27 março, 2012

1º DIÁLOGO SOCIAL RIO+20 E CÚPULA DOS POVOS CAMPUS UFSC ARARANGUÁ - LAGOS TEMPORÁRIOS - O MAL DO SÉCULO É A VIOLÊNCIA e SHOW ROGER WATERS




SHOW ROGER WATERS EM POA - Foto TS2012
 
Cidadania Ambiental
AraranguáSC, 27 de março de 2012
(48 / 9985.0053 TIM)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens é uma atitude ecologicamente correta!


 (Publicado também todas terças na contracapa do jornal O TEMPO DIÁRIO)





TEXTO RESUMIDO DA APRESENTAÇÃO QUE FIZEMOS NA ABERTURA DO 1º DIÁLOGO SOCIAL PARA A RIO+20 e CÚPULA DOS POVOS, NO AUDITÓRIO DA UFSC – CAMPUS ARARANGUÁ, EM 23.03.12.

Rio+20 e Cúpula dos Povos na UFSC - TS2012
OBS. Enquanto comentava aos participantes, 99 imagens selecionadas de Araranguá e região eram exibidas num telão aos participantes, que ora escutavam e ora olhavam para as inéditas imagens.

AGENDA AMBIENTAL
A agenda ambiental melhorou após a Rio 92? Sim, mas não satisfatoriamente.  Devemos acreditar que avanços mais significativos venham ser tomados pelos governantes. Lembrando o aviador Antoine Saint-Exupéry do “O Pequeno Príncipe”, basta avaliarem o diagnóstico da Terra com o coração e não apenas sob o ponto de vista econômico que um mundo melhor é possível. É preciso mais ousadia para defender o planeta de um caos, conforme alerta do escritor Jared Diamond, do livro “Colapso”. Prevalece ainda ‘’pensar globalmente e agir localmente’’, celebre definição ecológica que em 1998 a ONG Sócios da Natureza implantou em uma placa no acesso ao Arroio do Silva, milagrosamente ainda instalada lá, possivelmente por capricho de alguém que a protege.

NOSSA REGIÃO
A nossa região do extremo sul é considerada a segunda economicamente mais pobre do Estado de SC, porém no nosso entender é a mais rica em recursos naturais, destacando os Aparados da Serra com seus magníficos canions e o sistema lagunar do Sombrio, que se estende entre Passo de Torres e Içara.
No contexto da região sul do estado, a situação socioeconômica tem outra configuração que agrada as metas do atual modelo de desenvolvimento, mas sofre intensamente com a poluição gerada pela atividade carbonífera, pela agricultura do agrotóxico, dos resíduos industriais, do esgoto e do lixo, além da freqüente e intensa ocorrência de eventos extremos do clima com a violência das águas e dos ventos, desde enchentes que destroem e matam, até o violento furacão Catarina, o primeiro do Atlântico Sul.

Rio+20 e Cúpula dos Povos na UFSC Campus Araranguá
Foto Leonardo Tiscoski
CENÁRIO ATUAL - Este cenário da região sul de SC está mudando, mas é preciso mudar mais, muito mais, tanto que existe possibilidade de troca de geração energética do combustível fóssil pelas fontes renováveis, como a eólica, por exemplo. A USITESC projetada para Treviso poderá não sair do papel se o MME mantiver a Portaria 498 que não permite as térmicas a carvão participarem do leilão da ANEEL. E a Jorge Lacerda de Capivari de Baixo poderá sofrer profundas alterações, pelo menos é o que acreditamos com a criação do COMITÊ AMBIENTAL DA REGIÃO SUL DE SC, com apoio da FEEC.
Mas isto não é suficiente, políticas públicas inovadoras precisam ser implementadas com base nas necessidades da população e não apenas nos interesses empresariais e partidários.



AÇÕES E PROJETOS
Observando que significativos projetos estão engajados em nossos corações e mentes, como o EFAMuC, o AVEC Brasil, as Cidades Resilientes da ONU, entre outros que se tudo correr bem ainda resultará na implantação do OBSERVATÓRIO DO CLIMA na região epicentro do Catarina. Planos Diretores com os inovadores princípios do Estatuto das Cidades, Planos de Bacias sérios que disciplinem o adequado uso dos recursos hídricos, Plano Regional de Resíduos Sólidos com a destinação correta de tudo o que não mais interessa ao consumo humano, Sistemas de Coleta e Tratamento de Esgoto para tornar as cidades mais saudáveis, debates participativos sobre o GERCO e o Projeto Orla, implantação do Geoparque pela UNESCO, decretação das Unidades de Conservação – UC como forma de preservar os frágeis ecossistemas e implementação de infra-estrutura adequada para o conforto e segurança dos visitantes, Proteção aos Animais, principalmente aos cães de rua, combate a incômoda e perturbadora Poluição Sonora, entre tantas outras ações que proporcionem mais qualidade de vida a todos.

