15 agosto, 2012

SOBERANIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ É AMEAÇADA PELO SIECESC QUE TENTA ABRIR MINA DE CARVÃO ‘’NA MARRA’’ EM SEU TERRITÓRIO.

RIO ARARANGUÁ, MAJESTOSO E
DE UMA BELEZA CÊNICA INCONFUNDÍVEL,
PORÉM TOTALMENTE POLUÍDO COM
OS RESÍDUOS PIRITOSOS DAS MINAS DE CARVÃO...
Foto tadêusantos Agosto de 2012
Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 14 de agosto de 2012

(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)





Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.

OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!



Já atingimos mais de 40.000,00 mil visitas

(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)







PLANÍCIE LUNAR DO CARVÃO NO SUL DE SC
SOBERANIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ É AMEAÇADA PELO SIECESC QUE TENTA ABRIR MINA DE CARVÃO ‘’NA MARRA’’ EM SEU TERRITÓRIO.

Os mineradores da região carbonífera de Criciúma (Sul de SC) querem expandir a área de exploração do carvão mineral, não se importando com o rastro de agressão que deixam ao extrair o minério, detonando com os recursos naturais por onde passam, principalmente a água, solo, flora e fauna. Complementando este ganancioso círculo de poluição, comprometem a qualidade do ar com a queima deste combustível fóssil para geração de energia no Complexo Termoelétrico de Capivari de Baixo, tanto com a silenciosa chuva ácida quanto com os gases efeito estufa.

Com o argumento de que as minas de carvão promovem empregos que aposentam o trabalhador com 15 anos de serviço, porém condenando-o com a pneumonoconiose (pulmão preto). Alegam ainda seus defensores que arrecadam impostos aos municípios, porém nunca comentam a socialização dos estragos que a atividade causa a nossa biodiversidade, como por exemplo, ao Rio Araranguá, um crime ambiental anunciado, registra-se inclusive com milhares de testemunhas!!!

Entendemos que qualquer atividade que possa vir a comprometer a integridade dos recursos naturais do território araranguaense não será permitida por uma questão de soberania municipal, pois a FAMA tanto quanto o IBAMA e a FATMA pertencem ao SISNAMA, com poder de preservar seus respectivos ecossistemas de acordo com as leis protecionistas de âmbito municipal, estadual e federal. O município, através do poder executivo e legislativo, com apoio de segmentos organizados da sociedade civil, criou legislação própria e específica contra o carvão, da mesma forma que alterou a lei orgânica mantendo a mesma preocupação.

De acordo com os princípios do COAMA a mineração também não é permitida, o mesmo procedimento ocorre com as diretrizes do Plano Diretor que são contrárias a qualquer atividade potencialmente poluidora, exemplificando a exploração, beneficiamento e a queima do carvão mineral. Ou seja, o Município de Araranguá não quer mina de carvão em seu território, quer seja na superfície quer seja em seu subsolo ou qualquer outra forma de exploração que possa ameaçar ou comprometer a integridade dos seus recursos naturais, principalmente a água, o solo, a flora e a fauna, como também o ar que a população respira, já que a própria constituição assegura ao mesmo o direito de defendê-lo ambientalmente. É, portanto, uma questão de soberania.

Considerando que o caudaloso (e único) Rio Araranguá atravessa o território do município totalmente contaminado pelo baixo pH resultante da acidez causada pelos resíduos piritosos do carvão oriundos dos seus formadores a montante...

Considerando que o SAMAE faz o abastecimento público através de um açude e de pequenas lagoas, que tendem a desaparecer com a pressão antrópica...

Considerando que o único sistema que talvez ainda reste de água potável no território araranguaense é do sistema subterrâneo, através de seus lençóis freáticos e aquíferos...

Considerando este caótico cenário hídrico em Araranguá e na bacia de mesmo nome, nada justifica permitir a extração de carvão em seu subsolo, pois a água é a maior riqueza para garantir a sobrevivência de forma saudável a toda população araranguaense.

RIO MÂE LUZIA -  pH 3
A legislação brasileira quando menciona que o domínio do subsolo é de competência exclusiva da União, entendemos ser apenas para questões de segurança nacional, não para favorecer interesses privados que comprovadamente causam malefícios a natureza e a qualidade de vida da população.

