05 setembro, 2012

MANIFESTO PELA VIDA CONTRA MINAS DE CARVÃO NO SUBSOLO DE ARARANGUÁ / DESLIZAMENTO DO NATAL DE 95 / ITAIMBEZINHO É COISA NOSSA

A PROVA DO CRIME
Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 04 de setembro de 2012

(48 / 9985.0053 TIM)
tadeusantos@contato.net)





Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.

OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!




Já superamos a marca das 50 mil visitas registradas

(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)



MANIFESTO PELA VIDA

ONDE ESTÁ A VIDA?
Hoje dia 30/08/2012, a real cor da água do rio Araranguá estava marrom como a foto ‘’A’’ demonstra, em decorrência das chuvas a montante da bacia, tanto pelo lado sul pelo afluente Itoupava quanto pelo lado norte pelo afluente Mãe Luzia. Como apareceram peixes mortos, a causa pode ter sido agrotóxico ou água de mina. Dadas as históricas circunstâncias acreditamos que foi a alta acidez resultante do baixo pH, que os resíduos da pirita promovem em contato com a água. A foto ‘’B’’, clicada de cima da ponte da BR-101 mostra um rio azul e maravilhoso, ou seja, esconde a argila em suspensão que a foto ‘’A’’ mostrou com a cor marrom. Este mesmo processo ocorre com a acidez que não aparece, mas que é maléfica a qualquer espécie de vida.
PLANÍCIE LUNAR

O município de Araranguá decidiu por unanimidade que não quer minas de carvão em seu território, considerando que as mesmas mataram o seu rio, criando um caos não apenas ambiental, mas social e econômico, enquanto que 22 embargadores ‘’lá de longe’’ decidiram por unanimidade que os mineradores podem cavar mina no subsolo araranguaense. Ou seja, comprometeram a água do caudaloso rio Araranguá e agora querem gananciosamente contaminar nossos lençóis freáticos e nossos aquíferos que sustentam o sistema de lagoas e açudes que abastecem o município.

E A SOBERANIA DO MUNICÍPIO DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERATIVA DO BRASIL ENTÃO NÃO VALE NADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O OURO DOS TOLOS!!!


COAMA APROVA PROPOSTA DE UM URGENTE DIAGNÓSTICO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO ARARANGUÁ.
PRINCIPAL AFLUENTE DO RIO ARARANGUÁ

Em reunião realizada no dia 27 de setembro no auditório do SAMAE, os conselheiros aprovaram a proposta da urgente necessidade de um diagnóstico sobre a qualidade da água do Rio Araranguá com oito pontos de coleta ao longo do trecho entre o encontro do Itoupava com o Mãe Luzia até a foz. Faz-se necessário o conhecimento atualizado destes dados e informações para se conhecer melhor os níveis de poluição do Rio Araranguá, objetivando sua utilização na elaboração de estudos e projetos de captação de recursos.

PESCA SÓ ONDE NÃO TEM ÁGUA ÁCIDA
Outra deliberação pelo COAMA foi de um ofício endereçado à Administração Municipal com o seguinte teor: O Conselho Ambiental do Município de Araranguá em reunião ordinária realizada no dia 30 de julho do corrente ano decidiu, por unanimidade, encaminhar o presente requerimento a Vossa Senhoria solicitando que oficiasse, formalmente, o IBAMA acerca do andamento da licença ambiental relativa a obra de fixação da barra do Rio Araranguá, tendo em vista que já se passou longo período do início do processo de licenciamento e o recurso federal destinado a esta etapa, corre o risco de ser perdido em decorrência do atraso na liberação do mesmo.

Tal requerimento justifica-se pelo fato de que o COAMA, através de seus conselheiros, tem por função primordial a de zelar pelos assuntos relativos às questões ambientais do nosso município.



PROPAGANDA SONORA ELEITORAL

Preocupam-nos o fato da Justiça Eleitoral não conseguir determinar aos partidos políticos que seus respectivos carros de propaganda sonora não podem circular próximo a casas de saúde, colégios, igrejas, entre outros órgãos públicos que a legislação claramente proíbe.






...É COISA NOSSA!

ITAIMBEZINHO,
O MAIOR CANYON DA AMÉRICA DO SUL,
ESTÁ LOCALIZADO NA ''TERRA DOS CANYONS''
Existe algo tão geologicamente fenomenal e espetacular quanto o cânion do Itaimbezinho e do Fortaleza no Brasil? Em minha opinião não existe!

Observando que ambos estão localizados entre SC e RS, mais precisamente em Praia Grande e Jacinto Machado no estado de SC e Cambará do Sul no RS.

A Chapada da Diamantina poderia ser, mas não é fascinante, enigmática e magnificamente bela quanto os desfiladeiros dos Aparados da Serra, que alcançam 700 metros de altura e extensão superior a dez quilômetros. São, portanto, únicos!

Volto a insistir que falta planejamento e fomento ao setor do turismo ecologicamente sustentável, além da integração entre os municípios e estados.

Percebe-se que não existe a devida valorização dos aspectos locais e regionais, as pessoas infelizmente gostam de apreciar as belezas geograficamente distantes, quando as que estão perto passam despercebidas pela grande maioria. Uma pena!

No blog www.tadeusantos.blogspot.com tenho procurado divulgar as belezas naturais da região não apenas com objetivo preservacionista, mas de tentar a promoção de uma divulgação de âmbito local e global.



DESLIZAMENTO E/OU DESMORONAMENTO DO NATAL DE 1995

Na trágica ocasião fotografei apenas os troncos e toras de árvores espalhados entre a orla da foz/barra e o Arroio do Silva. Não percebi estes utensílios (retratados pela Eliane Trevisol Tomazi) que certamente faziam parte da vida de alguém que pode ter sido vítima do maior deslizamento ou desmoronamento de encostas preservadas deste país... que é pouco estudado ou compreendido pela comunidade científica!


ENCOSTAS DOS APARADOS DA SERRA GERAL
ACIMA DA LOCALIDADE DE FIGUEIRA
NO MUNICÍPIO DE TIMBÉ DO SUL
Foto Kathia M Vasconcelos 1996

Esta imagem mostra um dos maiores deslizamentos e/ou desmoronamento de encostas do Brasil, ocorrido na noite do Natal de 1995, vitimando 29 pessoas, grande parte delas moravam na localidade de Figueira no município de Timbé do Sul/SC.

Temos depoimentos de agricultores que sobreviveram a tragédia, relatando que a trombada d’água veio após o encontro de imensas camadas de nuvens.

O interessante neste caso de deslizamento/desmoronamento no Sul de Santa Catarina, ocorrido entre Praia Grande e Treviso, é que não havia ocupação e pouquíssimo desmatamento nas encostas, portanto diferentemente do Morro do Baú em Blumenau e da Serra da região de Petrópolis no Rio de Janeiro.



OBS. A foto é da ambientalista Kathia M. Vasconcelos e o que me motivou fazer esta publicação foram as imagens publicadas pela Eliane Trevisol Tomazi retratando na época os utensílios espalhados na praia do Morro dos Conventos.





OBS. O desenho das encostas dos Aparados da Serra Geral exata e perpendicularmente ao Oeste de Araranguá. A parte que vemos é território Barriga Verde e após a linha, ou seja, a superfície do planalto é território Gaúcho.