31 janeiro, 2012

ACADEMIA DE LETRAS ARARANGUAENSE - ALA; 30 MIL VISITAS; ABRIGO NOS PONTOS DE ÔNIBUS; KAREM SUYAN; YATE CLUB; GRUPO FACE MORRO DOS CONVENTOS;

Cidadania Ambiental
 Araranguá – SC, 31 de janeiro de 2012.

(48 / 9985.0053 TIM)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!

(Publicado também todas terças na contracapa do jornal OTEMPO DIÁRIO)


ACADEMIA DE LETRAS ARARANGUAENSE – ALA

Ayres Koerig e João dos Pintos da Silva - TS2012
No dia 26 de janeiro de 2012 reuniram-se na Casa da Cultura de Araranguá diversas pessoas ligadas à literatura, que de uma forma ou de outra, tiveram suas obras escritas publicadas, destacando o lendário Ayres Koerig, o Nilton Matos Pereira, o João dos Pintos da Silva, o Antonio C. Spricigo, o Vaner L. Batista, a Léia Batista, a Karem Suyan, a Laís C. Souza, a Fernanda Guidi e Tadeu Santos pela publicação do livro MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO: IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS (em conjunto com a historiadora Juliana Vamerlati Santos). Ficou decidido pela participação na ALA a escritores de outros municípios do Vale do Araranguá, como forma de integração e fortalecimento da Academia. A abertura da primeira reunião para criação da ALA foi realizada pela nova Secretária da Educação e Cultura Rosângela M Casagrande, sob a coordenação do Diretor de Cultura Jair Anastácio. Presentes ao ato a psicóloga Silvana Guggis, o artesão Mário F Silva, o historiador Daniel Vieira e a produtora Liliane Souza.
OBS. Mais informações a ALA acesse http://www.aletrasa.blogspot.com/



NOSSOS BLOGS ATINGIRAM 30.000 MIL VISITAS

Muito nos honra ter atingido a marca de 30.000 mil visitas nas páginas dos nossos blogs e quase cinco mil visitas no nosso perfil, demonstrando assim que muitas pessoas se interessam pelo que a gente escreve, tornando ainda mais gratificante o ato de escrever. Estas visitas são espontâneas e voluntárias, pois não fizemos divulgação, além da publicação das colunas semanais no Jornal O Tempo Diário e numa lista de e-mails. Vários sites de renome nacional também vez ou outra publicam nossos artigos, basta conferir no Google (Os dados estatísticos citados são do Blogger).
OBS. Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!




Modelo de abrigo de Curitiba
ABRIGOS NOS PONTOS DE ÔNIBUS

O ponto de ônibus é um local intermediário para os usuários do transporte coletivo que deve sempre merecer atenção da municipalidade, mantendo-o seguro e confortável aos cidadãos que ali esperam o ônibus, tanto para ir ao trabalho ou voltar para casa ou mesmo para o passeio.

Se a administração municipal tem dificuldades em mantê-los adequadamente, deveria então motivar as empresas de ônibus a conservá-los, considerando que o conforto dos passageiros usuários deve ser do interesse das empresas, pois a boa qualidade do transporte coletivo motiva o cidadão a andar de ônibus, daí então a necessidade de também proporcionar abrigos com estruturas atraentes e limpas, bem iluminadas e com lixeiras ecologicamente corretas.

A parceria público/privada quando bem elaborada e aplicada de forma transparente pode produzir benefícios ao coletivo, com vantagens aos empreendedores. A questão dos abrigos nos pontos de ônibus, como tantas outras obras ou equipamentos de uso público, devem ser incentivados para a melhoria da qualidade de vida da população.


KAREM SUYAN CLEZAR BORGES
Karem Suyan C Borges
A conterrânea cidadã Karem Suyan Clezar Borges é uma das mulheres da região sul de SC que se pode classificar como uma respeitável ativista política. Filha de pais e avós políticos e tendo também seu esposo de origem de família de políticos. Foi candidata à prefeita de Praia Grande em duas eleições e atualmente tem uma coluna semanal de conteúdo em um órgão da mídia regional. Performance pessoal resultante de uma experiente trajetória jornalística e artística, tanto no teatro quanto no cinema, além de ser uma exemplar educadora da rede estadual de ensino e promissora escritora, tanto que participou da formação da Academia Araranguaense de Letras - AAL.


