15 março, 2011

MORRO DOS CONVENTOS COMEÇA A MUDAR - Cidadania Ambiental 09.03.2011

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 09 de março de 2011


Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude,

estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com



MORRO DOS CONVENTOS COMEÇA A MUDAR

Já se percebe uma dinâmica e envolvente movimentação no balneário do Morro dos Conventos, algo mudou depois da nova administração do Complexo do Morro dos Conventos. É preciso manter o pique de forma a transformá-lo no mais atraente ponto turístico da região, interligando com as outras belezas naturais do Sul de Santa Catarina, daí a urgente necessidade de planejamento do qual já foi manifestado no documento ‘’O DESENVOLVIMENTO DE ARARANGUÁ E A REGIÃO DA AMESC’’ e a recente ‘’CARTA DO MORRO DOS CONVENTOS 2011’’ elaborada por vários segmentos preocupados com o desenvolvimento da região do Extremo Sul de SC.


OBSERVATÓRIO DO CLIMA


Não é porque a natureza deu uma pausa na ocorrência dos eventos extremos do clima aqui na região epicentro do furacão Catarina, que teremos que cruzar os braços achando que não mais acontecerão desgraças com transtornos sociais e prejuízos econômicos. Um projeto internacional está pra ser anunciado em breve que contempla esta preocupação, tendo como sede a Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá. Por outro lado, esperamos que o Secretário Heriberto Schmidt da 22ª SDR retome as negociações para a implantação do GTC que era para ter acontecido em março de 2010, mas infelizmente por motivos aparentemente políticos foi cancelado, depois de data marcada com envolvimento do CGBHRA, AMESC e da ONG Sócios da Natureza que estava mediando a vinda dos técnicos da FAPESC para iniciar as conversações.


LIBERDADE também AO POVO CUBANO

E o povo do Oriente Médio finalmente está se libertando das amarras ditatoriais em grande parte iniciadas nas décadas de 1970 e 1980. Tomara que reflita nos corações e mentes dos cubanos esta garra libertária e retirem a realeza Castro no poder há mais de 50 anos. Simpatizamos com uma Cuba mantendo as mesmas características políticas e culturais, porém livre.


PLANO DIRETOR DE ARARANGUÁ


A segunda e a terceira audiência pública do Plano Diretor apresentou público menor que a primeira, quando houve presença satisfatória da população, mesmo assim as discussões avançam de forma a buscar o melhor entendimento na elaboração do documento final a ser enviado ao Poder Legislativo. Tentamos transferir a próxima audiência para o centro como, por exemplo, ao salão paroquial da igreja matriz ou ao Grêmio Fronteira, mas a proposta não foi aceita. Porém existe possibilidade das seguintes acontecerem em outros bairros, o que seria geopoliticamente correto.


CADERNO DO EDUCADOR AMBIENTAL DAS BACIAS DOS RIOS ARARANGUÁ E URUSSANGA.


Recebi um exemplar do ‘’Caderno’’ em mãos da Rose para repassar à FAMA, já que o da ONG Sócios da Natureza receberemos através do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá / CGBHRA. O Caderno do Educador Ambiental é resultante do Projeto PIAVA SUL coordenado pela Rose Adami e a Yasmine Cunha da UNESC e pela Beate Frank da FURB. É uma espécie de diagnóstico apontando como estão sendo usados os recursos hídricos das bacias, que servirá também de base para a elaboração do Plano de Bacias.

Um significativo trabalho que deveria ser distribuído em toda a rede de ensino das referidas bacias, como também às secretarias de meio ambiente e agricultura de todas as prefeituras, além de sindicatos e associações. Somente com informações sérias e idôneas poderemos sensibilizar os corações e mentes dos degradadores do meio ambiente que insistem em explorar os recursos naturais em nome do desenvolvimento in-sustentável.


Assuntos que poderão ser abordados nas próximas edições:


Ø A NOVA PONTE DE CONCRETO LIGANDO A BARRANCA E O CENTRO E AS CONSTRUÇÕES IRREGULARES DO PARAGUAI QUE CONTINUAM ÀS MARGENS DO RIO ARARANGUÁ.


Ø A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO SOBRE O DESVIO DA DUPLICAÇÃO EM ARARANGUÁ, O ÚNICO EM TODO TRECHO, SE BEM QUE PAÇHOÇA, SÃO JOSE E BIGUAÇU ESTÃO TAMBÉM REIVINDICANDO UM SUPER DESVIO.


Ø A REVITALIZAÇÃO DO JARDIM DA PRAÇA ALCEBÍADES SEARA É NECESSÁRIA E URGENTE, PORÉM NÃO CUSTA NADA PRIMEIRO OUVIR A OPINIÃO DA POPULAÇÃO. CERTAMENTE HAVERÁ POLÊMICA, MUITA POLÊMICA!!!


Ø JÁ ESTÁ QUASE PRONTA A USINA EÓLICA IMPSA PARA GERAR 92 MW DE ENERGIA LIMPA EM BOM JARDIM DA SERRA, DISTANTE 50 KM DA JORGE LACERDA COM 856 MW GERANDO ENERGIA SUJA EM CAPIVARI DE BAIXO.


Ø ESTÃO DETONANDO COM A FAIXA DE GRAMA IMPLANTADA NO MEIO DAS CALÇADAS DAS AVENIDAS PROJETADAS PELO ENG. MESQUITA, UMA CARACTERÍSTICA ÚNICA NA REGIÃO.


Ø É PROIBIDO ESTACIONAR CAMINHÕES NA PRAÇA TRIANGULAR DO RELÓGIO DO SOL NA CIDADE ALTA, MAS...