03 março, 2011

OSCAR SEM MELHOR FILME e outras da CIDADANIA AMBIENTAL 01.03.2011

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 01 de março de 2011



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude,

estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com




OSCAR SEM MELHOR FILME (escrito antes do resultado)

O OSCAR de hoje, domingo, não deveria dar a estatueta de melhor filme para nenhum dos que dez que concorrem, já que nenhum deles tem status e glamour para tanto, isto já vem ocorrendo desde 2000.

Porém, algum levará o Oscar, que então fique entre o Cisne Negro, o Discurso do Rei e o Vencedor. Quanto aos outros prêmios torcerei pelo Colin Firth como ator principal e a Natalie Portman como atriz principal. Para ator coadjuvante ao Christian Baile e atriz coadjuvante a Hailee Steinfeld. Melhor fotografia ao Cisne Negro, melhor roteiro original ao Vencedor e melhor filme estrangeiro ao Biutiful.

OBS. Para o próximo ano fica a sugestão à gerência do Hotel Morro dos Conventos, de promover a entrega do OSCAR na íntegra desde às 21:00 hrs, exibindo num telão acompanhado de outras atrações.


EDI BALODI E O ‘’MORRO, POR TI DE AMORES’’

A vernissage do Edi Balodi, no espaço do Hotel Morro dos Conventos na sexta dia 25, estava bem prestigiada com uma significativa presença de público, destacando o Mariano Mazzuco e o Sandro Maciel, além da também artista Dona Olguinha Pacheco, entre tantas outras expressivas personalidades araranguaenses. Fica aqui, porém, uma observação: parece que os araranguaenses não são muito adeptos das artes que valorizam a cultura local, simpatizam mais com shows de pagode e outras variedades que lotam os imensos espaços da cidade. Se eu tivesse recursos compraria todas as artes que estavam à venda, mas...

Na ocasião o assunto de se formar uma confraria pra se conversar sobre artes em geral e ideologias, foi mais uma vez levantado ao encontrar-me com pessoas que mantinha contato apenas pela internet. Quem sabe ainda a gente consiga definir num breve espaço de tempo um grupo inicial que seja motivador desta necessária ousadia, afinal a antropóloga Margaret Mead tem toda razão quando afirma que: "Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos preocupados e comprometidos possam mudar o mundo; de fato é só isso que o tem mudado".


CFCA

A entidade ambientalista OCA Brasil, coordenada pelo amigo e conselheiro do CONAMA Lamberto Wilis, foi eleita para a Câmara Federal de Compensação Ambiental (CFCA) com expressiva votação sobre os concorrentes. Esperamos e iremos cobrar do mesmo a alteração do decreto que modificou o artigo do SNUC que determinava o mínimo de 0,5 % a compensação ambiental sobre o valor do empreendimento. O Decreto nº 6.848/2009 assinado pelo presidente Lula no seu artigo 31-A, além de acrescentar ao Decreto 4340/2002, contraria o sentido do parágrafo primeiro do artigo 36 da Lei 9.985 de 18/07/2000, estabelecendo o máximo em 0,5% para a compensação ambiental de qualquer empreendimento.


MORTE PREMATURA

Notícia triste o prematuro falecimento do Bruno (16 anos), filho do Valdecir Dé Cesconetto que morreu em virtude de um violento acidente de carro em Concórdia, quando voltavam de férias. Esta trágica inversão cronológica da vida talvez seja a mais infeliz de todas, pois a lógica natural das coisas é que os filhos que devem enterrar os pais. OBS. O Dé foi um dos mais influentes parceiros na construção da FAMA e COAMA. Atualmente é o ‘’braço direito’’ do prefeito Antônio de Faveri de Jacinto Machado.


PROBLEMA DO LIXO

A semana passada circulou na rede e em alguns jornais um artigo da advogada ambientalista Ana Echevenguá do Instituto Eco&Ação de Florianópolis abordando a questão do lixo em Araranguá. Denuncia ela sob o título ‘’Historinha (pra boi dormir) sobre o lixo de Arroio do Silva’’: Sabem qual é a “destinação correta” do lixo de Arroio do Silva? Vai tudo pro ‘pátio do vizinho’; pra Araranguá. Prum lixão da iniciativa privada que – no papel – tem o nome pomposo de ‘centro de reciclagem’, construído em cima do antigo lixão de Araranguá (que, até hoje, não foi recuperado). Esta “destinação correta” custa bem baratinho. Parece que é coisa de sessenta real a tonelage. Tudo oficializado num processo de licitação. O ‘centro de reciclagem’ é dessa Preservale, que tá distribuindo as lixeiras. Pra empresa, o projeto é ótimo. O pessoal vai lendo os folders, çiconscientizando e o lixo das lixeirinhas será enviado pro lixão. A regra do jogo da Máfia do Lixo é: quanto mais lixo passa na balança do lixão, mais dinheiro no bolso do dono deste. É lixão? É. O caso tá na Justiça. Mas, a Preservale tem a licença da FATMA, o órgão estadual que abençoa a maior parte dos crimes ambientais que aqui ocorrem. Só não entendo uma coisa: por que o morador de Araranguá aceita isso passivamente?

Respondemos de forma contestatória a Ana Echevenguá que Araranguá não está aceitando isso passivamente, pois estamos debatendo esta questão do lixo como de qualquer outra ação que cause impacto ambiental aos recursos naturais na formulação do Plano Diretor, que tão logo a FAMA seja definitivamente implantada passará a fiscalizar ativamente qualquer irregularidade que comprometa a preservação do meio ambiente e será pauta, em breve, na elaboração do Projeto de Saneamento Ambiental, além de várias denúncias que tomamos conhecimento das quais foram formuladas junto a FATMA, porém sem resultado já que a mesma licenciou o empreendimento.


Na próxima edição abordaremos:

OBSERVATÓRIO DO CLIMA EM ARARANGUÁ

DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL SECRETO

LIBERDADE TAMBÉM AO POVO CUBANO

AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DO PLANO DIRETOR

BARULHO, DROGAS E VIOLÊNCIA