20 março, 2012

ENCONTRO DA ÁGUAS DO RIO ITOUPAVA E MÃE LUZIA FORMANDO O RIO ARARANGUÁ


PRAIA MORRO DOS CONVENTOS 18.03.12
 foto tadeusantos
Cidadania Ambiental
AraranguáSC, 20 de março de 2012
(48 / 9985.0053 TIM)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens é uma atitude ecologicamente correta!

 (Publicado também todas terças na contracapa do jornal O TEMPO DIÁRIO)


Nota:
‘’Cidadania Ambiental’’ ESTRÉIA DIA 20.03.2012 NA ‘’CONTATO’’.

INÍCIO FORMAÇÃO DO RIO ARARANGUÁ 2012 - foto tadeusantos



ENCONTRO DAS ÁGUAS, DO LADO SUL COM AGROTÓXICO E DO NORTE COM CARVÃO...
Acompanhado do técnico Luiz Leme – colega de trabalho na FAMA procuramos um espaço no lado esquerdo do rio Araranguá para fotografar o ponto geográfico onde se encontram as águas do rio Mãe Luzia do lado norte e do rio Itoupava do lado sul. Já conhecíamos o local no lado direito, de propriedade do senhor Steckert. Do lado esquerdo é propriedade do senhor Ezio,  administrado pelo Lindomar Neguinho e seu Irmão. Os arrendatários se prontificaram a colocar a canoa no rio para que a gente pudesse fotografar, apesar do risco encaramos o convite entrando três numa canoa para dois. 
As fotografias não ficaram como se desejava, apesar do pôr do sol estar encantador, mas de qualquer forma valeu a investida, porque novas ideias surgiram depois que pedimos para que o agricultor colocasse um sarrafo pra gente se apoiar quando voltarmos para fotografar. A ideia é implantar uma espécie de mirante com palafitas, da mesma forma que os pesqueiros, porém com a devida e adequada proteção para que possibilite com segurança coletarmos água para análise e também para que escolas possam levar seus alunos a visualizarem a formação do rio Araranguá como parte da disciplina de educação ambiental.



‘’LIXO NÃO É MAIS LIXO’’
O lixo que não é lixo, pois lixo na concepção da palavra é tudo aquilo que não mais interessa ou serve ao consumo, enquanto que agora tudo é re-aproveitável ou reciclável. O Plano de Resíduos Sólidos tratará esta questão com muito carinho e responsabilidade, com a experiência do professor Assis Castilhos, do IF-SC de Araranguá.
Mas enquanto isso, falamos dos pequenos materiais jogados nas vias públicas, como papel, plástico e ‘xepa de cigarro’, por exemplo.  Ainda falta muita educação e sensibilização ambiental para fazer com que as pessoas mudem sua atitude na rotina do cotidiano. Em países desenvolvidos quando um pedaço de papel é jogado no chão (calçada/rua) o mal educado é advertido ou vaiado!!!



‘’ETE’’ DO ARROIO DO SILVA
AÉREA LAGOA DA SERRA - foto tadeusantos
Sempre defendemos a ideia de uma Estação de Tratamento de Esgoto - ETE no Arroio do Silva, por ser a obra mais necessária com condições reais de melhorar a qualidade de vida da população, de tornar uma cidade saudável e dar uma nova imagem ao turismo do município, porém a construção do empreendimento deve atender procedimentos de prevenção ecológica, principalmente porque sua instalação será em Área de Preservação Permanente – APP, o que é perfeitamente permitido quando se trata de obra de utilidade pública. 
EQUIPAMENTO DE UMA ETE
foto tadeusantos
Denúncia anônima à ONG Sócios da Natureza demonstra séria preocupação com o projeto da ETE do Arroio do Silva, que pelas informações obtidas pode vir a comprometer a integridade do sistema hídrico da Lagoa da Serra, do qual o Município de Araranguá faz captação de água para abastecimento público, da mesma forma que o Arroio do Silva. O risco estaria num canal que conduzirá o despejo do resíduo da água tratada para o rio Araranguá através do córrego que passa no CTG.
Entendemos que o Município de Araranguá deve se assegurar protegendo a integridade dos seus ecossistemas, se baseando no princípio da prevenção e da precaução, além do Impacto de Vizinhança, previsto na Lei 10.257/01 do Estatuto das Cidades.

