07 fevereiro, 2012

LECIAN SLOVINSKI; RETIRADA DE SEIXOS; TRAUMA ELEITORAL; VIOLÊNCIA COTIDIANA; ÁGUA DE MINA; ESTRANHO NEVOEIRO; LIXO ; PONTE PÊNSIL DA BARRANCA...

Shine - TS2012
E este parceiro aí ao lado é o Shine, convive pacificamente com nós desde 2000...



Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 07 de fevereiro de 2012.
(48 / 9985.0053 TIM)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.
Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada.
O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!

(acesse o blog para ler na integra e visualizar as fotos)
www.tadeusantos.blogspot.com
(Publicado também todas terças na contracapa do jornal OTEMPO DIÁRIO)



EX-DEPUTADO LECIAN SLOVINSKI
Em primeiro plano Leonardo Tiscoski, Sandro Maciel e Lecian Slovinski - TS2012
No dia 03 de fevereiro de 2012 estava em Florianópolis a serviço da
administração municipal,
em função da fixação da Foz do Rio Araranguá e tive a honra de acompanhar o Sandro Maciel e o Leonardo Tiscoski a uma inesperada visita ao ex-deputado Lecian Slovinski em sua residência (perto do banco redondo), onde fomos cordialmente recebidos pelo advogado de 93 anos, que em 1948 instalou escritório em Araranguá e dois anos depois se elegeu deputado estadual pelo antigo PSD. Na época o saudoso araranguaense Affonso Guizzo era o deputado da região pela antiga UDN. A louvável iniciativa do Sandro de certa forma resgata um pouco da história de Araranguá e região, pois além de ficar lisonjeado com a visita do vice-prefeito de Araranguá e de um conterrâneo polonês Tiscoski, lembrou de vários nomes de pessoas como do lendário praia-grandense Abel Esteves de Aguiar, entre outros e espontaneamente perguntou sobre o Desvio de Araranguá, além de outras declarações do qual foram devidamente registradas por mim, e, vislumbrou a possibilidade de vir a Araranguá, numa visita previamente agendada, quem sabe até uma especial homenagem ao ilustre político.

RETIRADA DE SEIXO NOS RIOS É ILEGAL
A retirada de seixos do leito dos rios a montante das bacias do Araranguá, Mampituba, Urussanga e Tubarão nunca foi uma preocupação da ONG Sócios da Natureza, até porque é uma atividade licenciada pela FATMA, mas devido a intensa quantidade de reclamações e denúncias passaremos a monitorar os procedimentos técnicos da retirada do seixo ou cascalho, já que os órgãos fiscalizadores não o fazem, proporcionando as prefeituras e empresas abusarem da permissão emitida pelas licenças, que passam então a serem irregulares para não dizer ilegais. Além do impacto ambiental que causa aos recursos hídricos e aos ecossistemas da flora e da fauna, coloca em risco a segurança das comunidades ribeirinhas a jusante, pois altera significativamente a dinâmica das águas que consequentemente interfere nas cheias, que são comprovadamente violentas nas citadas bacias.


TRAUMA MULTA ELEITORAL
Se eu não tivesse sido injustiçado com aquela multa eleitoral de 2005 que resultou em dois boletos bancários mensurados em dez mil cada um (que não tenho condições de pagar), eu até que publicaria minhas anotações com o olhar socioambiental sobre a dinâmica da política partidária de Araranguá e região, mas confesso que fiquei confuso em relação a minha liberdade de expressão neste país, afinal eu apenas havia manifestado minha opinião como cidadão apartidário sobre o desenvolvimento socioambiental do município de Araranguá, com a implantação da UFSC e do IF-SC, com a retomada do Plano Diretor, com o saudável projeto de coleta e tratamento de esgoto e os desdobramentos da Duplicação da BR-101.




QUANDO IRÁ ACABAR A VIOLÊNCIA?
Infelizmente e bem provável que este macabro cenário de violência irá continuar enquanto o homem habitar este planeta, considerando que tem sido assim ao longo de todas as civilizações, umas com mais violência outras com menos. Também se percebe que existem diferenciações nos índices que apontam a ocorrência de guerras, criminalidade e outras formas de brutalidade, de acordo com a região e país, a cultura, a religião e o sistema político. A violência tanto pode ser física quanto psicológica, mas a que mais mata é a brutal agressão cometida entre humanos e de humanos contra animais. O Estado de Santa Catarina tem apresentado casos de violência extrema contra pessoas inocentes e indefesas, da mesma forma contra animais domésticos. Como mudar esta trágica tendência é o questionamento que fazemos ou apenas provocamos para reflexão!



