30 agosto, 2012

ENIGMÁTICO ENTARDECER EM ARARANGUÁ

ENTARDECER EM ARARANGUÁ - Foto tadêusantos 2012

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 28 de agosto de 2012

(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.

OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!





Já atingimos mais de 45.000,00 mil visitas

(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)





POLÍTICAÉTICA

Ninguém gosta de falar muito, mas na verdade é porque o Estado faliu, o rei está nu e calado sobre o assunto, a sociedade consome drogas, a corrupção tomou conta do Brasil, a criminalidade se armou facilmente e se apoderou de uma parcela territorial enorme do Rio de Janeiro e de várias outras regiões brasileiras, os policiais recebem salário de fome e são mal equipados, treinados e estimulados, sem inteligência e integração, o governo federal tira o corpo fora, os governos estaduais acham que esse assunto é de menor relevância e reduzem os orçamentos das pastas, a Justiça é lenta e ruim e também não escapa da corrupção, os códigos penais são leves para crimes pesados, as penitenciárias são chiqueiros que servem de universidades do crime, enfim, vai longe. Extraído do blog políticAética.com



A VERDADEIRA COR DO SOL 

Já vimos o Sol com diferentes cores. Para alguns pode ser branco, para outros amarelo. Outros acreditam que ele seja vermelho ou até alaranjado.

Na realidade o Sol emite todas as cores. Na verdade o pico de intensidade do Sol está entre o verde e o azul. Então por que não vemos o Sol azul? Vários fatores afetam nossa percepção de sua cor.

A luz visível do Sol, antes de chegar aos nossos olhos ela passa através da atmosfera

SOL - Foto NASA
terrestre.Todos os comprimentos de onda são absorvidos e emitidos pelas moléculas de ar, a este fenômeno se dá o nome de espalhamento.

A luz violeta é espalhada com mais força, seguida pelas cores azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Isso significa que mais fótons violeta são espalhados pela atmosfera terrestre do que fótons amarelos. O intenso espalhamento do violeta, azul e verde tem o efeito de deslocar o pico da intensidade do Sol que entra em nossos olhos da região do azul-verde para o amarelo. (O céu é azul devido ao forte espalhamento da luz azul – ele não é violeta porque o Sol emite muito menos fótons violeta do que azul).

A percepção de um Sol amarelo é mais intensificada pelos nossos olhos, que não vêem as cores igualmente bem. Em vez disso, os cones sensíveis à luz em nossos olhos respondem cada um a três classes de cores; vermelho, amarelo e azul. Nenhum dos cones é especialmente sensível aos fótons azuis-verdes. Adicionando a intensidade das cores detectadas pelos três tipos de cones, nosso cérebro recria a cor. Depois de combinar toda a luz que consegue, o olho é mais sensível à região amarelo-verde do espectro. Enxergamos o azul e o laranja de uma maneira pior e o violeta e o vermelho de uma maneira mais pobre. Embora o olho veja a luz amarela e verde quase igualmente bem, a cor dominante do Sol é o amarelo porque o ar espalha a luz verde, e nossos olhos são relativamente insensíveis ao azul-verde. Portanto, uma olhada casual ao Sol frequentemente deixa a impressão de um objeto amarelo.

Acima da atmosfera da Terra, a luz do Sol é tão intensa que satura os cones dos nossos olhos que são sensíveis à cor. O Sol parece então “branco ofuscante” visto do espaço, conforme é relatado por astronautas após retornarem à Terra.

No nascer do Sol ou quando ele se põe, vemos um Sol laranja ou vermelho. Isso ocorre porque, próximo ao horizonte, os fótons violeta, azul, verde e mesmo amarelo do Sol são fortemente espalhados pela camada mais espessa que têm de atravessar, deixando o Sol com a aparência cada vez mais avermelhada à medida que se põe.



