29 outubro, 2010

CIDADANIA AMBIENTAL 27/10/2010

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 27 de Outubro de 2010



Ao nosso modo, com um outro olhar e uma outra atitude, estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com





E A DROGA DA POLUIÇÃO SONORA?

Contamos com a determinação da Promotora de Justiça Dra. Cristine Luz para a urgente realização de uma audiência pública sobre poluição sonora na Comarca de Araranguá objetivando a implantação do Programa Silêncio Padrão do Ministério Público Estadual. O empenho da Polícia Militar não é suficiente para controlar os baderneiros sonoros que acham que as avenidas e ruas de Araranguá e Arroio do Silva são suas pistas de exibicionismo, numa clara demonstração de alegria etílica ou química.



EXEMPLAR LIMPEZA DO RIO ARARANGUÁ PELOS ALUNOS DO IF-SC

Só não participei da jornada no Rio Araranguá com a turma da professora Naiane do IF-SC porque estava em Brasília. Tínhamos proposto ao Rogério Pessi, Secretário da Agricultura e Meio Ambiente da PMA no Dia Mundial do Meio Ambiente a realização de debate público e a montagem de uma escultura com o lixo coletado no Rio Araranguá. A escultura/monumento teria dez metros de altura e deveria ficar em exposição durante uma semana em um local estrategicamente adequado para tal ousadia, objetivando provocar a manifestação de que ali não era local de colocar lixo, quando então a resposta seria de informar que no rio também não é lugar para jogar lixo.



LEMBRANÇAS (Remember me) COM ROBERT PATTINSON E EMILIE DE RAVIN TENDO COMO COADJUVANTES CHRIS COOPER, LENA OLIN E PIERCE BROSNAN. ME SURPREENDEU. UM FILME BEM EDITADO, FOTOGRAFADO E UMA HISTÓRIA SEM PRETENSÕES, MAS DELICADO E CATIVANTE. UM DETALHE NO FINAL É INESPERADO.



CT DE ATIVIDADES MINERÁRIAS, ENERGÉTICAS E INFRA-ESTRUTURA (CTAMEIE)

No dia 20/10/2010 assumimos (ONG-SN) a Vice Presidência da CTAMEIE tendo o Ministério de Minas e Energia (MME) na Presidência. Está em discussão uma série de encaminhamentos propondo alterações na matriz energética brasileira, desde os licenciamentos passando pelas emissões de gases venenosos que causam a chuva ácida, até as mudanças climáticas.

Por motivos ainda não esclarecidos, a CIPAM está propondo a extinção desta importante Câmara Técnica do CONAMA, que decidirá por votação na próxima plenária de novembro.



REENCONTREI O PAULO ZÉ RICARDO, O GEÓLOGO MAIS COLORADO DESTE PAÍS. O GAÚCHO DOUTOR LECIONA NA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA E FOI UM DOS IMPULSIONADORES DA NOSSA MILITÂNCIA DA DEFESA DO MEIO AMBIENTE EM 1995, QUANDO JUNTO COM O INGLÊS TOM DAVIES VISITAMOS A TRÁGICA DESTRUIÇÃO DA LOCALIDADE RURAL DE FIGUEIRA, EM TIMBÉ DO SUL.



ABATIMENTO DAS EMISSÕES RELACIONADAS À PRODUÇÃO E AO USO DA ENERGIA NO BRASIL ATÉ 2020.

No dia 21/10/2010, como representante do GTClima/FBOMS, participamos na sede da CNI, em Brasília, de uma reunião coordenada pelo Mauricio Tolmasquim, Presidente da EPE, com a presença de representantes da Casa Civil, FBMC, ANA, MME, entre outros órgãos governamentais e da sociedade civil, como o Observatório do Clima representada pela Karen Suassuma do WWF. Só não estava presente o Pingueli Rosa do FBMC porque estava em Bruxelas. O Fernando Zancan do SIECESC estava presente, talvez pela CNI. O Tolmasquim fez uma brilhante apresentação da Nota Técnica do PDE, com dados e informações sobre o desempenho do MME. Destacou que se cumpridos os compromissos de controle, extrapolam as metas estipuladas na COP 15 em Copenhagen. Houve algumas intervenções mais de ordem técnica, todas de linguagem atualizada e pertinentes a performance apresentada, porém sem as angústias da população afetada pelos impactos que a geração de energia causa em suas vidas e no meio ambiente. Depois de ouvir atentamente a todos peguei um gancho da Karen sobre a efetiva participação da sociedade no processo do PDE, fazendo questão de explicar que estava ali porque havia participado no dia anterior da reativação da Câmara Técnica de Atividades Minerárias, Energéticas e de Infra-Estrutura do CONAMA. Que minha manifestação representava a região mais atingida por eventos extremos do clima do Brasil, tendo em vista que no sul de Santa Catarina ocorreram as maiores enchentes do país, ciclones extratropicais, tornados e o furacão Catarina, do qual o município de Araranguá foi o epicentro do primeiro furacão do Atlântico Sul. Que a nossa região infelizmente convivia com o processo de extração, beneficiamento e queima do carvão mineral, o combustível fóssil mais poluente do planeta. Que quando se fala em Mudanças Climáticas no Brasil todo mundo se volta para a Amazônia, quando existem outros biomas que já sofrem com as tragédias do clima. Que é preciso uma maior aproximação entre o setor governamental e privado que gera energia e a comunidade ambientalista. Que a diferença de interesses é muito intensa, mas deveríamos tentar reduzi-la para eliminar conflitos por vezes desnecessários. FINAL DA PARTE I. RELATO COMENTADO CONTINUA NA PRÓXIMA EDIÇÃO.



TROPA DE ELITE 2, UMA PORRADA NA CLASSE POLÍTICA E GOVERNANTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. A DENÚNCIA É DIRETA, SEM RODEIOS. PARABÉNS A DIREÇÃO DO PADILHA E A ATUAÇÃO DE TODO O ELENCO, MAS PRINCIPALMENTE DO WAGNER MOURA. ARRISCO CLASSIFICAR COMO UM DOS MELHORES FILMES DA HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. MERECE GANHAR OSCAR!