18 abril, 2012

‘’MAPA DE CONFLITOS E POTENCIALIDADES AMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ’’ E NOSSAS ANGÚSTIAS E INQUIETAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS.


Rio Araranguá tendo ao fundo o Bairro Cidade Alta -
Fotos Tadeu Santos 2012

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 17 de abril de 2012
(48 / 9985.0053 TIM)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!



 (Publicado também todas terças na contracapa do jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)


‘’MAPA DE CONFLITOS E POTENCIALIDADES AMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ’’
Verde mas perigoso, margens da BR-101
Está em fase de conclusão o MAPA DE CONFLITOS E POTENCIALIDADES AMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ, acompanhado do registro de centenas de fotos atuais (Banco de Imagens) refletindo a realidade da nossa biodiversidade, sob um olhar socioambiental, sem, no entanto, desconsiderar a legislação vigente.
Ressaltamos que a parte que toca a micro-organismos não tivemos condições técnicas de abordar, mas certamente numa próxima oportunidade o faremos, da mesma forma que a juntada de documentos científicos e históricos sobre a biodiversidade do município da região. Já a idéia de biodiversidade amplia a responsabilidade de todos nós, pois as desordenadas agressões aos recursos naturais como a contaminação da água ou o corte de determinada vegetação pode comprometer a sobrevivência de vários animais, que por sua vez tem estratégica importância na cadeia alimentar, ou seja, esta interferência prejudica imensamente os ecossistemas que fazem parte da nossa biodiversidade  regional. 
 

Foz/ Barra do Rio Araranguá
  Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o conceito tem adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do século XX.
Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.


Refere-se, portanto, à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, hábitats e ecossistemas formados pelos organismos.
Lixo no Rio Araranguá
A biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitatividade) dessas categorias. E inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). Ela inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes.
A espécie humana depende da biodiversidade para a sua sobrevivência.
Não há uma definição consensual de biodiversidade. Uma definição é: "medida da diversidade relativa entre organismos presentes em diferentes ecossistemas". Esta definição inclui diversidade dentro da espécie, entre espécies e diversidade comparativa entre ecossistemas.  Texto extraído da Wikipédia.

Lixo no Rio Araranguá
O MAPA DE CONFLITOS E POTENCIALIDADES AMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ, tem antes de tudo, a função de registrar sistematicamente o atual estágio evolutivo do território do Município de Araranguá, sob um olhar socioambiental neste histórico início de década e milênio, mas principalmente de servir como um banco de dados/informações e referência à elaboração de trabalhos, programas e projetos, voltados à captação de recursos que visem à preservação ambiental dos recursos naturais e de compromissos que visem à melhoria da qualidade de vida dos araranguaenses. 
Entardecer com visão do residencial Golferias no M
O momento é oportuno e propício em razão da dinâmica que passa Araranguá com a conclusão da Duplicação da rodovia BR-101, a UFSC e IF-SC já implantados, entre outros avanços na área educacional, da implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto e das avançadas discussões das leituras comunitárias e audiências públicas do Plano Diretor, baseadas no inovador Estatuto das Cidades, complementando com a fixação da foz do Rio Araranguá, que além de amenizar o impacto das cheias, fomentará de forma ordenada e sustentável a atividade da pesca e do turismo.
O projeto do ‘’MAPA’’ está sendo desenvolvido pela Diretoria de Estudos Ambientais e Arqueológicos da FAMA possibilitando ao município de Araranguá uma gestão participativa baseada em algo que conhece, atendendo com responsabilidade seus princípios apontados na Lei nº 2608 / 2007 que a criou, tendo por objetivo promover e participar de ações, visando à preservação, recuperação e otimização do uso sustentável das águas e ecossistemas associados, bem como a educação ambiental, visando garantir a integridade dos processos naturais, o equilíbrio ambiental e o bem estar social, e, também, a preservação do patrimônio arqueológico. 
Lixo nas margens do rio junto a Rua Rui Barbosa


Implantação sistema de coleta e tratamento de esgoto


ASSUNTOS QUE PODEREMOS ABORDAR NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:

Ø      ONG SÓCIOS DA NATUREZA É INDICADA PARA SUPLÊNCIA NO CONSEMA COMO REPRESENTANTE DA FEDERAÇÃO DAS ENTIDADES ECOLOGISTAS CATARINENSES (FEEC).

Ø      ONG SÓCIOS DA NATUREZA DEVERÁ INDICAR ENTIDADE DA REGIÃO PARA OCUPAR A SUPLÊNCIA NO FÓRUM CATARINENSE DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS (FCMCG).

Ø      SE MANTIVER OS MESMOS ÍNDICES DE VISITAÇÃO ATUAIS, O NOSSO BLOG SOCIOAMBIENTALISMO CHEGARÁ A 35.000 MIL VISITAS ATÉ O FINAL DE ABRIL.

Ø      NOSSO OLHAR SOBRE OS MORROS DO PERÍMETRO URBANO DE ARARANGUÁ...

Ø      A MINUTA DO PLANO DIRETOR JÁ DEVERIA ESTAR NO PODER LEGISLATIVO PARA QUE POSSAM ANALISAR AS DIRETRIZES RESULTANTES DAS LEITURAS COMUNITÁRIAS E DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DO POVO DE ARARANGUÁ...

Ø      NESTA ELEIÇÃO O QUE MAIS ALMEJAMOS É O DEBATE POLÍTICO COM BASE IDEOLÓGICA DE NÍVEL.

Rio Araranguá em frente ao Morro Agudo,
tendo ao fundo o Morro dos Conventos

Ø      RELATO DO SEGUNDO DIÁLOGO SOCIAL PARA A RIO+20 E A CÚPULA SOCIAL REALIZADO NA UFSC DE ARARANGUÁ.

Ø      FORMAÇÃO DE QUADRILHA GERA POLUIÇÃO SONORA RESULTANDO EM BADERNA, QUE POR SUA VEZ ATENDE OS OBJETIVOS DE QUALQUER QUADRILHA, SEJA ELA QUAL FOR...

Ø      OSASCO / SP DECIDIU APLICAR MULTA DE R$ 6.450,06 EM VEÍCULOS TUNADOS PARA ACABAR DE VEZ COM A POLUIÇÃO SONORA NA CIDADE.

Ø      A EXPEDIÇÃO PELA MARGEM ESQUERDA DO RIO ARARANGUÁ EM TODA SUA EXTENSÃO DE APROXIMADAMENTE 40 KM

Ø      O DESCONHECIDO ENCANTO DA FALÉSIA DO LADO SUL DO MORRO DOS CONVENTOS...

Detalhe da Falésia sul do Morro dos Conventos

     AGUARDEM O FENOMENAL ENCANTO DE ILHAS E DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ!!!




CONVITE:O DOCUMENTÁRIO ‘’CICLOVIDA’’ SERÁ EXIBIDO AS 20:00 HORAS DO DIA 26 PRÓXIMO NO CAFÉ COM MISTURA, EM ARARANGUÁ, NUMA PROMOÇÃO DO CINE CLUBE.