OBS. Ao final, os coordenadores do CFSCC e GT Hidro (Eduardo Moure, Rívea Borges, Luan Harder, com acompanhamento da Sung Lin, coordenadora local do AVEC Brasil e da SDR) abriram um espaço para o público se manifestar, quando voltei a enfatizar a necessidade de participação da população exercendo cidadania que, indubitavelmente, resultam em pressão junto aos legisladores e governantes na implementação de políticas públicas adequadas.

OBS. MAIS INDORMAÇÕES ACESSEM O SITE: http://riomais20sc.ufsc.br/2012/03/29/1%C2%BA-dialogo-social-em-araranguasc-230312/



O MAL DO SÉCULO É A VIOLÊNCIA!
O que leva um ser humano maltratar animais até a morte apenas por diversão!?!?!? 
O que leva um ser humano disparar uma arma qualquer, uma metralhadora ou um míssil contra crianças, jovens e adultos!?!?!?
O que leva um ser humano praticar todo um ritual de ir a um posto de combustível comprar gasolina, se deslocar de carro até o local onde dormem os excluídos sociais e ter a coragem de jogar a gasolina no corpo do indefeso ser e atear fogo. Isto é mais que um crime, é uma aberração mental sem nenhum sentimento de compaixão, ou seja, pessoas assim, não amam!!! Se não amam, então são selvagelmente perigosas! Esta maldade estaria no DNA da natureza humana?   




LAGOS TEMPORÁRIOS NA RESTINGA DO MORRO DOS CONVENTOS
Morro dos Conventos em Araranguá - TS2012
Um pequeno lago temporário se percebe na Área de restinga no Morro dos Conventos - TS212
No dia 18.03.2012 numa caminhada pela área de restinga do Morro dos Conventos, entre a estrada que dá aceso ao Yate Club e as dunas eólicas, percebemos a total ausência dos lagos temporários naquele local, muito embora a seca esteja contribuindo para tal situação, mas nota-se a existência de um canal que força a saída da água para o rio Araranguá, quando estudos científicos demonstram a importância dos lagos para a biodiversidade local.



COMEMORAR O QUÊ NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA!!!
Não comemoramos o dia mundial da água porque comprovadamente não existem avanços preservacionistas para tratar com carinho este precioso líquido, muito pelo contrário, a cada dia a finita água potável está acabando em nome do progresso insustentável. Da mesma forma que os percentuais de água doce estão reduzindo com os mananciais hídricos das lagoas sendo invadidas pelas marés por obra do homem, impondo água salobra para o contento da indústria da pesca do camarão, por exemplo.

Açude Belinzoni - Um belo recanto ecológico - TS2012

Vamos fazer um breve diagnóstico das nossas águas, começando pelo rio Araranguá que a cada dia fica mais poluído com águas de minas, agrotóxicos, esgoto, resíduos industriais e lixo. Nossas principais lagoas estão comprometidas, começando pela do Caverá, enquanto que outras como a Lagoa da Serra e dos Bichos sofrem ameaças da desordenada ocupação humana em seu entorno. O açude Belinzoni passou a ter mais proteção, apesar de não ser satisfatória, enquanto que o Mané Angélica está na UTI.
NA VERDADE A  COMEMORAÇÃO PELA ÁGUA DEVERIA SER TODOS OS DIAS!!!

 
  NOTA IMPORTANTE: DIA 02 DE ABRIL

A partir das 14:00 hrs haverá no auditório da UFSC campus Araranguá, a apresentação do ‘’Projeto Adaptar Brasil’’ pelo Instituto Ilhas do Brasil.


Uma oportunidade para quem estiver interessado ou preocupado com mudanças climáticas na região costeira do extremo sul de Santa Catarina que sofre com a violência das águas e dos ventos - epicentro do primeiro e único furacão do Atlântico Sul. O evento é aberto ao público.


Quatro gatos refletindo - Foto TS2012
  


ROGER WATERS –
 
O FUNDADOR DO PINK FLOYD É O CARA, MAS O DAVID GILMOUR TAMBÉM É!

Na próxima edição abordaremos o mega show em POA deste colosso do Rock. 
Panorâmica do show ROGER WATERS no Beira Rio - Foto TS2012    OBS. O telão ao lado direito da foto tem 157 metros