26 junho, 2012

DESVIO / CONTORNO DA DUPLICAÇÃO EM ARARANGUÁ...; RIO+20 EO G20...; NOVA REVISTA...; MOBILIDADE URBANA...; GLOBO ECOLOGIA DIA 07; FAM2012...

DESVIO / CONTORNO DA DUPLICAÇÃO DA BR-101
 EM ARARANGUÁ /SC. Foto tadêusantos


Cidadania Ambiental


Araranguá – SC, 26 de junho de 2012

(48 / 9985.0053 TIM)



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!



///////////////////////////

"A PRIMEIRA CONDIÇÃO PARA MODIFICAR A REALIDADE CONSISTE EM CONHECÊ-LA." EDUARDO GALEANO

///////////////////////////


(Publicado também todas as terças na contracapa do jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)


DESVIO / CONTORNO DA DUPLICAÇÃO EM ARARANGUÁ

O traçado que o DNIT executará para acessar Araranguá pelo lado norte da duplicação da BR-101 não atende quesitos de segurança e trafegabilidade aos motoristas que usarão para adentrar em Araranguá com a mesma qualidade do acesso sul e oeste sobre a SC-449, considerado principal, quando o norte e o sul é que são os acessos mais importantes para o sistema rodoviário araranguaense.

O acesso norte de Araranguá se não for melhorado será tão simplório quanto o que fizeram para acessar Içara e Criciúma (a cidade mais importante da duplicação), com uma entrada simplória e tortuosa, que não corresponde as diretrizes apontadas no Plano Diretor e também em relação à importância da ponte da Barranca que interligará o sistema viário com a duplicação da BR-101.

Nossa proposta consiste em uma outra entrada mais ampla e vistosa para Araranguá, passando por trás da propriedade da família Carneiro e das outras ali localizadas, ou seja, após a passagem sobre o elevado no sentido norte sul se projetaria uma entrada desviando ao oeste que passaria por trás da citada área residencial. Naturalmente que com a devida indenização dos proprietários, para ali ser um canteiro paisagístico que simbolizasse a conquista da sociedade araranguaense e relembrasse o avançado planejamento da Cidade das Avenidas.

OBS. Fomos informados que os moradores se surpreenderam com a proximidade da pista em frente as suas residências e que possivelmente os índices de ruído aumentarão com a conclusão da duplicação.

OBS. Mais uma vez criticamos a posição do DNIT por não apresentar o projeto do Desvio ou Contorno de Araranguá a sociedade civil organizada, que intensamente participou dos debates do Plano Diretor, porém sem conhecer a dinâmica da obra rodoviária mais importante da história do município.



RIO+20 E O G20

‘’Deu no que deu’’, os governantes estão mais preocupados em elevar os índices de desenvolvimento econômico, agora com a desculpa apelidada de crise na Europa, Ásia e EUA, do que a preservação dos recursos naturais que geram as riquezas que movem a dinâmica da economia mundial. Quando que os interesses do capital se aproximará das reais possibilidades de se manter um equilíbrio sustentável para o nosso planeta Terra? A grande maioria dos presidentes que estiveram no México para o encontro do G20 não participaram da Rio+20 e o documento final O FUTURO QUE QUEREMOS não correspondeu a expectativa da Cúpula dos Povos.



ARTIGO SOBRE A FIXAÇÃO EM NOVA REVISTA ARARANGUAENSE

Em breve circulará uma nova revista em Araranguá e região, algo realmente surpreendente na mídia escrita realizada por uma equipe responsável e inovadora na arte de informar. Registro que como convidado escrevi um artigo abordando o histórico processo de fixação da foz/barra do Rio Araranguá, um dos projetos mais importantes da região, com impactos ambientais enormes ao estuário do rio, mas com possibilidades de promover benefícios sustentáveis à população, desde que assumidas e cumpridas as devidas medidas compensatórias à biodiversidade afetada.



MOBILIDADE URBANA NO PLANO DIRETOR

O que a SEPLAN tem promovido em relação ao Plano Diretor de Araranguá é inédito, considerando que talvez seja o único município da região que está oportunizando o debate das diretrizes com a sociedade civil organizada, configurando o verdadeiro plano participativo. Na quinta debatemos a Mobilidade Urbana relacionada a transportes coletivos na malha viária, um tema polêmico que precisa ser exaustivamente debatido para adaptar as novas concepções de mobilidade urbana no lugar de ultrapassadas e arcaicas formas de ver a cidade em que vivemos.



CONCLUSÃO ENTREVISTAS TV GLOBO EM ARARANGUÁ

Na semana passada descrevemos a primeira etapa desta histórica passagem da equipe da TV Globo por Araranguá... Como o programa Globo Ecologia irá ao ar no próximo dia 07 de julho, não mais comentaremos sobre os bastidores, deixaremos para depois.



FAM2012



A 16ª edição do FLORIANÓPOLIS AUDIOVISUAL MERCOSUL/FESTIVAL E FÓRUM (FAM2012) ocorreu entre 15 e 22 de junho no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, com uma programação de alto nível cinematográfico sob a coordenação do cineasta Antônio Celso dos Santos e a produção de Tiago Santos e do araranguaense Sandro Fabrício Ramos.



“Quando Morremos a Noite” é o grande vencedor dos Curtas

Os brasileiros foram os grandes vencedores do 16° Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2012). Nesta sexta-feira (22), durante a cerimônia de encerramento, ocorreu a premiação em 19 categorias das quatro mostras competitivas: Curtas do Mercosul, Catarinense, Doc-FAM e Infantojuvenil, com a entrega do Troféu Panvision. “Quando Morremos a Noite”, do carioca Eduardo Morotó, conquistou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Ficção do júri oficial dos Curtas. Na votação popular, Melhor Filme foi para “L”, de Thais Fujinaga, de São Paulo.

E na Mostra não competitiva destaque também para o filme A FEBRE DO RATO do irreverente “poeta diretor” Cláudio Assis.



Durante a cerimônia, que durou cerca de uma hora, o idealizador e coordenador geral do FAM, Antônio Celso dos Santos, ressaltou a importância do evento, que apresenta ao público produções que não são encontradas no circuito comercial. Segundo ele, quem frequentou o Centro de Eventos da UFSC nos últimos oito dias, pode ver “algo que não se vê no cinema dos shoppings”, disse. Em seu discurso, Martins garantiu a continuidade do FAM em 2013, “nós estamos na nossa praia”, concluiu. Extraído do site www.famdetodos.com.br


A Fábula do Porco-espinho.

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.

Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.

Por isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados.

Então precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.

Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.

Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.

E assim sobreviveram.

Moral da História

O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades.



QUANDO QUE UMA CIDADE COMO ARARANGUÁ PODE SER AINDA MAIS SAUDÁVEL E BOA PRA SE VIVER?

Um provocativo questionamento!















NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE A FAMA DISTRIBUI MUDA DE ÁRVORES AS CRIANÇAS, CIDADÃOS E ENTIDADES.

As fotos traduzem a significância do ato!