17 novembro, 2010

Cidadania Ambiental - 17 de novembro de 2010.

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 17 de Novembro de 2010

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude,
estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.
www.tadeusantos.blogspot.com


GTCLIMA / FBOMS
Participamos durante o dia 10 de novembro de uma reunião/seminário de âmbito nacional do GTClima/FBOMS intitulada de ‘’MUDANÇAS DO CLIMA: PANORAMA DO BRASIL, INICIATIVA DE GRUPOS DA SOCIEDADE CIVIL E AS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS’’ e do IV ENCONTRO NACIONAL DA RBJA no Rio de Janeiro e o SEMINÁRIO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ADAPTAÇÃO E VULNERABILIDADE realizado na Casa Civil em Brasília. O ambientalismo e a comunidade científica brasileira do centro do país pouco conhece o conflito que a atividade carbonífera causa a biodiversidade no sul (SC e RS) e ameaça com a instalação de usinas no Maranhão, Ceará e no Pará, como tampouco dão atenção às tragédias do clima que aqui ocorrem. Certamente que uma conectividade mais intensa entre as entidades que representam as regiões e os biomas fortaleceria as ONGs e os coletivos socioambientais, interferindo positivamente na formulação das políticas públicas.

OBS. FINALMENTE UMA CARTA PROTESTO SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL MENCIONA ENFATICAMENTE A QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS COMO A PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELO DESEQUILÍBRIO NA CAMADA DE OZÔNIO. A CARTA ESTÁ SENDO DIVULGADA NA INTERNET SOLITANDO ASSINATURAS PARA SER ENVIADA A CANCUN.
Veja: Compartilhamos a seguinte carta pública endereçada aos/às representantes de governos perante a Conferência das Partes da Convenção sobre Mudança Climática, a ser realizada em Cancún, México, entre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro.
Em caso de concordar com seu conteúdo, convidamo-lhes a assiná-la no seguinte endereço:
http://www.wrm.org.uy/actores/CCC/Carta_abierta_a_Cancun_pt.html

SEMINÁRIO NA CASA CIVIL
No dia 11 e 12 participamos do SEMINÁRIO MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ADAPTAÇÃO E VULNERABILIDDE realizado no Anexo I da Casa Civil em Brasília, sob a coordenação da COEP. Surpreendeu-nos a fala do renomado Físico Pinguelli Rosa chamando a classe média brasileira de f.d.p. e a menção de forma crítica a queima de combustíveis fósseis na matriz energética brasileira. Destacamos a produtividade dos grupos na apresentação de subsídios à minuta que servirá de base ao PLANO NACIONAL DE ADAPTAÇÃO AOS IMPACTOS HUMANOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS e a democrática forma de interagir com o público presente. Está de parabéns a coordenação.

SÃO PAULO
Inspeção veicular ambiental passa a funcionar em São Paulo com controle através de radares. Por enquanto aqui em Araranguá apenas uma rigorosa fiscalização com a realização de inesperadas blitzes, são as únicas e mais eficazes formas de reduzir a poluição sonora e a emissão de gases venenosos e do CO² que causa o efeito estufa.

SEMANA DA SOLIDARIEDADE
Diocese de Criciúma promove seminário na Semana da Solidariedade, entre o dia 14 e 19 de novembro em Araranguá numa promoção da Rede Cáritas Brasileira. A ONG Sócios da Natureza foi convidada a falar no dia 18 sobre mudanças climáticas, enfocando o questionamento de por que a Terra está esquentando tão rapidamente, bem como implicações no mundo urbano e rural...

100ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONAMA EM 24 E 25 DE OUTUBRO.
O mais antigo conselho deliberativo da República com mais de 800 resoluções facilita o entendimento da legislação ambiental tanto para a área do Direito e Judiciário, quanto no controle da poluição e da proteção da biodiversidade.

O SEMINÁRIO INICIAL: RESULTADOS DE PESQUISAS DO GTHIDRO EM GOVERNANÇA DA ÁGUA E DO TERRITÓRIO.
O evento ocorrerá nos dias 25 a 27 de novembro em Santo Amaro da Imperatriz e Florianópolis numa promoção da UFSC e do Comitê da Bacia do Rio Cubatão Sul. Estaremos lá no dia 26 como organização social para transmitir nossa experiência na gestão social da água na Bacia do Rio Araranguá, da qual motivamos a criação do seu Comitê e do Mampituba que ainda estamos tentando instalar.

AGUARDE: O ENCONTRO DAS ÁGUAS SERÁ NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2010 EM ARARANGUÁ.

OBS. O relatório da Global Footprint Network diz que a sobrecarga já imposta aos recursos naturais pela atividade humana exigirá (ou exigiria) que em 2030 precisemos de mais um planeta como a Terra para mantermos os formatos e o ritmo. Em 40 anos se perderam 30% da biodiversidade global. E 71 países já enfrentam déficits na área dos recursos hídricos. Extraído de um artigo do Washington Novaes.

FUNDAÇÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ (FAMA) VOLTA AO PODER LEGISLATIVO PARA ANALISAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS E POSSIBILITAR AVANÇOS NO LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ.

DOCUMENTO DE 1946 ‘’PODERÁ’’ RESGUARDAR OS DIREITOS DE PROPRIEDADE DOS PROPRIETÁRIOS DE EDIFICAÇÕES DA BEIRA MAR DO ARROIO DO SILVA...

BR-101 – A ENTRADA NORTE PARA CRICIÚMA VIA IÇARA É SIMPLÓRIA E PERIGOSA.

AINDA SOBRE A DUPLICAÇÃO DA BR-101: empreiteiras ‘’brincam’’ com usuários. No dia 09/11 erraram a quantidade de dinamite numa explosão no Morro dos Cavalos e impediram o tráfego por quase cinco horas, causando transtornos inimagináveis aos usuários.

POLÍTICOS DISPUTAM O PODER DE DOMINAR A DANÇA DAS CADEIRAS COM A TROCA DE GOVERNO. TUDO VALE NESTE ‘’VALE TUDO!’’

SHOW MAURÍCIO PEREIRA & TROUBLE MEN NO MORRO DOS CONVENTOS FOI UM GRANDE SHOW DE BLUES & ROCK. SANTO DE CASA FAZ MILAGRES SIM!

FALAR ALTO NO CELULAR DENTRO DE AMBIENTES FECHADOS É GROSSERIA E ESTUPIDEZ. ISTO ACONTECE EM TODOS OS LUGARES DESTE PAÍS.

‘’TRIGO BOM’’ É A FÁBULA MAIS SIGNIFICATIVA SOBRE A CONVIVÊNCIA DA HUMANIDADE NOS SEUS DIFERENTES GRUPOS.