FSM 2000 E 2005 
Toda a coordenação da ONG Sócios da Natureza esteve no 1º Fórum Social Mundial - FSM realizado em 2000, em POA. Alugamos uma van e ficamos acampados na beira do rio Guaíba. Como convidado palestrante estive em 2005, abordando o impacto do carvão em nossas vidas, quando apresentamos os líderes da resistência de Santa Cruz / Içara e num outro momento participei de uma mesa sobre eventos extremos (furacão Catarina) representando o Brasil, conforme foto em anexo.
OBS. Pelo visto a grande sacada do FSM que encerrou, foi a declaração da presidente Dilma, de que o Código Florestal ''não será o texto dos sonhos dos ruralistas''. ''Isto, porém, não significa que o Código será perfeito, mas sinalizou que não sancionará do jeito que está''. A preocupação é a quantidade reduzida de público que poderá ser um reflexo para a Rio+20, é preciso ser repassado o formato do FSM de acordo com um dos seus organizadores, pois a média dos eventos anteriores é de 150 mil participantes, enquanto que nesta edição compareceram apenas 30 mil pessoas.


YATE CLUB MORRO DOS CONVENTOS
O Yate Clube foi fundado no início da década de 1960, por ilustres araranguaenses e veranistas do Morro dos Conventos, é uma das associações de lazer mais conceituadas do município de Araranguá e região, com a realização de eventos e shows históricos, mas é a promoção das festas de carnaval que mais se destaca, inclusive promovendo uma festa específica para crianças. Sua piscina é aberta ao público sob uma pequena taxa de manutenção e o ancoradouro junto ao rio é de uso publico, qualquer visitante pode utilizar para colocar sua embarcação náutica no caudaloso rio Araranguá. Toda a flora, fauna e dunas inseridas em sua extensão territorial são cuidadosamente protegidas. Um dos integrantes da diretoria tem ao longo dos últimos 15 anos disponibilizado sua lancha para expedições de estudo no Rio Araranguá ou para matérias de divulgação turística, além de sempre encarar a violência das águas no salvamento de flagelados das cheias que frequentemente ocorrem no Rio Araranguá, apoiando a Defesa Civil, Prefeitura e o Corpo de Bombeiros, por exemplo.


MUTILAÇÃO DE ÁRVORES NO CENTRO DE CRICIÚMA
O repentino corte de árvores nativas no centro de Criciúma causou revolta e indignação em muita gente (No Facebook já deve ter rolado centenas de manifestações), já aqui em Araranguá o corte dos exóticos pinus eliottis para substituir por árvores nativas foi de certo modo aceito pela população. Propomos na ocasião, como medida compensatória, a criação de um pequeno bosque no Jardim Alcebíades Seara formado exclusivamente de Mata Atlântica. A idéia foi acatada pelo Sec. Leonardo da SEPLAN, que prometeu incluir na revitalização do jardim da Praça Hercílio Luz.
  

IGNORÂNCIA, IMPUNIDADE OU IMUNIDADE?
Porque alguns motoristas disc-jóqueis ainda continuam a circular pelas vias públicas emitindo som em altíssimo volume no período da manhã, da tarde, da noite e da madrugada? Os proprietários de camionetas de cor amarela, cinza, branca, preta são os principais, mas outros tipos de veículos também transitam aqui no perímetro urbano, perturbando o sossego alheio e na praia do Morro dos Conventos colocando em risco a segurança dos banhistas. Seriam estes meliantes ignorantes, impunes ou imunes?


GRUPO FACE ''MORRO DOS CONVENTOS'' CRIADO PELO RODOLFO NICOLAZZI PHILIPPI
O grupo Morro dos Conventos no FaceBook, criado pelo Rodolfo Philippi, tem provocado construtivos debates sobre um pouco de tudo que acontece no balneário do Morro dos Conventos, um santuário ecológico que foi carinhosamente lapidado pela natureza. Registra-se que nesta pequena escala do tempo, nestes últimos duzentos milhões de anos os últimos inquilinos não estão tratando-o adequadamente. Temos tentado sensibilizar as pessoas para a importância da preservação deste riquíssimo, mas delicado ecossistema, mas não é fácil... Agradeço por ter me convidado, pois tive a oportunidade de fazer e provocar várias manifestações de cunho socioambiental que poderão ainda resultar em benefícios à biodiversidade.



IGREJA MATRIZ DE ARARANGUÁ
Foto Tadeu Santos
Jan 2012

Igreja Matriz em Araranguá - TS2012
                                                                             

UMA PERGUNTA QUE SURGIU COM O EPISÓDIO DA INTERDIÇÃO DA PONTE DA BR-101: A balsa que faz a travessia do rio Araranguá deveria fazer o transporte dos veículos como um serviço de utilidade pública da mesma forma que fosse uma ponte, ou seja, um equipamento público!!!










OBS.
AGRADECEMOS A TODOS QUE ACESSARAM NOSSOS BLOGS E REAFIRMAMOS QUE ESTAREMOS SEMPRE À DISPOSIÇÃO PARA CONTRIBUIR, ESCUTAR, ORIENTAR, APRENDER COM A ÉTICA, OU SEJA, SER PARCEIRO NA EMPREITADA DA DIFÍCIL  MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO ECOLÓGICO E POR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA TODOS.