17 julho, 2012

PARQUE EÓLICO NO SUL DE SC PODERÁ SER UM DOS MAIORES DO BRASIL - CONSEG ARARANGUÁ - FACEBOOK OU... - PLANO DIRETOR DE ARARANGUÁ

Cidadania Ambiental


Araranguá – SC, 17 de julho de 2012

(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)





Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda à população. O simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!




Já atingimos 40.000,00 mil visitas

(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)





PARQUE EÓLICO NO SUL DE SC PODERÁ SER UM DOS MAIORES DO BRASIL...

As medições e pesquisas elaboradas pela empresa INNOVENT apontam potencial eólico na orla entre Jaguaruna e Passo de Torres (incluindo as praias Esplanada, Ilhas e Caçamba), com possibilidade de potência instalada aproximada de 1.500 MW. A quantidade de turbinas poderá chegar até 300 unidades, com torres variando entre 100 e 150 metros de altura e pás (cataventos) de até 50 metros de dimensão.



A implantação deste Parque Eólico quando vier a ser concretizado será um marco no processo de desenvolvimento do Sul de Santa Catarina, pois a geração de energias renováveis já é comprovadamente um dos maiores avanços para promover o verdadeiro desenvolvimento sustentável, por não causar impacto ambiental algum quando bem projetado e monitorado.



Tanto a energia eólica quanto a solar ainda serão as mais baratas ao consumidor, além de não agredirem a natureza. Por isso é necessário que a matriz energética brasileira retire os subsídios as térmicas a carvão e repasse as renováveis como forma de aperfeiçoar o sistema.

OBS. Seremos parceiros e apoiadores deste empreendimento sustentável, que diga-se, quando instalado iniciará, mesmo que demore, o processo da despoluição dos nossos ecossistemas, principalmente os hídricos, enfatizando a bacia do Araranguá, Urussanga e Tubarão (uau!!!).

PLANO DIRETOR E O PARCELAMENTO DO SOLO

RIO ARARANGUÁ - Foto TS2012
Na próxima semana haverá audiência do Plano Diretor abordando ‘’Parcelamento do Solo’’, quando serão concluídas as discussões sobre as leis complementares do Plano Diretor. Registrando, porém, que a lei geral/principal já passou pela análise do Departamento Jurídico da Administração Municipal, devendo em breve ser apresentada pelo Núcleo Gestor Participativo e posteriormente entregue para apreciação e votação no plenário do Poder Legislativo.

OBS. Esclarecendo que o Núcleo Gestor é uma instância democrática que representa a sociedade civil, o poder legislativo e executivo, sendo coordenado por dois habilitados técnicos em planejamento. Foi responsável pela condução das participativas Leituras Comunitárias e pelas legítimas Audiências Públicas ocorridas em 2010, 2011 e 2012, ou seja, estamos debatendo o futuro planejamento do uso e ocupação do território araranguaense com seriedade e muita dedicação voluntária nestes três últimos anos. Certamente que não ficou perfeito, mas atingiu um nível satisfatório considerando todas as dificuldades que surgiram durante o processo.



CONSEG DE ARARANGUÁ MOSTRA SERVIÇO E DÁ EXEMPLO

Presidente do CONSEG José Emidio - TS2012
A reunião do CONSEG ocorrida no quartel da Polícia Militar teve como pauta a apresentação do histórico das atividades e ações do conselho de segurança pelo seu presidente José Emídio e uma breve apresentação do comandante Edemir Meister sobre a atuação das policiais tanto militar quanto civil na redução dos índices de criminalidade em relação aos anos anteriores. Lembrando ainda as oportunas contribuições do delegado regional Vanderlei Sala, enfatizando a salutar aproximação das policias com a sociedade e a reconhecida eficiência em relação às outras regiões.



Outro destaque ficou por conta da apresentação do projeto CIDADÃO DO BEM para recuperação de menores de famílias de baixa renda, como do Buraco Quente, Guanabara e Baixadinha defendido pela professora Nilza Vioteli Jackymiu e pela educadora Sung Chen Lin. Um problema social de difícil solução, resultante de um sistema governamental que é cruel e ingrato para com as classes sociais de baixa renda. O estado é o maior violador dos direitos do cidadão e as famílias pobres são as maiores vítimas, por isso é responsabilidade do poder público criar políticas públicas mais justas, da mesma forma a sociedade precisa exercer mais cidadania através da dedicação voluntária (nós, por exemplo, fazemos a defesa do meio ambiente voluntariamente).



