
CARROS INVADEM 90% DA ORLA ARARANGUAENSE
O ANO TERMINA COM GRAVES CONFLITOS AMBIENTAIS, DESTACANDO A INVASÃO DE 10 KM DA ORLA MARÍTIMA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ QUE CERCOU APENAS 1,5 KM PARA OS BANHISTAS NA PRAIA DO MORRO DOS CONVENTOS.

DESCASO PARA COM A BEIRA RIO URBANA
LIXO JOGADO DIARIAMENTE NA MATA CILIAR E/OU BEIRA RIO DA RUI BARBOSA É SINAL DE DESCASO DA POPULAÇÃO EM UM LOCAL QUE DEVERIA SER CULTUADO E CURTIDO PELOS ARARANGUAENSES.



PNMA / MMA
            Participei em Brasília no dia 13/12 da última reunião da Comissão de Supervisão do Programa Nacional de Meio Ambiente como representante das Entidades Ambientalistas do CNEA, onde também participa um representante da ABEMA, CNI e três do MMA. 

OBS. NESTA VIAGEM REGISTREI QUASE 100 IMAGENS COM UM OUTRO OLHAR DE BRASÍLIA, EM HOMENAGEM AO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, OSCAR NIEMEYER, DAS QUAIS PODEM SER ACESSADAS NO MEU FACEBOOK. 


ATINGIMOS O REGISTRO DE 68.847 MIL VISITAS
(Conseguimos atingir o equivalente (e superamos) ao da população de Araranguá, mas tínhamos o objetivo de chegar em 70.000,00, não foi possível, mas quase chegamos lá, pois faltou pouco...)


'' SÓ SE AMA, CATIVA, PROTEGE E SE PRESERVA O QUE SE CONHECE! ''