04 abril, 2012

ACADEMIA CATARINENSE DE LETRAS; III EFAMuC e UC DA AMESC; CÓDIGO AMBIENTAL DE ARARANGUÁ; VERTICALIZAÇÃO DA CIDADE DAS AVENIDAS; O CRIME AMBIENTAL DO SEIXO ROLADO e SHOW WATERS EM POA


TORRES GÊMEAS DE ARARANGUÁ - TS2012
Todas as fotos são de autoria de tadeusantos, não é
permitida a utilização das mesmas sem a devida autorização.


Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 03 de abril de 2012
(48 / 9985.0053 TIM)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!


 (Publicado também todas terças na contracapa do jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)





ACADEMIA CATARINENSE DE LETRAS - Homenageia Osvaldo Ferreira de Melo
Acompanhado do Ernani Palma Ribeiro Filho participei de uma Sessão de Saudade em referência a memória do inesquecível OSVALDO FERREIRA DE MELO, jurista, poeta e historiador agraciado com a Comenda Ordem do Infante D. Henrique, outorgada em 1989 pelo então Presidente de Portugal, Mário Soares e para completar era compositor musical, do qual é autor de canções cantadas por Elza Soares e pelo também saudoso músico Luis Henrique – o manézinho da Ilha que namorou com a Lisa Minelli. A cerimônia ocorreu na Casa José Boiteux, onde encontramos o Dr. Júlio Ferreira de Melo – atualmente Juiz do Conselho Nacional de Justiça CNJ, sobrinho do homenageado, tanto quanto o meu amigo Evaldo Lentz, que não pode comparecer. Também presente o escritor Celestino Sachet, que autografou o livro ‘’A LITERATURA DOS CATARINENSES’’, que havíamos sido presenteados horas antes pelo Deputado José Milton Schefer, em seu gabinete na ALESC. Presentes outras celebridades literárias, destacando o jornalista Moacir Pereira e o escritor Salomão Ribas Júnior.

III EFAMuC e UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA AMESC – UC
ERNANI PALMA RIBEIRO E JOSÉ MILTON SCHEEFER
JOSÉ MILTON SCHEFER mais uma vez irá colaborar com o EFAMUC, já que enquanto presidente da AMESC acreditou na nossa proposta para a realização do primeiro encontro climático em 2005. O deputado da região sul assumiu o compromisso de colaborar com a impressão do material de organização e divulgação do III EFAMUC a ser realizado em 27 e 28 de março de 2013, como também ouviu atentamente nossa preocupação com as Áreas de Preservação Permanentes (APP) que devem ser transformadas em Unidades de Conservação como modo de habilitar recursos para sua devida conservação e proteção, com a adequada infraestrutura eco-turística, porém frisou que no estágio em que se encontra o processo, é uma missão da AMESC motivar os prefeitos a darem continuidade.

CÓDIGO DE OBRAS E CÓDIGO AMBIENTAL
Setores importantes deveriam participar mais da elaboração das leis complementares do Plano Diretor de Araranguá, que já tem sua lei maior construída pela sociedade civil araranguaense através das Leituras Comunitárias realizadas em todos os bairros e nas audiências públicas. No momento se debate o Código de Obras e na sequência o Código Ambiental. Estamos torcendo para que ainda este ano seja aprovado o novo Plano Diretor de Araranguá, baseado e inspirado na Lei 10.257/2001 do inovador Estatuto das Cidades.

SOBRE A VERTICALIZAÇÃO DA CIDADE DE ARARANGUÁ
O tema é complexo e foi debatido no Plano Diretor, mas sempre fomos favoráveis a verticalização das cidades, desde que a taxa de ocupação seja a menor possível para permitir um afastamento adequado entre os prédios, digo ainda em terrenos de área compatível com o número de unidades comerciais e residenciais. O mais importante é garantir a penetração de sol e ventilação nas unidades residenciais.
TORRES GÊMEAS DE ARARANGUÁ VISTA DA MINHA SACADA
Uma das nossas preocupações é disciplinar de forma rígida a não pavimentação dos lotes, pois é preciso a infiltração da água da chuva.
Entendemos inclusive que se Araranguá permitir um gabarito acima de 12 andares ou mais poderá atrair investidores para o município, desde que também, da mesma forma, atendam as diretrizes do Plano Diretor, discutidas exaustivamente pelos segmentos organizados da sociedade civil. 
A verticalização quando bem planejada pode ser benéfica econômica e ambientalmente a população e consequentemente ao município, pois torna a moradia mais barata, mais sociável, mais segura e ao município reduz gastos com a distribuição de serviços públicos.
Pessoalmente, como Técnico em Edificações e fotógrafo, gosto muito do visual de Los Angeles, com aqueles imensos prédios apenas na área central.