ÁGUA DE MINA NO RIO ARARANGUÁ
Mina de carvão e o cão - foto cedida pelo Jairo Viana
Nos dias 24, 25, 26 e 27 de janeiro deste, constatamos e registramos uma intensa quantidade de argila em suspensão no leito do Rio Araranguá. Não sabemos afirmar qual a origem do fenômeno, se é resultante de áreas agricultáveis ou de bacias de decantação de minas de carvão. A identificação só pode ser feita pelo IPAT da UNESC, o que dificulta para nós que não temos recursos. A contaminação do Rio Araranguá não é apenas um problema ambiental, mas um imenso prejuízo econômico e social ao município de Araranguá, pois além de comprometer a pesca pela alta acidez resultante do baixo pH, sua água é imprópria para o abastecimento humano, impossibilitando o SAMAE de fazer captação do seu caudaloso curso d’água por um período indeterminado, de acordo com estudos da UFSC. E as lagoas e açudes de Araranguá tendem a assorear de forma natural, porém este processo está sendo acelerado pela ação antrópica.


TEMAS QUE PODERÃO SER ABORDADOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:


 SEPLAN RETOMA DISCUSSÕES DO PLANO DIRETOR SOBRE TEMAS DIVERSOS (JAZIDAS MINERAIS, CEMITÉRIOS, POLUIÇÃO SONORA, ANIMAIS INDÔMITOS, TRANSPORTE COLETIVO E OUTROS) QUE SÃO COMPLEMENTARES A MINUTA EM ANÁLISE NA PROCURADORIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ.


 CARRETAS E CAMINHÕES BAÚ DESOBEDECEM A PLACA DE ESTACIONAMENTO PROIBIDO NA PRAÇA DO RELÓGIO DO SOL NA ENTRADA DA CIDADE. UM ABSURDO!


 NEM O DNIT E NEM AS EMPREITEIRAS IRÃO CONSERTAR AS IRREGULARIDADES E OS DEFEITOS DA OBRA DE DUPLICAÇÃO DA BR-101, PORQUE O ‘’LUCRO’’ ESTÁ ACIMA DA QUALIDADE (CONFORTO E SEGURANÇA) DA RODOVIA!!!


 PROCESSO DA FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ AVANÇA MESMO COM A MAGNITUDE E COMPLEXIDADE DO EMPREENDIMENTO. A EQUIPE TÉCNICA DAS EMPRESAS CONTRATADAS ESTÁ PROCURANDO APONTAR A ALTERNATIVA DE ENGENHARIA MAIS VANTAJOSA PARA A EXECUÇÃO DA OBRA...


 O QUE FAZER SE A POPULAÇÃO CONTINUA A JOGAR LIXO NA NATUREZA? NAS VIAS PÚBLICAS, NO RIO ARARANGUÁ E NAS LAGOAS, COMO TAMBÉM NA PRAIA DO MORRO E DO ARROIO.
(Foto da bola de lixo foi copiada da internet)
 A POLÊMICA SOBRE O USO DAS SACOLAS DE PLÁSTICO NO COMÉRCIO, MAS PRINCIPALMENTE NOS SUPERMERCADOS...


Nevoeiro na Caetano Lummertz - TS2012
 O ESTRANHO NEVOEIRO MARÍTIMO QUE ADENTROU O CONTINENTE NUM TRECHO DE 15 KM NO SÁBADO A TARDE, DIA 04/02/2012. EU NUNCA HAVIA PRESENCIADO ESTE FENÔMENO, NÃO SERIA MAIS UM DESEQUILÍBRIO CLIMÁTICO???


(Fotos Tadeu Santos - Fevereiro de 2012)
Meninas passando pela ponte pênsil da Barranca
    



 DEPOIS DE CONCLUÍDA A PONTE DE CONCRETO DA BARRANCA, O TRÂNSITO DE MOTOS DEVERÁ SER PROIBIDO NA PONTE PÊNSIL. NO DOMINGO PRESENCIEI CENAS DE REVOLTA DE PEDESTRES COM OS MOTOQUEIROS PASSANDO EM VELOCIDADE NO ESTREITO TRECHO DA PONTE. UM CIDADÃO COMENTOU QUE TEM PESSOAS QUE NÃO PASSAM MAIS NA PONTE POR CAUSA DAS MOTOS, QUE PODEM ATROPELÁ-LAS E PORQUE A PONTE BALANÇA MUITO.