10 agosto, 2010

Cidadania Ambiental - 10 de Agosto de 2010.

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 10 de agosto de 2010

Ao nosso modo, com um outro olhar e uma outra atitude, estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.
www.tadeusantos.blogspot.com

CERIMÔNIA MARCA IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO COAMA E DA FAMA
Mariano convoca o COAMA e Mídia para informar que as Políticas Públicas do Município de Araranguá serão enviadas para apreciação do Poder Legislativo. O município de Araranguá avança na questão ambiental respaldada pelo SISNAMA que lhe dá poderes tanto quanto ao IBAMA quanto a FATMA nas esferas do licenciamento e da fiscalização. O Prefeito Mariano relevou a mobilização da ONG Sócios da Natureza que iniciou o movimento em 2005 para a criação da Fundação Ambiental do Município de Araranguá. Comentou também sobre a nossa participação no CONAMA, do qual esteve presente na nossa posse. Nós mais uma vez enfatizamos o marco histórico da Administração Municipal do Mariano e do Sandro, mas não continuamos a elogiar porque temos o trauma da multa de 25 mil reais por dizer que Araranguá está definindo sua historia antes e depois da Administração do Mariano com a UFSC, IF-SC, Sistema de Coleta e tratamento de Esgoto SCTE, a Fixação da Foz/Barra entre tantas outras ações da social, educacional e da saúde. OBS. Registramos que a homologação da FAMA foi publicada no Diário Oficial no dia ........... e que muito de se deve ao empenho do Secretário de Administração Daniel Viriato e das pessoas que colaboraram na construção dos arcabouços do COAMA e da FAMA, como a Sung Chen Lin, a Valéria Búrigo, o Dé Valdenir Dé Cesconetto, da Lea Linhren, do Roney .......com apoio do Geraldo Mendes, do Celso Souza,do Saulo de Luca e da Eliane Scremim.

SORRISO É ENCONTRADO PRESO EM CASA DE VERANEIO DE EMPRESÁRIO HOTELEIRO DE FAMILA TRADICIONAL DO CENTRO DE ARARANGUÁ. ESTE CARA DEVE SER PROCESSADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO, POIS COMETEU CRIME DE ACORDO COM A LEI......

ONG SÓCIOS DA NATUREZA RENÚNCIA A VICE-COORDENAÇÃO GERAL DA FEEC PELA MOROSIDADE E OMISSÃO DA COORDENADORA GERAL PERANTE OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA.

LANÇAMENTO DO ATLAS AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ SERÁ APRESENTADO E LANÇADO PELO PROF. SCHEIBE AS 14:30 HORAS DO DIA 16 PRÓXIMO, NO TEATRO CÉLIA BELIZARIA.

NO DIA 10 HAVERÁ REUNIÃO COM A PROMOTORA PÚBLICA SOBRE POLUIÇÃO SONORA E OUTROS TEMAS SOCIOAMBIENTAIS DA COMARCA DE ARARANGUÁ.

LEITURAS COMUNITÁRIAS DO PLANO DIRETOR CONTINUAM DEBATENDO PONTOS VITAIS PARA O FUTURO DE ARARANGUÁ.

MAIS LIXEIRAS PARA A CIDADE OU MAIS EDUCAÇÃO PARA A POPULAÇÃO.

QUAL ENTIDADE ABRAÇARIA A EMPREITADA DE PROMOVER UMA CAMPANHA PARA CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS MAIS BONITAS E SEGURAS PARA O PEDESTRE.

ILUMINAÇÃO DAS FALÉSIAS DO MORRO DOS CONVENTOS NOS FINAIS DE SEMANA PODE SER UM ENCANTADOR ATRATIVO...

NÃO CONSEGUIMOS ACESSO AOS PLANOS DE GOVERNO DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA.

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO SOBRE O DESVIO DA DUPLICAÇÃO REATIVA A ESPERANÇA DE CONTINUIDADE AO PROJETO ‘’DESVIO PELA VIDA’’.

ESTAMOS AVANÇADO NAS TRATATIVAS PARA ESCREVER ‘’ BARRANCA – VIVÊNCIAS AS MARGENS DO RIO ARARANGUÁ’’.

OBS. 1 - TODO AGRICULTOR QUE TRABALHA COM A TERRA SABE DO VALOR DA VEGETAÇÃO PARA MANTER AS NASCENTES E O SOLO PRODUTIVO.

OBS. 2 - TODO MINERADOR SABE QUE A EXTRAÇÃO DO CARVÃO CAUSA UMA BRUTAL AGRESSÃO A NATUREZA, QUE A QUEIMA DESTE COMBUSTIVEL FÓSSIL DESEQUILIBROU A CAMADA DE OZÔNIO, GERANDO UM EFEITO ESTUFA NÃO ADEQUADO PARA A VIDA NA TERRA.

HÁ, SE EU FOSSE O PREFEITO!
Se eu fosse o Prefeito Mariano e o Vice Sandro, promoveria a divulgação de todas as ações e obras já realizadas e as que estão realizando, como também as que ainda poderão vir ser realizadas nesta gestão. Criaria um canal direto com a população para ouvir todos os setores que formam a aldeia municipal, desde os agricultores, empresários, pescadores até as classes não privilegiadas para explicar o que pode e não pode ser realizado com o orçamento municipal.


ASSUNTOS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:

 CONT. HISTÓRIA ONGSN – NOSSO MANDATO TERMINA EM JUNHO DE 2011.


Nossas vidas são amontoados de significativos e divinos mecanismos e tem gente que não consegue perceber. Tadeu Santos