PARABÉNS AOS BADERNEIROS!!!
Parabenizamos o retorno dos baderneiros, digo, dos que se acham disc-jóqueis e donos da cidade, que estão voltando a promover uma verdadeira desobediência civil nas vias públicas de Araranguá, com o incômodo som automotivo e as descargas alteradas. Uma beleza de droga!!!
OBS. TÁTICA DE PROPAGANDA NAZISTA FUNCIONA EM ARARANGUÁ: Não esquecendo ainda de parabenizar também as propagandas sonoras, principalmente àquela loja que mantém promoção durante o ano inteiro e se utiliza da mesma tática nazista (Goebbels) de todos os dias repetir incansavelmente na área central de Araranguá o nome do estabelecimento... Um absurdo, as pessoas terem que ouvir na marra todos os dias algo que não pediram para ouvir! Isto é uma flagrante agressão aos direitos do cidadão.


ENGAJAMENTO PARA REFLEXÃO
...interessante que tem gente que chega e percebe vazios no pedaço e criativamente propõem alternativas, porém esquece de verificar ações engajadoras semelhantes sendo trabalhadas e ou tentadas há mais tempo.



COMITÊ AMBIENTAL DO SUL DE SANTA CATARINA
Em reunião realizada no dia 15.03.12, em Criciúma, por iniciativa de integrantes da resistência contra a mineração na localidade de Santa Cruz em Içara e de lideranças socioambientalistas e sindicais de Criciúma, tendo também como convidados cidadãos afetados/atingidos por minas de carvão em atividade na região carbonífera e a presença da ONG Sócios da Natureza de Araranguá. 
Na ocasião foi aprovada a proposta de criação de um ‘’Comitê Ambiental da Região Sul de SC’’ para tratar dos conflitos gerados pela exploração e queima do carvão mineral e de apoio as fontes renováveis de energia. 
O grupo inicial pretende ainda ampliar a representatividade do Comitê Ambiental, convidando outros segmentos da sociedade civil organizada da região sul, com objetivo de fortalecer a luta pela preservação ambiental e pela devida aplicação da legislação, além de exigir respeito pelos direitos humanos.    
IGREJA DA BARRANCA - foto tadeusantos
TEMAS QUE ABORDAREMOS EM PRÓXIMAS EDIÇÕES:
·                                 CHEGARAM VÁRIAS CONTRIBUIÇÕES SOBRE A PROPOSTA DE CAMPANHA PARA REDUZIR O AVANÇO DAS RODOVIAS E COBRAR INVESTIMENTOS EM FERROVIAS, DESTACANDO A SUGESTÃO DE INCLUIR HIDROVIAS E OUTRA DE BUSCAR UM NOVO PADRÃO CIVILIZATÓRIO...

·                                 POR ORIENTAÇÃO DO PROF. SÉRGIO L. BOEIRA, ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DA UFSC, JEFFERSON E ADRIANO, NOS PROCURARAM BUSCANDO INFORMAÇÕES (TCC) SOBRE QUAIS ATIVIDADES PODERÃO AGREGAR OU MESMO SUBSTITUIR AS PLANTAÇÕES DA CULTURA DO FUMO EM ARARANGUÁ E REGIÃO.

·                                 PARQUES DE USINAS EÓLICAS EM ARARANGUÁ E REGIÃO DO EXTREMO SUL DE SANTA CATARINA PODERÃO EM BREVE SER UMA REALIDADE... AGUARDEM!!!

·                                 EVENTOS EM 2012 E 2013 NA REGIÃO PROMETEM DINÂMICA NAS DISCUSSÕES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS. NÓS TENTAREMOS A REALIZAÇÃO DO III EFAMuC EM 28 DE MARÇO DE 2013.

·                                 POUCOS ESTÃO PERCEBENDO A VITAL IMPORTÂNCIA DA MATA CILIAR DO RIO ARARANGUÁ E DAS LAGOAS. ALGUNS DESMATAM A VEGETAÇÃO AS ESCONDIDAS, ENQUANTO QUE OUTROS A QUEIMAM E MUITOS FAZEM DE CONTA QUE NÃO VÊEM.