29 junho, 2010

Cidadania Ambiental 29 de Junho de 2010

ARARANGUAENSES ESTÃO EM SANTIAGO DO CHILE REPRESENTANDO O BRASIL NUM PROJETO INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS (IRIACC).
A reunião estava agendada para ocorrer aqui em Araranguá, no Morro dos Conventos, mas a questão custo transferiu para Santiago do Chile, porém o propósito e objetivo em nada mudaram.
A equipe comandada pelo prof. Daniel da Silva da UFSC conta com presença dos araranguaenses, Sargento Niles da Coordenação da Defesa Civil Regional, educadora Sung Chen Lin da 22ª GERED, professora Fabiana Besen do IFSC e a historiadora Juliana Vamerlati Ramos representando a ONG Sócios da Natureza. Participarão entre o dia 28 de junho e 02 de julho de uma reunião para discutir e elaborar a proposta final de um projeto internacional sobre mudanças climáticas, da qual também participam a Argentina, Colômbia, Chile e Canadá como patrocinador. Numa pré-seleção ocorrida em 2009, o projeto ficou entre os 12 escolhidos dos 96 concorrentes inscritos de todo o mundo, porém a disputa ainda continua, pois apenas 5 deles serão contemplados pela agência internacional IRIACC, com a coordenação da Universidade Regina do Canadá. A região brasileira que está na disputa é a bacia hidrográfica do rio Araranguá pela intensidade e diversidade de ocorrência de eventos extremos do clima, como furacão, tornados, ciclones extratropicais, granizo gigante, estiagens e a as violentas enchentes.

OBS. GASTO PÓS-CHUVA (EVENTOS DO CLIMA) SUPERA O DE PREVENÇÃO. EM SETE ANOS E MEIO, GOVERNO FEDERAL GASTOU CINCO VEZES MAIS COM RECONSTRUÇÕES E ASSISTÊNCIA A DESABRIGADOS. (Folha de São Paulo 24/06/2010)

ONGSN VISITA COMANDO DA POAM EM MARACAJÁ

No dia 14 de junho fomos cordialmente bem recebidos pelo Comandante Ricardo Comelli na sede do Pelotão da Polícia Ambiental em Maracajá. Conversamos sobre a imensa quantidade de reclamações e denúncias acerca de questões ambientais na região e a falta de policiais para atender todas as chamadas oriundas da população e da esfera judicial, principalmente do Ministério Público. Na ocasião repassamos ao Pelotão um livro contendo as 800 Resoluções do CONAMA de 1984 até 2008.

REUNIÃO DO COAMA
A primeira reunião do COAMA com a nova diretoria foi bem conduzida pelo geólogo Saulo de Luca e pelo Secretário Luiz Leme. Ajustes sobre a legislação foram dinamicamente discutidos com os conselheiros presentes no auditório do SAMAE. Na composição do COAMA ainda faltam os setores da pesca e da agricultura ter assentos para defender os interesses das respectivas atividades.
FAMA & COAMA
TODO O NOSSO TEMPO DEDICADO À CRIAÇÃO DA FUNDAÇÃO E DO CONSELHO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ ‘’FAMA E COAMA’’, FOI PARA QUE OS MESMOS TENHAM INDEPENDÊNCIA E CREDIBILIDADE JUNTO A OPINIÃO PÚBLICA E AOS ÓRGÃOS INSTITUCIONAIS JURÍDICOS, COMO O MINISTÉRIO PÚBLICO POR EXEMPLO, CUMPRINDO COM AS DIRETRIZES E PRINCÍPIOS DO SISNAMA, MAS PRINCIPALMENTE DA ÉTICA.


REUNIÃO DO NÚCLEO GESTOR DO PLANO DIRETOR DE ARARANGUÁ
No dia 15 de junho participamos de reunião do Conselho Ambiental do Município de Araranguá para definir a realização da Audiência Pública do Plano Diretor de Araranguá realizada em 24 de junho do Grêmio Fronteira. Sugerimos na ocasião que priorizassem o que é e para que serve o Plano Diretor, pois grande parte ainda não entendeu o real significado do mesmo. A Administração Municipal fez a sua parte realizando as democráticas Leituras Comunitárias. Houve pouquíssima participação da sociedade civil para a importância do que se está debatendo. Se houve a devida divulgação, então os segmentos organizados da sociedade civil realmente não estão entendendo a relevância do Plano Diretor que passa a ser participativo após o Estatuto das Cidades.
OBS. Sugerimos no final da Audiência Pública que a empresa valorize a questão socioambiental e que insista nas apresentações que a dinâmica do Plano Diretor depende das diretrizes apontadas (baseadas nas LC), tanto no planejamento de expansão urbanística, quanto no uso do solo na área rural.
OBS. A empresa Hardt ainda não nos convenceu que irá elaborar um Plano Diretor adequado as reais necessidades do município, sem comprometer o direito as necessidades das futuras gerações.

SE EU FOSSE O PREFEITO!!!
Ouviria a recomendação do ex-Prefeito Gercino Pascoali sobre a utilização do rio Araranguá para a prática de esportes náuticos, primeiro construindo marinas e ancoradouros às margens do rio, próximo à rua Rui Barbosa, como incentivo a realização de competições náuticas com embarcações a motor, a vela e a remo, por exemplo.

ASSUNTOS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:

 RESULTADOS DA REUNIÃO EM SANTIAGO DO CHILE A RESPEITO DO PROJETO INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA BACIA DO RIO ARARANGUÁ.

 DEBATE SOBRE COMITÊ DO MAMPITUBA, GERENCIAMENTO COSTEIRO E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO DIA 28 NA REUNIÃO DA AMESC, EM PASSO DE TORRES.

 LONGA DA TÂNIA LAMARCA VENCEDOR DO EDITAL CATARINENSE ESTÁ QUASE CONCLUÍDO. MARX FAZ DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA.

 ENEAA 2010: GT ENEAA SOB A COORDENAÇÃO DA ONGSN AVANÇA NA FORMATAÇÃO DO ENCONTRO PARA O FINAL DE OUTUBRO DE 2010.

 ASSEMBLEIA DO CGBHRA NA AMREC. Estamos aguardando a Ata oficial.

 FÓRUM CATARINENSE DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS - FCMCG – A PRIMEIRA ORDINÁRIA DO ANO OCORRIDA NO AUDITÓRIO DA EPAGRI EM FPOLIS DEIXOU A DESEJAR...