Referências: Descobrindo o Universo; COMINS, Neil F., KAUFMANN III, William J.; 8ª Edição;Porto Alegre; Editora Bookman; 2010



KODAK NÃO QUER MAIS SABER DE FOTOGRAFIA


A Kodak está realmente deixando para trás sua era de gigante: ela decidiu vender toda a divisão de fotografia que restava na empresa.
Em fevereiro, a Kodak anunciou que não iria mais fabricar câmeras – nem de foto, nem de vídeo – além de interromper a produção de porta-retratos digitais.

Agora, a Kodak desiste do que restava em fotografia na empresa. Segundo o Wall Street Journal:

"Além da divisão de filme fotográfico, a Kodak colocou à venda a divisão de quiosques que imprimem fotos digitais, e de scanners comerciais e software relacionado utilizados por grandes empresas… A divisão responsável por fotos de visitantes em parques de diversão, que servem de lembrança, também está à venda."

Depois que a Kodak pediu proteção contra falência, ela esperava pagar suas dívidas vendendo parte de suas patentes. Mas após atrasos, eles perceberam que isso não seria o bastante. Então eles se livraram das divisões de fotografia e migraram para… impressoras. Pois é.

Estamos meio tristes e um pouco nostálgicos com tudo isso. Mas também estamos pessimistas: impressoras conseguem salvar alguém em 2012?

[Wall Street Journal]


LÓGICA DE CACHORRO!


Não havia menção ao autor da foto 

A razão de um cachorro ter tantos amigos é que ele abana o rabo em vez da língua.

(Anônimo)


Não há nenhum psiquiatra no mundo

igual a um filhote de cachorro, que lambe a sua face nos seus momentos de desespero.

(Ben Williams)


Um cachorro é a única coisa na terra

que o ama mais que a ele mesmo.

(Desconhecido)


O cachorro comum é mais agradável que a pessoa comum.

(Andy Rooney)


A pessoa que não conhece o gosto do sabão,

nunca lavou um cachorro.

Franklin P.. o Jones


Se seu cachorro for gordo é porque

você não está brincando com ele

(Desconhecido)


Se você apanha um cachorro faminto e o alimenta, ele não o morderá;

esta é a principal diferença entre um cachorro e um homem.

(Mark Twain)


Cachorros não são eternos na nossa vida,

mas eles fazem nossas vidas eternas.

(Roger Caras)


Se você pensa que cachorro não sabe contar,

coloque três biscoitos de cachorro em seu bolso

e lhe dê apenas dois

(Phil Pastoret)










TEMAS E ASSUNTOS QUE PODERÃO SER ABORDADOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES QUE COINCIDIRÁ COM MEU PERÍODO DE FÉRIAS:



 LAGOA DA SERRA – UM MANANCIAL HÍDRICO QUE VALE OURO!



 Calçadão da beira rio – Utilização de APP para o lazer público.



 A POLUIÇÃO SONORA CAUSADA PELA PROPAGANDA ELEITORAL.



 Ainda existe censura a liberdade de expressão!?



 RELATO DA PRIMEIRA REUNIÃO DO COAMA SOB A NOSSA GESTÃO COMO PRESIDENTE





REGISTROS FOTOGRÁFICOS RECENTES SOBRE ARARANGUÁ E REGIÃO (acesse www.tadeusantos.blogspot.com)
Talvez se o edifício do BB não estivesse na frente, a imagem do entardecer de terça (dia 21/08/12) certamente ficaria mais fascinante sobre saudável, planejada e pacífica cidade de Araranguá!
Para que o turismo seja considerado sustentável é preciso que seja saudável. Voltei ao local mais tarde e não havia nenhum resíduo ou lixo jogado na natureza. Um belo exemplo, com a excesão do carro na beira da praia, mas isto é uma outra história!!!


Ilhas: Questiono se a presença desta espécie é sinal de equilíbrio no ecossistema local? A minha presença não a perturbou, pois permaneceu o tempo suficiente para que fizesse um ensaio fotográfico da beleza e charme desta fêmea ou macho!?




As imagens abaixo mostram um exemplar cuidado com a preservação ambiental de uma propriedade no Morro dos Conventos...