10 julho, 2012

CINEASTA MARX VAMERLATTI CONCORRE PRÊMIO NO FESTIVAL DE GRAMADO - APA BALEIA FRANCA - GLOBO ECOLOGIA E O FURACÃO CATARINA - BOSQUE NATIVO URBANO PROTEGIDO - AGRADECEMOS AS 40.000,00 MIL VISITAS

MARX VAMELATTI - Foto Juliana Vamerlati Santos Ramos
Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 10 de julho de 2012

(48 / 9985.0053 TIM)



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!




(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)





CINEASTA MARX VAMERLATTI CONCORRE PRÊMIO NO FESTIVAL DE GRAMADO
MARX NO SET DE FILMAGENS
EQUIPE DICIONÁRIO
O CINEASTA ARARANGUAENSE MARX VAMERLATTI RECEBEU INDICAÇÃO PARA MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA PELO SEU TRABALHO NO FILME ‘’DICIONÁRIO’’ PARA O FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO. O CURTA METRAGEM QUE É DIRIGIDO POR RICARDO WESCHENFELDER, RECEBEU OUTRAS INDICAÇÕES, INCLUSIVE PARA MELHOR FILME. VAMOS TORCER PARA A VINDA DE MAIS KIKITOS PARA SC, MAS CONFORME DECLARAÇÃO DO MARX (E DA FAMÍLIA TAMBÉM), A INDICAÇÃO JÁ É UM PRÊMIO, SE GANHAR O TROFÉU, MELHOR AINDA!

DICIONÁRIO

A produção catarinense tem roteiro adaptado do conto ‘’O GUARDA-NOTURNO’’, do blumenauense Lindolf Bell, com atuação do ator Ivo Müller que vive o papel de Vitor: Enquanto a cidade dorme, Vitor vaga solitário pelos corredores da biblioteca com a lanterna na mão. À noite, ele gosta de folhear o dicionário em busca dos significados das palavras. Mas algo misterioso vai acontecer e Vitor será a única testemunha.



ONG SÓCIOS DA NATUREZA PODERÁ OCUPAR ASSENTO NO CONSELHO DA ‘’APA DA BALEIA FRANCA’’

Foto da Internet
Quando em 2000 o projeto da Baleia Franca iniciou, uma placa de ferro numa base de concreto foi colocada no alto do Morro dos Conventos, próximo ao Farol, pela equipe coordenada pelo Truda Palazzo, dando a entender que estaria a orla marítima de Araranguá incluída nos limites da Área de Proteção Ambiental (APA). Para nossa surpresa a limitação territorial ficou definida entre o Rincão em Içara e o lado sul da Ilha de Florianópolis, estranhamente excluindo o Morro dos Conventos em Araranguá.

Nossa indignação foi tão grande que em uma reunião com o presidente do IBAMA em Brasília para discutir a aplicação das medidas compensatórias da obra de Duplicação da BR-101, contestamos a decisão, porém de nada adiantou porque o decreto presidencial já estava assinado sem possibilidade alguma de alteração. Foi sugerida a criação de uma APA de abrangência municipal ou estadual, mas não tivemos empenho suficiente para iniciar um movimento.

A implantação de uma APA de uso sustentável como muitos desconfiam, não cria nenhum obstáculo ou restrição a região costeira, muito pelo contrário, traz apenas benefícios tanto ambientais quanto turísticos, pois recursos são destinados a preservação ambiental e é uma referência na cartografia mundial, com constantes visitas de turistas e estudiosos dos cetáceos, considerando que é a única no Atlântico Sul.

Com o recente decreto presidencial as Unidades de Conservação UC agora podem ser alteradas, possibilitando assim o próprio governo federal corrigir determinadas Unidades de Conservação que foram criadas em pedaços, como é o caso do Parque Nacional dos Aparados da Serra.

Foto da Internet
A implantação da APA da Baleia Franca tendo seu início a partir de Torres, no Rio Grande do Sul, contempla todos os municípios litorâneos da AMESC até o ponto no Rincão que se estende até Florianópolis, trecho intensamente utilizado pelas baleias como berçário natural.

Várias instâncias já constituídas neste citado trecho do extremo sul catarinense deverão ser beneficiadas com a elaboração de bons projetos sustentáveis, como a fixação da foz/barra do Rio Araranguá e a construção de Parques Eólicos; como os comitês de bacias e planos diretores, além das políticas públicas como o GERCO e Projeto Orla, somando mais pontos para a campanha de implementação do GEOPARQUE junto a UNESCO.

Se confirmada a nossa participação representando a Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses FEEC no Conselho da APA da Baleia Franca com sede em Imbituba, certamente lutaremos para o cumprimento dos objetivos definidos pelo Plano de Manejo e pelas demandas ora citadas.



O GLOBO ECOLOGIA QUE NÃO AGRADOU...