CRIME AMBIENTAL DO SEIXO ROLADO OU CASCALHO.
A retirada de seixo rolado em vários municípios da região da AMESC, AMREC e AMUREL de forma desordenada está causando um intenso dano ambiental nos cursos d´água e poderá numa futura cheia comprometer a segurança dos municípios a jusante das bacias hidrográficas. A FATMA licencia, mas não fiscaliza e as empresas extrapolam retirando o produto além do permitido e sem nenhum critério geoambiental, além do que a retirada deve ser apenas para repassar as prefeituras, quando parte do seixo é comercializado ilegalmente para decoração de construções. 
RETIRADA CRIMINOSA DE SEIXO - Foto Cidadão X 
A denúncia pode parecer redundante, mas a população recorre as ‘’ONG’’ na esperança que soluções mais rígidas venham ser adotadas, quando na verdade são os órgãos oficiais os responsáveis pela fiscalização. É, portanto, de conhecimento público que as empresas retiram o seixo exageradamente a mais que o permitido, pois não existe uma fiscalização para tal procedimento.
As consequências a biodiversidade local deve ser desastrosa, pois a interferência no ecossistema é violenta, com máquinas pesadas e de grande poder de transformação do leito original, operadas por pessoas que não tem sensibilidade com a mata ciliar, por exemplo. 
Temos observado e registrado que o rio Araranguá tem apresentado, em época de seca, a característica coloração resultante de argila em suspensão (foto em anexo), que possivelmente deve ser o resultado destas brutais agressões aos leitos de seus formadores à montante da bacia hidrográfica.

SHOW DE ROGER WATERS É UM ESPETÁCULO INIGUALÁVEL
TELÃO DE 157 METROS x 11 ALTURA
Havia um arrependimento por não ter ido assistir o show de 2007 em Porto Alegre e agora surgiu uma oportunidade de assistir, do qual considerei o maior espetáculo da Terra, pelo menos para mim! O show tem duas horas e meia de muita inspiração, misturando rock com denúncias sociopolíticas, projetados num telão de 157 metros de comprimento por 11 m de altura, com alta definição, ou seja, imagem de cinema nunca visto antes!!! 
No meio de 50 mil pessoas quase o equivalente a população de Araranguá, encontramos vários araranguaenses que foram curtir talvez a última apresentação do ex-Pink Floyd no Brasil, já que a banda possivelmente nunca mais voltará a tocar. A homenagem ao brasileiro Jean Charles assassinado pela polícia inglesa surpreendeu como uma crítica ao estado opressor que tratou no filme THE WALL, tanto que quando faz o questionamento se pode confiar no governo, no telão aparece a resposta ‘’nem f...dendo”. Como escrevi na coluna anterior, continuo mantendo o entendimento que ‘’O ROGER WATERS É O CARA, MAS O DAVID GILMOUR TAMBÉM É!!!’’
OBS. O único ponto negativo foi a desorganização das filas que causaram transtornos e atrasou a pontualidade do horário inglês.




PRÓXIMA SEMANA:
Ø     ENERGIA EÓLICA ABASTECE O PRÉDIO DA CÂMARA DE VEREADORES DE PALHOÇA.

Ø     RELATO ACERCA DO EVENTO ‘’ADAPTAR BRASIL’’ SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS REALIZADO NA UFSC- ARARANGUÁ PELO INSTITUTO ILHAS DO BRASIL.

Ø     VISITA AO LOCAL QUE SERÁ O FUTURO ANTIQUÁRIO E PUB DO MULTIARTISTA EDI BALOD


Ø     VISITA A VÍDEO BETA DO SANDER HAHN – O MELHOR ACERVO DE CINEMA ARTE DO BRASIL.