24 julho, 2012

CALÇADAS TAMBÉM SÃO VIAS PÚBLICAS - O BRASIL QUE MATA, MAS ESCONDE - REGISTROS FOTOGRÁFICOS DE ARARANGUÁ


AV. SETE DE SETEMBRO ARARANGUÁ - Foto tadêusantos2012
Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 24 de julho de 2012

(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)





Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população. O simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!




Já atingimos mais de 40.000,00 mil visitas

(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)





CALÇADAS TAMBÉM SÃO VIAS PÚBLICAS.

As calçadas como também são vias públicas e não privadas deveriam, pela lógica, ser de responsabilidade dos municípios. Porém, a realidade é outra, ou seja, as calçadas estão sob a responsabilidade do proprietário do respectivo imóvel, ficando as mesmas sem uma normatização que discipline sua adequada construção e manutenção para o trânsito de pessoas. Deverá haver algum mecanismo que possibilite uma espécie de parceria entre o público e o privado. As calçadas precisam ser valorizadas tanto quanto as pistas de rolamento para o trânsito de veículos, do qual são revestidas com o caríssimo tratamento asfáltico.

As calçadas além de serem vias públicas complementares para toda a população, nelas transitam pessoas com deficiência física, daí a necessidade de serem bem planejadas e com um acabamento de qualidade. Já existem cidades que priorizam mais a calçada que a pista para veículos, como forma de incentivar as pessoas caminharem mais, deixando seus veículos em casa.

Durante as discussões do Plano Diretor defendemos a camada de asfalto na pista das vias públicas, porém na faixa para o estacionamento de veículos não deve ser asfaltado, mas sim lajotado ou qualquer outra alternativa de menor custo e que possibilite a infiltração das águas da chuva.

OBS. Ainda chegará o dia em que projetos legislativos ou executivos irão focar com prioridade a construção de calçadas em suas plataformas políticas partidárias...



RUÍDO DE MOTO ENSURDECEDOR.
CANO DE DESCARGA VAZIO


QUAL SERÁ A RAZÃO QUE LEVA UM INDIVÍDUO/ELEMENTO A ATRAVESSAR O PERÍMETRO URBANO DE ARARANGUÁ TRANSITANDO COM UMA MOTO (SEM O SILENCIADOR DO CANO DE DESCARGA) QUASE TODOS OS DIAS DA SEMANA E GERALMENTE POR VOLTA DA MEIA NOITE? E O SOM BATE-ESTACA NÃO É ALTO, MAS CAUSA DESCONFORTO E INCÔMODO! SERIAM POR ACASO SINAIS DE DROGADOS OU DO TRÁFICO?








BÓSON DE HIGGS OU PARTÍCULA DE DEUS, EIS A QUESTÃO!

PRA MIM CONTINUA A MESMA INDAGAÇÃO, OU SEJA, COMO SURGIU O INÍCIO DE TUDO!? DIGO, QUEM CRIOU A TAL DE PARTÍCULA DE DEUS? SURGIU DO NADA!!! CONFESSO QUE GOSTARIA DE ENTENDER MELHOR TODA ESTA ENCRENCA CIENTIFICA DESCOBERTA NO CERN.

‘’A maior descoberta científica dos últimos 40 anos é na verdade minúscula. É menor que um átomo de hidrogênio – e extremamente fugaz. Depois de quase meio século de buscas, apareceu e sumiu num instante tão curto que desafia a noção do tempo. Dentro da maior câmera fotográfica do mundo, o LHC, acelerador de partículas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), na fronteira entre Suíça e França, alguns dos maiores físicos contemporâneos só conseguiram extrair um traço probabilístico da existência dessa partícula misteriosa. Batizada pelos cientistas de bóson de Higgs, ela guarda o segredo para a existência da matéria. Conhecida como “partícula de Deus”, pode ser a chave para entender de onde viemos e para onde vamos. É o mais importante passo da humanidade para desvendar a maravilhosa mecânica do cosmo e como ele foi criado’’ Revista Época.





O BRASIL QUE MATA, MAS ESCONDE!!!

