03 julho, 2012

COAMA - FEEC - PNMA II - UMA CAMPANHA DEMOCRÁTICA - A CAPITAL DE SC NÃO É MAIS A FORMOSA ILHA DA MAGIA...


PONTE FLORIPA - Foto tadêusantos / Julho 2012
Cidadania Ambiental


Araranguá – SC, 04 de julho de 2012

(48 / 9985.0053 TIM)



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!



///////////////////////////

"A PRIMEIRA CONDIÇÃO PARA MODIFICAR A REALIDADE CONSISTE EM CONHECÊ-LA." EDUARDO GALEANO

///////////////////////////


(Publicado também todas as terças na contracapa do jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)





QUANDO QUE UMA CIDADE COMO ARARANGUÁ PODE SER AINDA MAIS SAUDÁVEL E BOA PRA SE VIVER?


Um provocativo questionamento aos candidatos!





COAMA

Nova Diretoria do COAMA - Foto Leonardo Tiscoski
Participei no dia 25/06 da assembleia do Conselho Ambiental do Município de Araranguá (COAMA), quando a pauta principal constava a eleição da diretoria. O COAMA foi conjuntamente criado com a Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), ambos resultantes do empenho da ONG Sócios da Natureza em parceria com outras entidades e cidadãs/os preocupados com a aplicação da legislação ambiental amparada pelo Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), do qual inclui a FATMA e o IBAMA. Nosso encaminhamento foi no sentido de reeleger a atual diretoria formada pelo Saulo de Luca como presidente, o Paulo Baran como vice e o Luiz Leme como secretário, pelo excelente trabalho que realizaram nestes dois anos de mandato. Apesar da insistência, o Saulo não concordou, argumentando razões de cunho profissional. Não havendo nenhuma chapa, o Paulo Simon colocou seu nome a disposição para a presidência, considerando que deverá deixar a superintendência da FAMA. Após várias intermediações dos conselheiros, ficou assim constituída a nova diretoria do COAMA: Paulo Sérgio Simon como presidente, para compor por aclamação aceitei ficar como vice e o Luiz Leme continuou como secretário.

OBS. Respondendo a um questionamento esclareci na ocasião que quando a gente discutia os primeiros ‘’tratados’’ sobre a FAMA e o COAMA, o conselho é que indicava o superintendente da fundação para um mandato de dois anos.



PNMA II

Participei no dia 28 de junho em Brasília de reunião da Comissão do Programa Nacional do Meio Ambiente PNMA II, formada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), Confederação Nacional da Indústria (CNI), ONG Sócios da Natureza e três diretorias do MMA. Esta foi a segunda reunião do qual participamos em nome da ONG Sócios da Natureza, assento obtido por indicação da atual coordenação do CNEA do CONAMA, observando ser a ONGSN única entidade da comissão não sediada em Brasília. Dois novos projetos foram apresentados e aprovados, um pelo ICMBio intitulado de ‘’APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL’’ e outro pelo MMA denominado de ‘’INSTRUMENTOS ECONÔMICOS’’, sendo que nós o fizemos com condicionantes, como a elaboração de um abrangente diagnóstico sobre cada estado da federação ou sobre cada região do país, devido a diversidade ambiental; que o Brasil poderia estar bem melhor se tivesse sido mais bem planejado e que qualquer programa/projeto deve adotar medidas que possibilitem a redução dos índices de injustiça social e ambiental neste país.

OBS. Mais uma vez tivemos que insistir que devem apresentar as propostas com antecedência aos integrantes da comissão, principalmente aos não-governamentais.



FEEC


RESERVA BUGERKOPF - Foto tadêusantos 2012
 Participei no dia 30/06, na sede da RPPN Reserva Bugerkopf (fotos em anexo) em Blumenau, de reunião da FEEC, onde uma extensiva pauta foi satisfatoriamente cumprida pelos integrantes da coordenação da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses - FEEC. A próxima reunião prevista para setembro poderá ser realizada aqui na região sul do estado, com possibilidade de ocorrer em Içara ou Criciúma.

