02 novembro, 2010

Cidadania Ambiental - 03 de novembro de 2010.

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 03 de novembro de 2010



Ao nosso modo, com um outro olhar e uma outra atitude,

estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com







ENTREVISTA CONCEDIDA A EQUIPE DE PESQUISA DA UDESC SOBRE ARARANGUÁ.

A pesquisadora, Prof. Neres de Lourdes Bitencourt da UDESC e as bolsitas Tally Mansur e Kellen Centenaro nos entrevistaram por quase três horas no dia 29 de outubro formalizando um total de 83 perguntas sobre o município de Araranguá, diga-se não apenas sobre questões ambientais. O trabalho faz parte do PROGRAMA DE MESTRADO EM PLANEJAMENTO TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL - MPPT. O questionário foi aplicado conforme carta apresentação da Coordenadora Maria Paula Casagrande Marimon para ‘’pessoas-chave’’ que trabalham nas instituições públicas e que têm alguma atribuição direta ou indireta e/ou informações sócio-ambiental sobre a área citada, como o Secretário de Educação Alexandre Rocha. Representantes da sociedade civil também foram entrevistados como o Adeirde Lemos, Presidente da Colônia de Pesca Z-16 de Ilhas. Confesso que vacilei em três perguntas, mas respondi com firmeza e conhecimento de causa as demais. Sugeri ao final que quando concluído o trabalho, procurem a Administração Municipal para realizar impressão com o objetivo de distribuir a rede de ensino do município, pois se finalizado conforme a nossa expectativa, será de grande auxilio a pesquisa e outras fontes de estudo sobre o nosso glorioso município.



ONGSN PARTICIPA EM FPOLIS DE CAPACITAÇÃO SOBRE PROJETOS DO FNMA.

Como conselheiros do Fundo Nacional do Meio Ambiente FNMA (Tadeu e Arivaldo de Curitiba), participamos de oficina nos dias 26, 27 e 28 de outubro aos representantes das instituições e entidades privadas da região sul (SC, RS, PR) que tiveram seus projetos inscritos na Demanda Espontânea de 2010. A oficina ocorreu em um hotel de Ingleses, onde as normas do FAÇA PROJETO e do SICONV foram adequadamente aplicadas pelos competentes técnicos Paulo Cunha, Hugo Braz e Luis Valois do FNMA de Brasília. De quase 500 projetos inscritos de todo o país, chegaram apenas 110 no Conselho Deliberativo (do qual fazemos parte), de onde classificamos 50 projetos para competirem até abril de 2011 aos 10 finalistas que serão contemplados com R$ 300.000,00 cada um, democraticamente distribuídos dois para cada região do Brasil, sendo um para a temática do Manejo da Biodiversidade com Base no Desenvolvimento Comunitário e outro para Recuperação Florestal de Áreas Alteradas e Degradadas (Especificamente aquelas localizadas em nascentes cujo manancial esteja sendo utilizado no abastecimento humano)



A FANTÁSTICA CAPACIDADE DO SER HUMANO.

Por que um ser humano é mais inteligente que outro? Ser mais belo ou mais baixo resolve alguma coisa? Acho que não, mas o QI sim. Porém o que vale é o perfil da personalidade de cada um, ser ético em todas as faces. Sabemos que na historia da humanidade existiram os abençoados como Jesus Cristo, Mozart, Gandhi, Einstein, Thomas Edison, Marx, Chaplin, Charles Darwin, Victor Hugo, Leonardo da Vinci e tantos outros, como também temos conhecimento da imensa quantidade de loucos idiotas que habitaram este planeta e que deixaram um legado de ódio e ambição em seus descendentes. Mas o que me fascina é a capacidade do cidadão comum, daquele que consegue apreender com mais facilidade as complicadas coisas da vida ou aquele que tem sensibilidade para com o despreparo de seus semelhantes. Porém, no frigir dos ovos, penso que todos tentam mesmo é buscar a felicidade que deve ser a paz e a tranquilidade consigo mesmo, com seus familiares e amigos.



IV ENCONTRO NACIONAL SOBRE JUSTIÇA AMBIENTAL NO RIO DE JANEIRO

Participaremos nos dias 03, 04 e 05 de novembro, no Rio de Janeiro, do IV ENCONTRO NACIONAL DA REDE BRASILEIRA DE JUSTIÇA AMBIENTAL (RBJA). Questões relacionadas à MATRIZ ENERGÉTICA e MUDANÇAS CLIMÁTICAS certamente serão as temáticas que mais abordaremos no GT de ARTICULAÇÃO, MINERAÇÃO E SIDERURGIA. Na próxima semana falaremos sobre mais esta participação da ONG SÓCIOS DA NATUREZA.



CURIOSIDADE E PREOCUPAÇÃO ELEITORAL:

Uma significativa parcela da população votante deste país, equivalente a 36 milhões de eleitores (abstenções, nulos e brancos), não votaram nem na Dilma (que levou 55.700 milhões) e nem no Serra (com 43.700 milhões de votos), ou seja, mais de ¼ dos eleitores brasileiros. Grande parte das abstenções são de pessoas que trabalham em horários incompatíveis com o da votação, outros porque viajam a trabalho, mas uma considerável quantia saiu pra passear. É preciso rever a dinâmica da eleição possibilitando o direito a todos votarem, tanto os que trabalham, quanto aos que passeiam. Se existem 135 milhões de eleitores, seria uma beleza democrática se o eleito conseguisse a metade dos votantes mais um, ou seja, obtendo então 67.5 milhões de votos, por exemplo.

Uma outra questão a ser analisada pela ciência política é a imensa quantidade de votos que o Serra recebeu a mais que a Dilma em SC, que possivelmente eram da Marina/PV. O significativo “descarregamento” ocorreu não apenas em Santa Catarina, mas no RS e PR atingindo uma média em torno de 80%. Em SC a Marina obteve 507.017 mil votos, que migraram para o Serra e que no primeiro turno havia conquistado 1.658.161 e agora 2.030.135 mil votos, enquanto que a Dilma havia conquistado 1.402.566 no primeiro turno e agora recebeu apenas 1.556.226 votos, ou seja, o maior percentual migrou para o Serra.



OBS. Então se a Marina/PV tivesse declarado apoio ao Serra a situação poderia ser outra?





OBS. COMISSÃO PRÓ-COMITÊ MAMPITUBA ESTEVE REUNIDA NO DIA 25 DE OUTUBRO NA SEDE DA AMESC, EM ARARANGUÁ. A EXPECTATIVA É GRANDE EM RELAÇÃO À DEFINITIVA IMPLANTAÇÃO DO COMITÊ NO PRÓXIMO ANO.