10 abril, 2012

QUAIS ENTÃO AS MELHORES FONTES ENERGÉTICAS? HOMENAGEM AO PILOTO JOSÉ DE SOUZA PEREIRA; ADAPTAR BRASIL; BADERNA SONORA

Aérea da foz/barra do rio Araranguá em 2002 -
Foto Tadeu Santos
HOMENAGEM AO PILOTO JOSÉ DE SOUZA PEREIRA,
QUE PROPORCIONOU A POSSIBILIDADE DE REGISTRAR
ESTA BELA IMAGEM,
MAIS AS DEZ MOSTRADAS ABAIXO E OUTRAS CENTENAS...
Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 10 de abril de 2012
(48 / 9985.0053 TIM)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!


 (Publicado também todas terças na contracapa do jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)



QUAIS ENTÃO AS MELHORES FONTES ENERGÉTICAS?
A PIOR A GENTE SABE QUE É A QUEIMA DO CARVÃO MINERAL.
Quando a presidente Dilma no alto da popularidade declarou numa reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas FBMC que na Rio+20 não caberia fantasia, num recado aos ambientalistas contrários as hidrelétricas, de certa forma desdenhou a importância das eólicas e solares, ao dizer que não se faz reservatório de vento, mas de água sim.

PARQUE EÓLICO


QUEIMA CARVÃO MINERAL












Todas as fontes energéticas tem suas deficiências, enquanto que as renováveis do vento e do sol tem dificuldade de estocar, as térmicas de combustíveis fósseis tem comprovadamente imensos impactos ambientais, ao passo que as nucleares são altamente perigosas. As hidrelétricas estariam num meio termo, pois seus defensores a consideram renovável, a própria Dilma, por exemplo, enquanto que outros apontam sérios impactos ambientais e sociais com a implantação dos reservatórios. Esta discussão ainda chegará à Rio+20 sem consenso, pois o governo pretende manter as ‘’hidrelétricas’’ na matriz energética brasileira.
EÓLICAS DE OSÓRIO
As hidrelétricas estariam num meio termo, pois seus defensores a consideram renovável, a própria Dilma, por exemplo, enquanto que outros apontam sérios impactos ambientais e sociais com a implantação dos reservatórios. Esta discussão ainda chegará à Rio+20 sem consenso, pois o governo pretende manter as ‘’hidrelétricas’’ na matriz energética brasileira.

 
A Câmara de Vereadores de Palhoça é abastecida com um cata-vento eólico instalado ao lado da edificação conforme foto em anexo, certamente que não é a única fonte ligada ao prédio, a rede convencional deve servir de complementação na ausência do vento. Nas políticas energéticas utilizadas nos países desenvolvidos se utiliza a mesma tática, sempre com preferência as renováveis, que é incomparavelmente menos impactante e mais barata. 

POLUIÇÃO SONORA – A TERCEIRA MAIS PREJUDICIAL À SAÚDE DE ACORDO COM A OMS.
Alertamos que se nenhuma medida for tomada ainda chegará o dia em que não apenas haverá disputa de propaganda comercial ou religiosa nas vias públicas de Araranguá, mas de outros interesses, como drogas e prostituição. TRANSCRIÇÃO DE UM ÓRGÃO DE IMPRENSA LOCAL:
03/03/2012
|  19:34:21
A description...A description...
Caso de Perturbação vira desobediência
A Polícia Militar de Araranguá foi comunicada por volta das duas horas da tarde deste sábado sobre um veículo que estava com som alto, em uma residência localizada próxima a SC 449, nas imediações de um estabelecimento comercial, em Araranguá. Uma guarnição foi até o local e solicitou ao jovem de 19 anos, proprietário do veículo que o som fosse baixado. O rapaz se negou e ofendeu os policiais que acabaram confeccionando um TC – Termo Circunstanciado. Ao solicitarem que ele assinasse o TC o jovem mais uma vez se negou e fugiu do local. Ao ser preso pelos policiais, o pai do infrator tentou intervir na prisão empurrando os policiais. Devido a situação os dois foram encaminhados para a DIC de Araranguá. O jovem foi preso em flagrante por não ter assinado o TC, que é um benefício para a pessoa comparecer no Fórum, pagou Um Mil reais de fiança e foi liberado. O pai foi ouvido e liberado.
Fonte - Jornalista Karin Mariana / PM    Foto - Ilustrativa


RELATO ACERCA DO EVENTO ‘’ADAPTAR BRASIL’’ SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS REALIZADO NA UFSC- ARARANGUÁ PELO INSTITUTO ILHAS DO BRASIL.
OFICINA ADAPTAR BRASIL NA UFSC ARARANGUÁ
Por estar gripado não pude participar do evento, então na cordial visita que fizeram-me as técnicas para uma entrevista, solicitei que enviassem um release e foto do evento, no qual repasso abaixo:

