05 julho, 2010

Cidadania Ambiental 06 de Juho de 2010

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 06 de Julho de 2010 – www.tadeusantos.blogspot.com





A NORMOSE E O COLAPSO

Os desastres ou tragédias do clima não estão mais sensibilizando a população como antigamente. Afinal a chuva e o vento, por exemplo, sempre existiram na vida das pessoas. Enchentes e vendavais fazem parte da dinâmica natural da meteorologia. A ocorrência de fenômenos passa a ser normal na vida das pessoas, principalmente daquelas que nada sofrem com a sinistra perda de familiares e prejuízos materiais. Os eventos extremos do clima são fenômenos naturais, porém quando passam a ocorrer com mais frequência e intensidade é porque algo está provocando algum desequilíbrio na climatologia da Terra. É isso que a comunidade ambientalista vem alertando sobre o inadequado uso dos recursos naturais. A Terra não pode suportar tanta pressão por uma questão óbvia, todos seus recursos naturais são limitados e existe um tempo para renovação quando os mesmos são agredidos violentamente pela ação do homem. OBS. Quem ainda não leu o COLAPSO do Jared Diamond, leia o quanto antes para entender a decadência das civilizações.



REUNIÃO DA AMESC EM PASSO DE TORRES

Inicialmente ouvimos uma empolgada descrição sobre a viagem a China pelo prefeito Zanette do Município de Meleiro, enfatizando não apenas o que viram na exposição mundial sobre cidades sustentáveis, mas do que viram nas cidades por onde passaram, como o cuidado com a limpeza nas vias públicas. Comentou que será editado um audiovisual para ser distribuído em DVD ao povo do Meleiro. Na sequência, o Biólogo Luis Fernando da Prefeitura de Passo de Torres fez um breve comentário sobre o GERCO fazendo com que o prefeito de Balneário Gaivota levantasse uma série de questionamentos a respeito do plano de gerenciamento costeiro estadual, que no seu entender causam prejuízos ao município. Da nossa parte comentamos sobre a urgente necessidade de transformar as áreas de preservação permanentes APPs em Unidades de Conservação UC, como forma de garantir a preservação ambiental das mesmas e habilitá-las na busca de recursos após a elaboração do Plano de Manejo. A região perdeu a oportunidade de ganhar parte dos 16 milhões das Medidas Compensatórias da Duplicação da BR-101. Finalizando debatemos sobre a importância da implantação do Comitê de Bacias do Mampituba com o apoio do pró-Presidente Nabor Guazzelli de Torres. Propusemos um pacto aos prefeitos para buscar o desenvolvimento ordenado para a região que é a segunda mais pobre do Estado de SC.



O LEGAL DO PITORESCO

Confesso que ainda não consegui entender porque o grande Edinho Palmas comentou em sua coluna do dia 29/06/2010 a nota ‘’EM COISAS E FATOS QUE CHAMARAM A ATENÇÃO. VER SENTADOS NA MESMA MESA’’: Tadeu, Leonardo, Banha e o prefeito Mariano (não vi o Ernani na foto). Esqueceu de citar o Nelson Prochmann , o Luiz Leme e a Sargento Niles. Todos com exceção do prefeito Mariano Mazzuco, são integrantes do Núcleo Gestor do Plano Diretor do Município de Araranguá. OBS. Já havia pensado em escrever elogiando sua coluna retratando coisas pitorescas que acontecem em nossa cidade. Seria este um fato pitoresco?



FÓRUM CATARINENSE DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS FCMCG – A PRIMEIRA ORDINÁRIA DO ANO OCORRIDA NO AUDITÓRIO DA EPAGRI EM FPOLIS DEIXOU A DESEJAR...

A reunião iniciou com a apresentação do Zampieri do CIRAM sobre Mudanças Climáticas com enfoque mais voltado a agricultura. Na primeira página da apresentação constavam as propostas para redução da emissão de gases efeito estufa como a substituição da queima de combustíveis fósseis na geração de energia, desmatamento, monocultura, entre outras ações, porém estranhamente não pronunciou ou fez qualquer comentário acerca da proposta explicitada na tela sobre o carvão. Coincidência ou não, estava na primeira fila o Diretor de Meio Ambiente da Usina Jorge Lacerda, ou seja, o representante da Tractebel/Suez. Por uma questão de ordem fiz a observação e momentos após reconheceu o impacto dos combustíveis fósseis nas mudanças climáticas. Tentando contribuir comentei que na verdade faltam políticas públicas para reduzir os impactos socioambientais que causam o desequilíbrio climático. Na sequência, a mesa coordenou os grupos de trabalho que desenvolverão as Câmaras Temáticas



SE EU FOSSE O PREFEITO!

Promoveria uma Audiência Pública para debater a poluição sonora – a terceira mais maléfica à saúde humana de acordo com a Organização Mundial da Saúde OMS. Convidaria a Policia Militar, Civil e Ambiental, o Ministério Público Estadual da Comarca de Araranguá e empresas que produzem propaganda sonora e outras entidades com alguma relação ou afetadas pelo barulho que perturba o trabalho e o sossego dos araranguaenses!



ASSUNTOS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:



ü RESULTADOS DA REUNIÃO EM SANTIAGO DO CHILE A RESPEITO DO PROJETO INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA BACIA DO RIO ARARANGUÁ.



ü ENEAA 2010: GT ENEAA SOB A COORDENAÇÃO DA ONGSN AVANÇA NA FORMATAÇÃO DO ENCONTRO PARA O FINAL DE OUTUBRO DE 2010.



ü ASSEMBLEIA DO CGBHRA NA AMREC. Estamos aguardando a Ata oficial.



ü COORDENADOR DA ONGSN TADEU SANTOS É MULTADO EM R$ 10.641,00 PELO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL PORQUE ELOGIU A UFSC, IFSC E O SISTEMA DE ESGOTO EM ARARANGUÁ.



ü RESULTADO DA REUNIÃO DE CIDADANIA E DO MOVIMENTO PELA VIDA MPV EM CRICIÚMA.



ü BARRAGEM RIO DO SALTO GANHA LAP, MAS NINGUÉM SABIA, OU SEJA, APENAS A FATMA E A CASAN. OUTRA IRREGULARIDADE COMO A DE 2008 QDO A JUSTIÇA CANCELOU A LICENÇA. AGORA COMETERAM UM OUTRO CRIME MAIS PESADO PARA GARANTIR A OBRA NO PAC. JÁ TEMOS A CÓPIA DA LAP, ANTES DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOLICITADA...