30 agosto, 2010

Cidadania Ambiental - 31 de Agosto de 2010.

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 31 de Agosto de 2010



Ao nosso modo, com um outro olhar e uma outra atitude, estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com





CORTE DAS ÁRVORES DA PRAÇA ALCEBIADES SEARA – Pode até parecer denúncia, mas na verdade foi a ONG Sócios da Natureza que solicitou a PMA o corte das árvores exóticas estrangeiras do jardim Alcebíades Seara. O propósito se justifica pelo malefício que as mesmas trazem a biodiversidade local, pois nem passarinho faz ninho nas mesmas e nem grama nasce embaixo de sua sombra. Por outro lado a proposta tem a função de motivar a necessária e urgente revitalização da Praça Hercílio Luz.



MOÇÃO DE REPÚDIO AO ESTALEIRO OSX NA BAIA NORTE DA ILHA DE SANTA CATARINA


A ONG Sócios da Natureza de Araranguá/SC, integrante do Movimento pela Vida (MPV) de âmbito regional, filiada a Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC), integrante da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (FBOMS) e Conselheira do CONAMA Biênio 2009 a 2011 pela Região Sul (SC, RS, PR), vêm através deste documento manifestar sua posição de repúdio ao processo de licenciamento do Estaleiro OSX na baia norte da (ilha de Florianópolis e Biguaçu), no Estado de Santa Catarina. Repudia também o tratamento dado ao parecer do ICMBIO que é soberano e legítimo, quando aponta preocupação com a biodiversidade local. Repudia o descaso dado as comunidades e suas associações, as ONGs socioambientalistas e aos artigos bem fundamentados de especialistas na temática. Dezenas de documentos acompanham em anexo (200 páginas) esta solicitação endereçada aos Conselheiros e ao Presidente do Conselho Nacional do Meio Ambiente/ CONAMA.

OBS. Não foi colocada em votação (juntamente como outras, a exemplo de Belo Monte) por falta de quórum. Porém a presidência da mesa prometeu fazer inversão de pauta na próxima plenária para concluir a votação.

OBS. Informações idôneas afirmaram que o EIA-RIMA do estaleiro OSX está lá no IBAMA!!!



RELATO SOBRE PLENÁRIA ORDINÁRIA DO CONAMA NO DIA 25 E 26 DE AGOSTO.

A proposta da ONGSN de realizar o ENEAA 2010 avança junto ao MMA. Pediram prorrogação de prazo para novembro. A data anterior propunha a realização do evento entre o primeiro e segundo turno. Solicitaram do GT ENEAA uma relação das possíveis instituições patrocinadoras do qual seriam aprovadas. A proposta de resolução das Térmicas sumiu, mas ressurgiu no seminário sobre POLÍTICA ENERGÉTICA E MEIO AMBIENTE realizado antes das discussões sobre as resoluções do CONAMA, sob a coordenação da Ministra Izabella Teixeira. A bancada ambientalista solicitou espaço e indicou o representante da ONGSN para avaliar a palestra dos convidados. Divulgaremos a fala na íntegra quando recebermos a cópia transcrita pelo CONAMA. Porém adiantamos que uma dos primeiros comentários foi de que funcionários do MME sempre apresentarão o lado que eles querem mostrar, pois nunca virão ali apontar os danos socioambientais causados pela matriz energética brasileira, o descaso para com a eficiência energética que não dá possibilidade de ganho as empreiteiras, como a construção de uma nova usina e que o Brasil precisa passar a investir em fontes renováveis como forma de baratear o custo das mesmas, porque senão ficarão eternamente dizendo que são muito caras para o mercado brasileiro.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS LEITURAS COMUNITÁRIAS DO PLANO DIRETOR. Insistimos no tema por considerá-lo a mais importante ação da gestão municipal do município de Araranguá. O debate do Plano Diretor talvez seja o mais belo exemplo de sustentabilidade, pois as atuais gerações discutem agora o direito das futuras gerações numa perspectiva a curto, médio e longo prazo, deixa portanto de ser uma ação imediatista ou interesseira e passa a ser uma verdadeira obra de sustentabilidade econômica e socioambiental.



HÁ, SE EU FOSSE O PREFEITO!

Não gastaria mais asfalto nas faixas de estacionamento das vias públicas, pois é um desperdício e um alto custo ao município. Asfalto apenas na pista de tráfego, na área de estacionamento poder-se-ia utilizar lajota que permite infiltração das águas das chuvas e reduz o calor. Com a economia pode-se asfaltar as estradas do meio rural.



ASSUNTOS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:



Ø O PROBLEMA DA SERRA DO FAXINAL NÃO É AMBIENTAL, MAS POLÍTICO!!! PAREM DE CULPAR AS PERERECAS OU O MEIO AMBIENTE.



Ø CADA VEZ MAIS ME CONVENÇO DE QUE A DUPLICAÇÃO DA BR-101 É A OBRA MAIS IMPORTANTE PARA A ECONOMIA DA REGIÃO E PARA A MOBILIDADE DA POPULAÇÃO USUÁRIA, MAS É COMPROVADAMENTE UMA OBRA DE PÉSSIMA QUALIDADE.



Ø SE NÃO EXISTE UMA MAQUIAVÉLICA MANIPULAÇÃO DE DADOS NAS PESQUISAS ELEITORAIS, ENTÃO SOU UM PÉSSIMO MATEMÁTICO, ANALISTA, LEITOR E ELEITOR.