10 agosto, 2010

CARTA DE RENÚNCIA DA ONG SÓCIOS DA NATUREZA AO CARGO DA VICE-COORDENAÇÃO DA FEEC, MANDATO 2009 A 2011.

CARTA DE RENÚNCIA DA ONG SÓCIOS DA NATUREZA AO CARGO DA VICE-COORDENAÇÃO DA FEEC, MANDATO 2009 A 2011.


Por decisão unânime da Diretoria da ONG Sócios da Natureza, infelizmente não mais participaremos no cargo da Vice-Coordenação Geral da Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses - FEEC. Continuaremos associados pagando a anuidade e contribuindo no que for possível como entidade associada, para que a FEEC obtenha sucesso contra a degradação ambiental praticada pela comprovada bandidagem criminosa praticada neste querido e mal tratado Estado de Santa Catarina. Continuaremos na FEEC como associados mantendo e cobrando a nossa proposta de elaboração do MAPA DAS VULNERABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA e as respectivas denúncias fundamentadas e protocoladas nos órgãos responsáveis, pois acreditamos ser o caminho menos difícil de reduzir os impactos na natureza. Enfatizaremos a luta contra a implantação de mais uma usina a carvão (USITESC 440MW) na tentativa de anular o irregular licenciamento pela FATMA.

As razões da nossa decisão são várias, desde a interpretação dos conflitos socioambientais até a forma de olhar as soluções, ou seja, a conceituação dos princípios é exageradamente diferenciada entre os membros da diretoria, o que implica em debates e discussões que muitas vezes não levam a nada. A diversidade de idéias é a mais saudável forma de democracia num grupo, porém é preciso saber aceitar com sabedoria a tempestade de idéias e opiniões.

A ONG Sócios da Natureza é uma das fundadoras da FEEC e tem participado da Federação de forma moderada devida a distância geográfica da capital do Estado, ao longo destes anos tivemos discordâncias com a forma de condução da diretoria, mas nunca da maneira como ocorreu nesta gestão. Antes da omissão da FEEC mediante o conflito do estaleiro/porto OSX na baia norte da Ilha de Fpolis, já havia um certo descaso nas tentativas de contato via internet que causava aborrecimento e agora o imbróglio OSX nos deixou desconfortável, pois tentamos argumentar a necessidade de um posicionamento firme a favor do parecer do ICMBio e da denúncia contra a FATMA pela incompetência em licenciar em mar territorial. A não atuação nas Audiências Públicas demonstra não haver coesão entre a diretoria e repercutiu negativamente junto à opinião pública.

A FEEC precisa ter uma atuação menos burocrática e mais libertária, apoiando todos os pronunciamentos bem elaborados e fundamentados contra qualquer tipo de agressão a natureza ou a qualidade de vida da população Barriga Verde. A FEEC precisa adotar uma postura política que garanta o adequado uso dos recursos naturais sem comprometer as necessidades e direitos das futuras gerações. Mas para isso é preciso haver uma sintonia, uma identificação entre os membros para que gere um clima de confiança recíproca. Lembrando o sábio filosofo italiano Domenico De Masi que alerta para o perigo das decisões excessivamente burocráticas, exemplificando que um servidor público acerta 9 entre 10 questões, enquanto que o inovador erra 9 entre 10, mas a única que acerta vale muito mais que as 9 erradas pelo burocrata, pois a mesma sempre é transformadora/inovadora.

Revendo registros passados, encontramos mensagens criticando nossa eleição ao CONAMA com as mesmas características de linguagem utilizadas agora para discordar das nossas propostas democráticas e educadamente apresentadas sem nenhum autoritarismo como foi apontado, da mesma forma que circulou na rede que havia uma destas entidades da FEEC favorável a Empresa Caruso que elaborou o EIA-RIMA do estaleiro/porto da OSX. Tanto a Ana Paula, quanto o Gert Fischer e Schinke e nós da ONG Sócios da Natureza fomos tratados de forma grosseira por sermos incisivos na tecla da agilidade, da transparência, do posicionamento ético e da dinâmica ‘geopolíticaambiental’ da FEEC.

Lembrando que a eleição da atual coordenação não poderia ter acontecido nas circunstâncias ocorridas no estilo paraquedismo, com entidades se filiando na hora e candidatos convocados por telefone, porém na ocasião concordamos em consideração ao pedido da Ana Echevenguá e pela ‘’fragilidade orgânica’’ em que se encontrava a FEEC. Fragilidades do qual também assumimos a culpa, tanto como entidade conselheira quanto como associada. Nossos corações e mentes e o regimento talvez precisem ser revistos, para resgatar a credibilidade junto à comunidade ambientalista catarinense, para que tenha sucesso à campanha de filiação de novas entidades (esforço e empenho do Silvio) e para que volte a tornar-se fortalecida perante a opinião pública.

A decisão foi difícil de ser tomada, mas como não queremos colisões com ambientalistas, mas coesões, mantendo amizades anteriores e posteriores, decidimos pela renúncia. Não serão respostas de revolta ao nosso desabafo que irão resolver a crítica/delicada situação da FEEC, mas ações contra a barbárie dos gananciosos controladores do poder econômico e político deste estado.
OBS. Nossa carta estava escrita desde o dia 23 de Julho, para ser apresentada na próxima reunião, porém as reações do Dr. Sergio e da Dra. Ana motivaram a antecipação da mesma.

Sem mais para o momento,


Att Tadeu Santos
Coordenador Geral dos Sócios da Natureza – ONG fundada em 1980.
Araranguá SC, 02 de Agosto de 2010.


Sócios da Natureza
ONG criada em 05 de Junho de 1980 para defender a natureza e uma melhor qualidade de vida para a região sul de Santa Catarina.

(Prêmio Fritz Muller de 1985)

Integrante do Movimento pela Vida (MPV) da Região Sul de SC, filiada a Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC), Integrante do Fórum Catarinense de Mudanças Climáticas Globais FCMCG, participante do AMS da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), do GT Energia e Clima do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (FBOMS).

Conselheira da Região Sul do País (SC, RS, PR) no CONAMA Biênio 2009/2011 e representante do CONAMA no FNMA.

’’ TRABALHANDO EXCLUSIVAMENTE DE FORMA VOLUNTÁRIA E, SEMPRE BUSCANDO OBJETIVOS DE INTERESSE COLETIVO ’’