Esperávamos mais do programa Globo Ecologia exibido no dia 07 pela TV Globo, pois reduziram a participação de Araranguá prejudicando a matéria da equipe que ficou dois dias entrevistando pessoas sobre a ocorrência do furacão Catarina. O expectador pode não ter entendido nada sobre o que aconteceu com a ocorrência do furacão e de outros eventos extremos que passaram a acontecer depois do Catarina, tornando a região prejudicada com ausência de políticas públicas (sérias) de prevenção e adaptação, enquadrando-a como um exemplo na referência da injustiça climática, além de ser uma das únicas no país que registra simultaneamente a violência das águas e dos ventos.


DUAS PESSOAS ADMIRÁVEIS CLICADAS ÀS 14:30:56 DE HOJE, DIA 10/07/12 NO CENTRO DE ARARANGUÁ:
NINO DA BARRANCA E PADRE CELESTE. Foto tadêusantos

CORTAR PARA SUBSTITUIR COM UM BOSQUE NATIVO URBANO PROTEGIDO

O CORTE DAS ÁRVORES EXÓTICAS NO JARDIM ALCEBÍADES SEARA, LOCALIZADO NA PRAÇA HERCÍLIO LUZ CAUSOU INDAGAÇÃO E INDIGNAÇÃO DE MUITOS, MAS O CORTE FAZ PARTE DO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO QUE PROMOVE A SUBSTITUIÇÃO DAS EXÓTICAS POR ESPÉCIES NATIVAS, INCLUSIVE A PROPOSTA PASSOU PELA APROVAÇÃO DA FAMA E FOI ANTECIPADAMENTE DIVULGADA NA MÍDIA ARARANGUAENSE.

Obs. Esperamos que a proposta de criação de um bosque ou de uma pequena floresta constituída de espécies da MATA ATLÂNTICA seja implantada em algum canteiro, como forma de compensar os cortes e vir num futuro próximo servir de exemplo para educação ambiental, além de outras funções benéficas a avifauna local, até mesmo como um refúgio silvestre (e ou doméstico) se o bosque vir a ser ‘’bem protegido’’.

Obs. O Mobiliza Araranguá fez questionamento sobre o corte e produziu caloroso debate entre internautas...


NÃO SOU METEOROLOGISTA,
 MAS ME PREOCUPO COM O CLIMA.
Foto tadêu santos 2012


40.000,00 VISITAS

ATINGIMOS 40.000,00 MIL VISITAS EM NOSSOS BLOGS.

VAMOS CONTINUAR TRABALHANDO MESMO DE FORMA TECNOLOGICAMENTE EMPÍRICA E CASEIRA PARA ALCANÇAR ATÉ O FINAL DO ANO DE 2012 A MARCA DE 60.000,00 MIL (EQUIVALENTE A POPULAÇÃO DE ARARANGUÁ), PUBLICANDO APENAS ‘’VERDADES’’ SOBRE A BIODIVERSIDADE ARARANGUAENSE E REGIÃO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA.

AQUI O MEIO AMBIENTE É LEVADO A SÉRIO! POR ISSO SOFREMOS MAIS DERROTAS QUE VITÓRIAS, MAS COMO DIZIAM MEUS DOIS AVÔS : NÃO TÁ MORTO QUEM PELEIA!!!



ENTARDECER - tadêusantos - BANCO DE IMAGENS TS2012



TEMAS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO

 A PLENA DEMOCRACIA DEPENDE MAIS DO ELEITOR DO QUE DOS POLÍTICOS E GOVERNANTES, QUE TEM O DECISIVO PODER DO VOTO NAS ELEIÇÕES!


 BÓSON DE HIGGS OU PARTÍCULA DE DEUS, EIS A QUESTÃO!


 PODERÁ SER ALTERADA A COMPOSIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DO COAMA RECENTEMENTE ELEITA PARA O MANDATO DE JULHO 2012 A JULHO DE 2014, EM DECORRÊNCIA DAS EXONERAÇÕES PROMOVIDAS PELO PAÇO MUNICIPAL DE ARARANGUÁ.


 SOBRE A FALTA DE EDUCAÇÃO E SENSATEZ DE QUEM FALA ALTO NO CELULAR EM LOCAIS PÚBLICOS COMO SALAS DE ESPERA, HOSPITAIS, BIBLIOTECA, CINEMA OU EM ÔNIBUS OU MESMO NA RUA...


 PARQUE EÓLICO NO SUL DE SANTA CATARINA PODERÁ SER UM DOS MAIORES DO BRASIL...


 CALÇADAS TAMBÉM SÃO VIAS PÚBLICAS, PORTANTO DE RESPOSABILIDADE DO PODER PÚBLICO...


 JANTAR EM HOMENAGEM AOS TRÊS ANOS DE IMPLANTAÇÃO DO 19ª BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DE ARARANGUÁ


 PONTE DA BARRANCA QUASE CONCLUÍDA PARA MELHORAR O SISTEMA VIÁRIO URBANO

AMANHECER - tadêusantos - BANCO DE IMAGENS TS2012



AGRADECEMOS PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!!! FAÇA CONTATO.