Durante a semana, entre os dias 27 de Março e 2 de Abril de , foi realizada a Expedição Catarina Sul pelo Instituto Ilhas do Brasil. A expedição é uma das frentes de atuação do Projeto Adaptar Brasil que, diante do cenário de Mudanças Climáticas (MCs), identifica a adaptação aos eventos climáticos extremos (ECEs) como uma necessidade para a redução de danos resultantes destas dinâmicas naturais. Suas ações estão voltadas para o estímulo à promoção da cultura de percepção de risco e vulnerabilidade ambiental preparando as comunidades costeiras e insulares para ECEs mais frequentes e intensos.
A expedição Catarina Sul passou pelas cidades de Arroio do Silva, Balneário Rincão, Garopaba e Araranguá levando a oficina “Adaptações às Mudanças Climáticas: Estratégias frente à vulnerabilidade ambiental de se viver na zona costeira”. Os parceiros para que este evento ocorresse em Araranguá foram a Secretária de Desenvolvimento Regional de Araranguá, a UFSC Araranguá e as ONGs Sócios da Natureza e Mobiliza Araranguá.
O objetivo da oficina foi estimular a reflexão sobre a importância da adaptação às MCs e a observação de ECEs nas comunidades visitadas. Contou com uma metodologia participativa (World Café) a fim de envolver os participantes na construção do conhecimento coletivo.  Houve também uma palestra à cerca de tecnologias sociais de adaptação às MCs e a finalização da oficina aconteceu com a dinâmica No Alvo da Adaptação, que propôs sistematizar ações de adaptação que podem ser realizadas em Araranguá.
A proposta sugerida pelos participantes foi a criação de um sistema integrado de alerta para ECEs que teve como encaminhamento para a sua construção a organização de um fórum regional com participação de diversos segmentos de Araranguá. Foram citados como possíveis parceiros: Epagri/Ciram, Mídias, Escolas, Prefeituras, Institutos universitários, Órgãos de segurança pública, Centros de Saúdes, instituições religiosas e ONGs.
O Instituto Ilhas do Brasil acredita que é possível e necessário viabilizar o fórum e encaminhar a construção do sistema integrado de alerta para ECEs de Araranguá e região. Desejamos boa sorte e resiliência às cidades visitadas.
Gabriella Paixão e Andresse Mª Gnoatto, educadoras socioambientais do Instituto Ilhas do Brasil


REGISTRO ‘’IN MEMORIAM’’
ACIDENTE DE ULTRALEVE VITIMA O JOSÉ DE SOUZA PEREIRA DA RETÍFICA NELINHO, FILHO DO FALECIDO NELINHO, QUE TAMBÉM MORREU EM ACIDENTE AÉREO. VOEI DE ULTRALEVE COM O ZÉ TRÊS VEZES ENTRE 2000 E 2002, DE ONDE REGISTREI MAIS DE 100 FOTOS AÉREAS DE ARARANGUÁ. OBSERVO QUE NUNCA COBROU OS VOOS, TALVEZ PORQUE SABIA QUE O DESTINO DAS FOTOS ERA POR UMA JUSTA CAUSA AMBIENTAL, TANTO QUE FORAM PUBLICADAS EM VÁRIOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO, DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E OUTROS ESTUDOS DE CONOTAÇÃO CIENTIFICA E ECOLÓGICA.

OBS. UMA DAS FOTOS QUE MAIS GOSTO É A DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ BEM PRÓXIMO DE ILHAS COM O MORRO DOS CONVENTOS AO FUNDO, POIS PARECE UMA PINTURA, DO QUAL DEDICO COM OUTRAS DEZ ABAIXO AO PILOTO JOSÉ DE SOUZA PEREIRA.

MORRO DOS CONVENTOS
PONTA DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ
LAGOA MÃE LUZIA E ESTEVES
BR-101 E O RIO ARARANGUÁ
DUNAS EÓLICAS DO MORRO DOS CONVENTOS
PRAÇA DA CIDADE ALTA
MAR, DUNAS, RIO, MANGUE, RESTINGA, ILHAS,
MORRO DOS CONVENTOS -
 ESTUÁRIO DO RIO ARARANGUÁ
LAGOA DA SERRA - LADO DE ARARANGUÁ 

IGREJA MATRIZ NO CENTRO DE ARARANGUÁ
RIO ARARANGUÁ NO PONTO DA BALSA




OBS. NÃO É PERMITIDA A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS SEM AUTORIZAÇÃO DO AUTOR.