Não entendo por que a mídia nacional dá tanto destaque aos atentados no Oriente Médio, ocupando os principais noticiários para anunciar a morte de meia dúzia de terroristas, enquanto que só na grande São Paulo 170 pessoas (em média) são assassinadas por dia, que no trânsito morrem mais de 200 brasileiros por dia, que a poluição da água, do ar e dos alimentos mata centenas a cada minuto em hospitais, que as drogas e o tráfico causam muito mais perdas humanas que se possa imaginar ou mesmo tentar mensurar!






REPASSANDO:






DITADURA BRASILEIRA SOUBE DO GOLPE CONTRA SALVADOR ALLENDE UM MÊS ANTES

Documentos secretos do Itamaraty comprovam que a ditadura brasileira sabia do golpe de estado no Chile mais de um mês antes do presidente Salvador Allende ser deposto, reforçam a tese de que o Brasil foi, ao lado dos Estados Unidos, o principal articulador do golpe que derrubou o primeiro presidente socialista eleito pelo voto popular no mundo, e ainda demonstram o intenso monitoramento das atividades dos exilados brasileiros que viviam naquele país. A reportagem é de Najla Passos.

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2012/07/ditadura-brasileira-soube-do-golpe-contra-allende-um-mes-antes





TEMAS E ASSUNTOS QUE PODERÃO SER ABORDADOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:




• Como se procede ou como se adota conduta e/ou políticas protecionistas aos estabelecimentos com contrapartida significativa e vínculos araranguaenses!?!?!?



• A HISTÓRIA DO LAGO DOS BICHOS QUE ARREBENTOU A DUNA OU BARRAGEM DE AREIA CAUSANDO UMA REPENTINA ENCHENTE E DESTRUINDO A RESIDÊNCIA DE VERANEIO DO ADVOGADO MUNIR BACHA, LOCALIZADA NA PARTE INFERIOR DO BALNEÁRIO DO MORRO DOS CONVENTOS.



• A mortandade de pinguins no litoral sul do Brasil é causada pelo homem? Certamente que sim, pela poluição das águas e pela falta de alimento causada pela redução de sardinhas no mar...



• A LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO QUE NÃO FUNCIONOU ADEQUADAMENTE, TANTO QUE A RESPOSTA À FEEC NÃO FOI NADA SATISFATÓRIA AOS REQUERIMENTOS ENVIADOS AO PREFEITO MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, AO GOVERNADOR DO ESTADO E À SPU...



Qual é mesmo a razão pela qual os americanos aterrorizam tanto seus semelhantes e cometem tanta violência ‘’entre si’’ e para com ‘’los otros’’???



• A RETIRADA DE SEIXO ROLADO OU CASCALHO NOS CURSOS D’ÁGUA DAS BACIAS DO MAMPITUBA, ARARANGUÁ, URUSSANGA E TUBARÃO (SUL DE SC) CONTINUAM IRREGULARES SEM A FISCALIZAÇÃO DA FATMA E DA POLÍCIA AMBIENTAL, COM O DESCASO DO MINISTÉRIO PÚBLICO.



As obras do elevado/viaduto e terraplanagem do desvio/contorno chegaram as margens do Rio Araranguá em ambos os lados, agora só falta iniciar a ponte que passará a ser a terceira e a mais movimentada nesta região urbana e rural do município de Araranguá.



REGISTROS FOTOGRÁFICOS

RIO ARARANGUÁ, DUNAS E O MORRO DOS CONVENTOS

ENTARDECER EM ARARANGUÁ
No sábado, dia 21 de julho de 2012, captei dois visuais de Araranguá que merecem registro, o primeiro selecionado foi às 15h18min focando da lancha do Bertoncini para as dunas do Morro dos Conventos e o segundo foi às 17h38min focando do meu apto para o lado Oeste da Serra Geral.


RIO ARARANGUÁ NA PLATAFORMA DA BALSA

Enquanto que no domingo, dia 22 de julho de 2012, fiz três registros fotográficos para mim muito significativos, sendo o primeiro às 07:00 hrs focando o nascer do sol sendo obstruído pelos prédios, o segundo às 15:24 hrs mostra a beleza do Rio Araranguá na plataforma da balsa e o terceiro às 17:36 hrs enaltece o mágico entardecer.

AMANHECER EM ARARANGUÁ





RIO ARARANGUÁ - Fotos tadêusantos2012