04 agosto, 2010

Cidadania Ambiental - 03 de Agosto de 2010.

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 03 de Agosto de 2010

Ao nosso modo, com um outro olhar e uma outra atitude, estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com



MULTADO POR DEFENDER O MEIO AMBIENTE

Pelo fato de reclamar do barulho na cidade de Araranguá, eu, Tadeu Santos fui condenado a pagar R$ 30.000,00 ao Promotor Isaac Sabá, que havia pedido 10 mil por danos morais quando me processou em 2005. Danos morais que não existiram, pois não o ofendi, apenas exerci a minha cidadania como Coordenador da ONG Sócios da Natureza, utilizando-se da liberdade de se expressar, demonstrando nossa indignação ao reclamar do alto índice de poluição sonora nas vias públicas provocadas pelo modismo de alguns jovens circularem com som alto. Enquanto que estes motoristas que se acham disc-jóqueis continuam exibindo suas habilidades culturais ao emitir sons de algo que não é música, mas barulho incômodo e de algo semelhante a um bate-estaca insuportável aos ouvidos humanos, tanto que aciona qualquer alarme que estiver próximo, desobedecendo a legislação.



CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DO ‘’ATLAS AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ’’.

Entidades e órgãos convidam para a apresentação e lançamento do ATLAS AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ, de autoria do Prof. Luiz Fernando Scheibe do Departamento de Geociências da UFSC, programado para ocorrer às 14:30 horas do dia 16 de agosto de 2010, no auditório Célia Belizária em Araranguá. Sem dúvida alguma, o melhor trabalho já realizado sobre a bacia, com informações precisas e belas fotos. Um bom material para educadores.

Entidades e Órgãos apoiadores: 22ª SDR – Sec. Educação da PMA – AMESC – CGBHRA, UFSC e ONG Sócios da Natureza.



MULHER MADURA


A INCOMPARÁVEL MULHER MADURA – UM BELISSIMO TEXTO POÉTICO DA VANESSA PENA SOBRE A BELEZA INTIMA DO CORAÇÃO E DO INTELECTO DAS MULHERES. www.webartigos.com ou www.tadeusantos.blogspot.com



PLANOS DE GOVERNO DOS CANDIDATOS A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Os Planos de Governo dos candidatos a Presidência da República são quase todos iguais. Prometem mudanças que não podem cumprir, evitam a modernização na esfera política para não perderem as exageradas mordomias e as coligações partidárias que retiram toda a essência de um partido político com ideologias sérias e idôneas, da mesma forma que não querem perder a grana das empresas que garantem suas eleições com a compra de voto. Uma vergonha!



OBS. O DEDICADO PROFISSIONAL SANDRO FABRICIO RAMOS DEIXA A ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARANGUÁ, PARA RESIDIR EM CURITIBA COM A MINHA QUERIDA FILHA JULIANA, QUE ASSUME CARGO NA REITORIA DO IF-PR, DEPOIS DE OBTER O 1º LUGAR NO CONCORRIDÍSSIMO CONCURSO FEDERAL.


REUNIÃO DOS PREFEITOS DA AMESC EM SOMBRIO DIA 23 DE JULHO DE 2010.
Mais uma vez estamos tentando alertar sobre as questões ambientais da região do extremo sul do estado de SC. Propomos um painel socioambiental sobre três temáticas (UC, Comitê e GERCO) que de uma forma ou de outra se relacionam e interagem com os Planos Diretores dos municípios da região de abrangência da AMESC. Os desdobramentos que a rodovia duplicada trará são, na grande maioria, benéficos aos municípios, porém os mesmos precisam estar preparados para não transformarem-se em complicações, daí a importância dos Planos Diretores e quaisquer outros que surjam ou venha ser elaborados para planejar o desenvolvimento ordenado da região, de forma a atender não apenas os interesses do empreendedor, mas de toda a população.

OBS. Obras de significância social e econômica tem seu processo emperrado pelas mais diversas questões , mas a ambiental sempre é a primeira a ser apontada como culpada, quando a maioria das vezes é pela incapacidade de antever conflitos.

Ficamos extremamente desapontados com a desistência de última hora do Diretor de Planejamento do GERCO estadual, comunicando que não mais viria à reunião em Sombrio, onde estavam todos os prefeitos da AMESC e a Procuradora da República, Dra. Rafaella Alberici do MPF.

A condução do processo da GERCO pela Administração Estadual deixa a desejar. Talvez devido a complexidade da questão os técnicos parecem estar evitando o confronto com os prefeitos que administram municípios que no passado permitiram o uso desordenado da duna primária na costa marítima. O GERCO é um plano de aparência ecologicamente correto e disciplinador, mas está sendo implantado de forma autoritária e sem debates esclarecedores com a população afetada. O mapa apresentado contém erros e desatualização geográfica primárias, razão pelo qual já seria motivo de rever o processo.

É de conhecimento público que os municípios permitiram uma ocupação criminosa no passado (e alguns ainda permitem), por isso entendemos caber um Termo de Ajuste de Condutas-TAC, apesar da Dra. Rafaella Alberici do MPF entender não ser cabível. Porém é preciso encontrar uma alternativa sustentável e viável para o conflito. A Procuradora da República, na reunião em Sombrio, orientou apontando a necessidade de elaboração de um mapeamento em cada município dos terrenos de marinha que estiverem em área consolidada, para que sejam discutidas formas de adaptação e ocupação.

A Câmara Temática do Meio Ambiente do FDESC irá propor a realização de mais reuniões de cunho participativo na região, mesmo de forma exaustiva até encontrar uma solução para o conflito socioambiental. Entendemos que existem outros problemas ambientais mais danosos para resolver na região que os resultantes pela implantação do GERCO.



HÁ, SE EU FOSSE O PREFEITO!

Licitaria uma parceria privada para a iluminação da praça triangular do Relógio do Sol com a implantação de um jardim cheio de flores coloridas para embelezar a entrada da cidade, da mesma forma que faria com a Rua Rui Barbosa nas margens do Rio Araranguá, como forma de mostrar sua esplêndida beleza para que então os araranguaenses passem a valorizá-lo e os visitantes a admirá-lo.





ASSUNTOS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:



Ø PLANOS DE GOVERNO DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA.



Ø COMENTÁRIOS SOBRE ‘’O GRANDE DESAFIO’’ DO DENZEL WASHINGTON E ‘’MÃOS TALENTOSAS’’ COM O CUBA GOODING JR.