OBS.I. A audiência para o julgamento no Tribunal de Justiça em Fpolis foi adiada porque o DNPM solicitou AMICUS CURIAE certamente que para apoiar o SIECESC.

OBS.II. A ONG Sócios da Natureza tentará viabilizar a participação no processo na qualidade de AMICUS CURIAE do Município de Araranguá.



DIA DOS PAIS LEMBRA MEU PAI ALBERTO SANTOS, FALECIDO JOVEM EM PRAIA GRANDE...

O cidadão praiagrandense Alberto Santos casado com Odeth da Silva Santos tiveram quatro filhos, sendo primeiro Carlos Alberto nascido em 1949 com Hemofilia, eu, Tadêu Santos em 1951 fui poupado desta incurável doença, enquanto que o outro irmão Dalton também nasceu hemofílico e por último a Marly nascida em 1955 e que ainda vive em Praia Grande. Não entrarei na saga de sofrimento da família com a vulnerabilidade da saúde dos irmãos que viviam em hospitais para transfusão de sangue, mas abordarei o heroísmo do meu pai, que enquanto viveu soube cuidar de todos, inclusive da minha mãe que sofria de neurose depressiva.

Meu pai trabalhava com farmácia, inclusive chegou a ser sócio do lendário Abel Esteves de Aguiar, do qual foi influenciado a entrar na política chegando a se eleger por dois mandatos a vereador com o maior número de votos, porém seu feito maior foi na época (1972) articular sua candidatura única a prefeito pela ARENA e MDB. Sua perspicácia em conseguir unir facções partidárias concorrentes não foi possível que o mesmo desfrutasse do avanço democrático em plena ditadura militar, pois foi acometido de um câncer e teve que renunciar para outro candidato.



A CIDADE DO BARULHO

VOLTOU O BARULHO NAS VIAS PÚBLICAS DE ARARANGUÁ COM A CAMPANHA ELEITORAL, DAS PROPAGANDAS COMERCIAIS, DOS CARROS DISCOTEQUES E DAS MOTOS COM ESCAPAMENTOS ALTERADOS COMO SE AS AVENIDAS E RUAS FOSSEM UMA PISTA DE COMPETIÇÃO. NÃO É O BARULHO DE UMA CIDADE NORMAL EM DESENVOLVIMENTO, MAS DE UMA TOTAL FALTA DE EDUCAÇÃO E RESPEITO PARA COM A POPULAÇÃO, OU SEJA, É UMA BADERNA CONSENTIDA...







TEMAS E ASSUNTOS QUE PODERÃO SER ABORDADOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:





• Crítica do Rio (O GLOBO) e São Paulo elogiam a fotografia utilizada pelo Marx Vamerlatti comentando que ‘’o fotógrafo encontrou um tom de preto e branco de requinte plástico para adaptar para a telona uma prosa escrita por um dos maiores poetas do país, Lindolf Bell (1938-1998)’’. AGORA A TORCIDA DA FAMÍLIA E DOS AMIGOS AUMENTA AINDA MAIS!!!



MARTE - Foto NASA
• AS RECENTES E NÍTIDAS FOTOS DE MARTE E DO UNIVERSO PROVOCAM A VELHA INDAGAÇÃO: QUEM SOMOS? DE ONDE VIEMOS? PARA ONDE VAMOS?



• ...e como anda o insustentável projeto da Barragem do Rio do Salto? já indenizaram todos os proprietários de forma justa, afinal eles não queriam vender suas terras, o fizeram porque o estado os obrigou?



• A COLUNISTA KAREM SUYAN DÁ EXCELENTES DICAS DE COMO UM CANDIDATO DEVE-SE MANIFESTAR E COMPORTAR-SE DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL



• Olimpíadas: o Brasil merecia uma classificação melhor, pois tem potencial esportivo para tanto, o problema é a falta de apoio aos atletas de modalidades que não rendem milhões, como por exemplo o futebol de jogadores que se preocupam mais com o modelito do corte de cabelo do que com esquema tático de jogo...





REGISTROS FOTOGRÁFICOS RECENTES SOBRE ARARANGUÁ E REGIÃO (acesse www.tadeusantos.blogspot.com)


MORRO DOS CONVENTOS - 2012

FAROL DO MORRO DOS CONVENTOS - 2012

RIO ARARANGUÁ - 2012

ENTARDECER EM ARARANGUÁ - 2012
Fotos tadêusantos