No nosso entender o projeto não deve focar atenção apenas na formação das crianças e adolescentes, mas também dos pais (mesmo adultos!!!), que são os formadores naturais dos seus filhos justamente nesta fase entre 7 e 14 anos. Sabemos o quanto é difícil incluir os adultos nestes programas, mas se conseguirem superar este desafio, os resultados serão mais positivos. De qualquer forma apoiamos o projeto, pois a educação ainda é a mais eficiente forma de apontar um caminho para estes jovens que vêm ao mundo muitas vezes sem planejamento familiar algum. Parabéns a todos!



FACEBOOK OU...

Na edição anterior anunciamos que iríamos comentar sobre a rede social Facebook que se transformou em blog pessoal para milhões de pessoas, que passaram a ter a oportunidade de uma aproximação e integração positiva, alguns, porém, exageram expondo intimidades pessoais e familiares, enquanto que outros publicam apenas bobagens... Como o G1 publicou matéria abordando a mesma temática e com mais propriedade, repasso o link para quem se interessar: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/05/seu-amigo-ou-parente-e-chato-no-facebook-saiba-o-que-fazer.html





TEMAS/ASSUNTOS RELEVANTES PARA AS PRÓXIMAS EDIÇÕES

 AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS SÃO AS MAIS IMPORTANTES DO PAÍS, CONSIDERANDO QUE AS VERDADEIRAS TRANSFORMAÇÕES OCORREM NAS BASES. A PLENA DEMOCRACIA DEPENDE MAIS DO ELEITOR DO QUE DOS POLÍTICOS E GOVERNANTES, CONSIDERANDO QUE O CIDADÃO ELEITOR É QUEM TEM O DECISIVO PODER DO VOTO NAS ELEIÇÕES!



 AS CALÇADAS COMO TAMBÉM SÃO VIAS PÚBLICAS (E NÃO PRIVADAS) DEVERIAM PELA LÓGICA SER DE RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO A SUA CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO...



 INSISTO SOBRE A FALTA DE EDUCAÇÃO E SENSATEZ DE QUEM FALA ALTO NO CELULAR EM LOCAIS PÚBLICOS COMO EM SALAS DE ESPERA, HOSPITAIS, FILAS, BIBLIOTECAS, CINEMAS, RESTAURANTES, ÔNIBUS OU MESMO NA RUA...



 PRAIA GRANDE, A TERRA DOS CÂNIONS, MINHA TERRA NATAL DESDE 1951...



 COMO FAZER PARA QUE AS PESSOAS NÃO JOGUEM NO CHÃO DAS VIAS PÚBLICAS PAPEL OU QUALQUER OBJETO QUE NÃO MAIS INTERESSA AO SEU CONSUMO?



 POR QUE PESSOAS ESTÃO SE PREOCUPANDO COM PEQUENOS DANOS AMBIENTAIS, QUANDO IGNORAM EM SEU ENTORNO CONFLITOS E DANOS MUITO MAIS AGRESSIVOS QUE REALMENTE DESEQUILIBRAM A NOSSA BIODIVERSIDADE!?



 QUANTO QUE A CELESC E A TELESC PAGAM PARA O MUNICÍPIO PARA USAREM AS VIAS PÚBLICAS PARA DISTRIBUIÇÃO DOS SERVIÇOS PRIVADOS? DEVERIA HAVER UMA COMPENSAÇÃO COMO A ILUMINAÇÃO DAS PRAÇAS, POR EXEMPLO.



 A RETIRADA DE SEIXO ROLADO OU CASCALHO CONTINUA SENDO REALIZADA DE FORMA DESORDENADA E IRREGULAR NOS CURSOS DOS RIOS, PORTANTO, DE MANEIRA CRIMINOSA PELAS EMPRESAS CONTRATADAS PELAS PREFEITURAS...



 ESTÁ FICANDO MUITO DIFÍCIL FAZER VOLUNTARIADO NA ÁREA AMBIENTAL SEM NENHUMA AJUDA OFICIAL PARA COBRIR DESPESAS BÁSICAS DE MANUTENÇÃO DA ONG...




RIO ARARANGUÁ - Foto tadêusantos 2012