07 setembro, 2010

Cidadania Ambiental - 08 de Agosto de 2010.

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 08 de Setembro de 2010

Ao nosso modo, com um outro olhar e uma outra atitude, estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.
www.tadeusantos.blogspot.com


MAIS DE 25 MISSÕES DE CUNHO SOCIOAMBIENTAL ENVOLVEM QUASE QUE DIARIAMENTE A ONG SÓCIOS DA NATUREZA EXIGINDO MUITO EMPENHO E DEDICAÇÃO, TUDO DE FORMA ESTRITAMENTE E COMPROVADAMENTE VOLUNTÁRIA. É PRECISO PAIXÃO PARA MANTER ATIVA A CORAGEM DO ENFRENTAMENTO COM OS CONFLITOS E PROBLEMAS QUE SURGEM DE TODOS OS LADOS E O TEMPO TODO.

CONSTRUINDO O COAMA
Pouca coisa resta fazer para concluir a construção do Conselho Ambiental do Município de Araranguá COAMA. Este Conselho Ambiental tem por objetivo promover a participação organizada da sociedade civil no processo de discussão e definição da Política Ambiental, em questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação, reabilitação na melhoria do ambiente natural e do patrimônio arqueológico no Município de Araranguá. É deliberativo, está homologado no CONSEMA e atende as diretrizes do SISNAMA. A ONG Sócios da Natureza foi a maior motivadora deste avanço democrático e ambiental, ao iniciar a discussão para a criação da FAMA.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA BARRANCA
Num futuro não muito distante a Barranca voltará a ter uma moderna estação ferroviária ligando com a capital do estado e depois com todo o país. Um sonho viável, basta haver um forte movimento social com vontade política. Atualmente a implantação é mais cara que uma rodovia, mas mata menos e o transporte é mais barato, enfim, as vantagens são incomparavelmente bem superiores a rodovia.

ILHAS DE PLÁSTICO NO OCEANO
Vocês sabiam que não existe apenas a Ilha do Lixo no Pacifico formada por garrafas e sacos plásticos numa extensão de 12 km, mas centenas delas em todos os oceanos. Que milhares de espécies marinhas consomem como alimento e morrem. Que cada chiclete ou qualquer material jogado na natureza é levado pela água da chuva aos cursos d’água que desembocam no mar...

OFICINA ATLÂNTICO SUL EM FPOLIS
Coordenador dos Sócios da Natureza esta representando a sociedade civil da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e Mampituba na Oficina sobre o Atlântico Sul em Florianópolis no dia 13 e 14.

DESMORONAMENTO DA CALÇADA NA RUA RUI BARBOSA – O remendo que fizeram em 2002 às margens do rio Araranguá, ou seja, em Área de Preservação Permanente APP onde deveria haver uma vegetação nativa como função de Mata Ciliar, mais uma vez desmoronou. Cada vez que uma margem de rio desmorona, todo o solo vai para fundo do rio, promovendo o seu assoreamento, ou seja, reduzindo a profundidade da calha do curso d’água, as cheias passam a transbordar com mais facilidade.

HÁ, SE EU FOSSE O PREFEITO!
Investiria num diversificado horto florestal, pois existe uma imensa falta de mudas de plantas nativas na região. Tentaria meios diplomáticos com as atividades que mais degradam a Mata Ciliar do Rio Araranguá como medida compensatória, caso não obtivesse sucesso buscaria os direitos do município na justiça. Repetimos que o dano não é apenas ambiental, mas também social e econômico.

ASSUNTOS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:
 IF-SC CONVIDA SÓCIOS DA NATUREZA PARA DEBATER MORRO DOS CONVENTOS, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA E MATA CILIAR.
 CADA VEZ MAIS ME CONVENÇO DE QUE A DUPLICAÇÃO É A OBRA MAIS IMPORTANTE PARA A ECONOMIA DA REGIÃO E PARA A MOBILIDADE DA POPULAÇÃO USUÁRIA, MAS É DE PÉSSIMA QUALIDADE.


De acordo com escritor Arthur Soffiati, o Deputado Aldo Rebelo esqueceu de citar esta parte em sua proposta para alterar o Código Florestal:
Declaração pessimista e desesperada de José Bonifácio de Andrade e Silva, escrita na “Representação à Assembléia Geral Constituinte do Império do Brasil sobre a Escravatura”, em 1823, segundo a qual "Nossas terras estão ermas, e as poucas que temos roteado são mal cultivadas, porque o são por braços indolentes e forçados; nossas numerosas minas, por falta de trabalhadores ativos e instruídos, estão desconhecidas ou mal aproveitadas; nossas preciosas matas vão desaparecendo, vítimas do fogo e do machado da ignorância e do egoísmo; nossos montes e encostas vão-se escalvando diariamente, e com o andar do tempo faltarão as chuvas fecundantes, que favorecem a vegetação e alimentam nossas fontes e rios, sem o que o nosso belo Brasil, em menos de dois séculos, ficará reduzido aos páramos e desertos da Líbia. Virá então esse dia, terrível e fatal, em que a ultrajada natureza se ache vingada de tantos erros e crimes cometidos".