01 junho, 2010

Código Florestal em debate em Criciúma, ONG é entrevistada pelo Instituto MAPA

Cidadania Ambiental
Início de Junho de 2010


CÓDIGO FLORESTAL EM DEBATE EM CRICIÚMA
ONG é convidada a participar de debate sobre o Código Florestal às 19:00 hrs do dia 04/06/2010, no auditório da ACIC em Criciúma, onde o Deputado Federal Valdir Colatto apresentará o Projeto de Lei 5367/2009, que institui o Código Ambiental Brasileiro propondo uma nova Política Nacional de Meio Ambiente. O encontro é patrocinado pela ACEAG, UNESC, ACIC, CREA e CONFEA. Participam do debate o Deputado Federal Eng. Agr. Valdir Colatto, o Eng. Agr. Raul Zucatto, Presidente do CREA-SC; o Ativista Socioambiental Tadeu Santos, da ONGSN / CONAMA; o Eng. Agrim. Hélcio Ramos de Jesus, Vice-presidente de Gestão Ambiental da ACIC. O Eng. Agrim. e Seg. Trab. Paulo Fernando Squizatto, Presidente da ACEAG e coordenador da Câmara de Meio Ambiente do CREA-SC presidirá a discussão.

ONG É ENTREVISTADA PELO INSTITUTO MAPA
Na semana que passou concedemos entrevista ao Instituto MAPA sobre desenvolvimento sustentável em Santa Catarina (possivelmente a pedido da FATMA). Externamos nossa indignação com a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente, que perdeu a característica de órgão preventivo, fiscalizador e licenciador devido à indicação de políticos para o comando da uma fundação que tem objetivos ambientais. A FATMA perdeu totalmente a credibilidade junto à população catarinense, daí talvez a razão da pesquisa para ‘’medir’’ o índice perante a opinião pública. A questão ambiental tem que ser tratada sob o ponto de vista ambiental e não político partidário.

MARIANO MAZZUCO, JOÃO CABO LORO E ERNANI PALMA RIBEIRO VÃO À CHINA
Certamente será uma viagem inesquecível, se convidado fosse, não hesitaria. Esperamos que as experiências e ensinamentos que trarão do longínquo país sejam aplicadas no nosso município de Araranguá, já que a temática principal é "Cidades Sustentáveis". Tenho plena convicção que muito do que apontamos aqui como desenvolvimento ordenado/sustentável eles irão ver lá na maior exposição do mundo, no maior país do planeta.

SURPRESAS AGRADÁVEIS E DESAGRADÁVEIS PODERÃO SURGIR NA DISPUTA AO GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA E NA DISPUTA PRESIDENCIAL. DESDOBRAMENTOS INUSITADOS ACONTECERÃO ATÉ A DEFINIÇÃO EM JULHO. INFELIZMENTE A LEGISLAÇÃO ELEITORAL DESCATERIZOU A IDEOLOGIA PARTIDÁRIA. A LUTA PELO PODER ESTÁ DESCARADAMENTE ACIMA DAS NECESSIDADES DO COLETIVO.

COAMA TEM COORDENAÇÃO ELEITA
No dia 25/05/2010 o Conselho Ambiental do Município de Araranguá-COAMA se reuniu para eleger a coordenação, ficando a Presidência com o geólogo Saulo de Luca, a Vice com o engenheiro Paulo Baran e a Secretaria com o agrônomo Luiz Leme.

CONAMA DISCUTE RECUPERAÇÃO DE APP EM ÁREA RURAL
Proposta de resolução apresentada pelo MMA para recuperação de Áreas de Preservação Permanente-APP foi prorrogada para agosto em razão de pedidos de vistas da Bancada Ambientalista, com apoio da Confederação Nacional dos Municípios-CNM.
OBS. No dia 01 de junho será debatida no Congresso Nacional uma proposta do Deputado Aldo Rebelo para acabar com o Código Florestal.

TEM GENTE QUE PARECE NÃO TER MEDO DA POLÍCIA
Reduziu significativamente a poluição sonora em Araranguá com o atual Comando da Polícia Militar, porém parece que alguns elementos proprietários de camionetas pretas e vermelhas não têm medo de nada, se acham no direito de fazer o que bem entendem com suas drogas sonoras, pois continuam a circular com som alto nas ruas, como também algumas empresas continuam a fazer propaganda sonora até aos sábados e domingos, principalmente de outros municípios anunciando bailes e outras coisas mais.

NINGUÉM DEVERIA TER ARMAS NUCLEARES!!!
Com que moral os EUA impõe regras sobre armas nucleares se é o maior detentor de arsenal nuclear? Não estamos aqui defendendo o Irã – antiga Pérsia, portanto mais antiga que os EUA, mas a sua soberania. Tentam dizer ao Brasil como deve fazer política externa e que não deveria fazer o acordo com o Irã e a Turquia. É muita pretensão dos hermanos gringos da América do Norte!

ARARANGUÁ QUER CRESCER OU DESENVOLVER?
Eis a questão! Crescer é atropelar tudo para atender poucos. Desenvolver é planejar um desenvolvimento ordenado de modo que atenda a todos.

E OS CÃES DE RUA?
Infelizmente ainda não foi encontrada uma solução para o abandono dos cães de rua, pois cresce a cada dia o número do melhor amigo do homem nas ruas. Além de serem animais de estimação, serem abandonados é também uma questão de saúde pública.

SE EU FOSSE O PREFEITO!!!
Promoveria uma parceria com a iniciativa privada e faria uma super iluminação nas praças públicas, principalmente na do Relógio do Sol, na Cidade Alta, além de exageradamente florir os canteiros. Afinal é um dos principais cartões de visita da nossa querida Araranguá!