OBS. Mais uma vez foi debatida a necessidade de elaboração de um ‘’mapa de conflitos socioambientais e potencialidades ecoturísticas’’ nos mesmos moldes que está sendo realizado sobre o município de Araranguá pela Diretoria de Estudos Ambientais e Arqueológicos da FAMA.



UMA CAMPANHA DEMOCRÁTICA

Com a definição das candidaturas, a população araranguaense espera que a campanha eleitoral seja democrática, com a apresentação e ampla divulgação dos respectivos planos de governo, de debates extremamente esclarecedores, objetivos e de nível entre os candidatos. Que os planos de governo contemplem os aspectos que proporcionam mais qualidade de vida aos araranguaenses, beneficiando todas as camadas sociais, desde a educação, a saúde, a segurança, o transporte e o meio ambiente, por exemplo. Que a propaganda política seja realizada de forma ordenada sem causar incômodo sonoro as crianças, idosos e enfermos e que os panfletos não se transformem em lixo nas vias públicas.






A CAPITAL DO ESTADO DE SC NÃO É MAIS A FORMOSA ILHA DA MAGIA!!!


FLORIANÓPOLIS NÃO PLANEJOU SATISFATORIAMENTE O TRÂNSITO QUE ESTÁ UM CAOS...


FLORIANÓPOLIS ESQUECEU DE INVESTIR NO ECOLOGICAMENTE CORRETO TRANSPORTE MARÍTIMO...



BEIRA MAR NORTE - Foto tadêusantos / Julho 2012

FPOLIS MATOU O CÓRREGO QUE CIRCULA COM ESGOTO SOB O CONCRETO DA AVENIDA HERCÍLIO LUZ

FPOLIS PERMITE QUE BARES DENTRO DO MERCADO PÚBLICO COBREM R$ 8.50 POR UMA LONG NECK


FLORIANÓPOLIS TEM UMA DAS MAIS BELAS AVENIDAS DO MUNDO, MAS FEDE PIOR QUE CHIQUEIRO...









TEMAS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:
De última hora: O ARARANGUAENSE MARX VAMERLATTI FOI INDICADO PELO FESTIVAL DE GRAMADO PELA DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA DO FILME ‘’DICIONÁRIO’’, DO DIRETOR RICARDO WESCHENFELDER.



NA PRÓXIMA EDIÇÃO COMENTAREMOS SOBRE O SUSTENTÁVEL PROJETO DA FERROVIA ENTRE IMBITUBA / SC E PORTO ALEGRE / RS.


 A REDE SOCIAL FACEBOOK SE TRANSFORMOU EM BLOGUE PESSOAL DE MILHÕES DE PESSOAS, QUE PASSARAM A TER A OPORTUNIDADE DE UMA INTEGRAÇÃO POSITIVA, ALGUNS PORÉM EXAGERAM EXPONDO INTIMIDADES PESSOAIS E FAMILIARES, ENQUANTO QUE OUTROS PUBLICAM APENAS BOBAGENS...



 SOBRE A FALTA DE EDUCAÇÃO E SENSATEZ DE QUEM FALA ALTO NO CELULAR, EM LOCAIS PÚBLICOS COMO SALAS DE ESPERA, HOSPITAIS, BIBLIOTECA, CINEMA OU EM ÔNIBUS OU MESMO NA RUA...

  • ONG SÓCIOS DA NATUREZA PODERÁ TER ASSENTO NO CONSELHO DA APA DA BALEIA FRANCA... QDO PODEREMOS REFORÇAR O MOVIMENTO PELA AMPLIAÇÃO ATÉ TORRES, CONTEMPLANDO ARARANGUÁ...

Foto tadêusantos ''SELEÇÃO IMAGENS 2012''