25 junho, 2010

Cidadania Ambiental 22 de Junho de 2010

Cidadania Ambiental
22 de Junho de 2010 / www.tadeusantos.blogspot.com


SULCATARINENSE FAZENDO CINEMA
Araranguaense / Praiagrandense participa de duas produções cinematográficas catarinenses exibidas no FAM em Florianópolis. ‘’Beijos de Arame farpado’’ do Marco Martins tem a Direção de Fotografia de Marx Vamerlatti no roteiro que aborda a história de Veludo, um assaltante de segunda linha que reencontra o amor de sua vida Cacos-de-Vidro. Juntos iniciam uma série de crimes e logo se transformam em queridinhos da imprensa marrom. Depois policiais decadentes são incumbidos por Valente, chefão dos chefões , de capturá-los e restabelecer a ordem no país.
A segunda produção é ‘’Muamba’’ do Chico Faganello, que tem o Roteiro do Fabio Bruggemann e Direção de Fotografia do Marx Vamerlatti que conta a trajetória de Lian, um jovem de uma fronteira sul-americana em conflito com o pai, um contrabandista disfarçado de criador de insetos. Com uma câmera que grava o que nem todos conseguem ver, Lian viaja em busca da liberdade e de um carro ganho num concurso de TV e encontra um mundo desconhecido.
OBS. Atualmente Marx está na produção da Cineasta Tânia Lamarca (Tainá entre outras grandes obras do Cinema Nacional), no qual falaremos na próxima edição.

FLOR DO CAMPO E A DIGNIDADE DA MORADIA
Participei da inauguração do condomínio habitacional Flor do Campo localizada no lado sul do antigo campo de aviação de Araranguá – local histórico onde a VARIG fazia escala entre Porto Alegre e Florianópolis. 112 unidades habitacionais de arquitetura germinada foram entregues as famílias que viviam na favela ao lado. Destaco a valorização dada ao Arquiteto Paulo Ricardo da Silva, mas principalmente sua fala que precedeu ao discurso dos políticos em grande número no palanque. Destaco a performance das palavras do Prefeito Mariano e do Vice Sandro Maciel, por sinal esclarecedoras e de contagiada empolgação. A presença do Secretário Nacional Leodegar Tiscoski do Ministério das Cidades e do Vanderlei “Quisuco” Gomes da CEF entregando prêmio de certificação de Boas Práticas, ficando o da PMA entre os cem melhores do país.
OBS. A Administração Municipal lembrou a ex-Secretária de Bem Estar Social Claudete Bianchini pelo empenho da mesma nesta significativa obra social.
OBS. Na saída encontrei o ex-Prefeito Gercino Pascoali, grande apoiador do Desvio da Duplicação junto com seu falecido irmão Gerci da Pagé, quando tocou na urgente necessidade de aproveitar o potencial náutico do rio Araranguá.
OBS. Após a cerimônia encontrei o ex-Governador Esperidião Amim, no restaurante Becker, onde elogiei seu discurso na inauguração do Flor de Campo que propos medidas ecologicamente corretas, como o reaproveitamento do óleo de cozinha e as energias alternativas. Conversamos um pouco sobre política, mas principalmente sobre o seu Doutorado na UFSC sobre GESTÃO PÚBLICA DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE.

FINALMENTE O COMITÊ DO MAMPITUBA
Finalmente o sonho do velho guerreiro Nabor Guazzelli poderá se tornar realidade com uma portaria da ANA e da SNRH facilitar a implantação do COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA FEDERAL DO RIO MAMPITUBA, que faz divisa entre SC e RS. Dia 28 próximo, na Assembleia dos Prefeitos da AMESC, em Passo de Torres, haverá uma apresentação de um Técnico da SDS comentando o significativo avanço na preservação da água. Na oportunidade também será abordado o polêmico GERCO-Gerenciamento Costeiro que está assustando proprietários de edificações próximas a orla marítima. A transformação das APPs em Unidades de Conservação UC também estarão em pauta.

DESVIO DA BR-101 SERÁ REINICIADO AINDA ESTE ANO SE NÃO HOUVER NENHUM IMPEDIMENTO JURÍDICO. EM TROCA DE E-MAILS COM O ENG AVANI SÁ, DO DNIT DE TUBARÃO DEMONSTREI PREOCUPAÇÃO COM A DEMORA DE EXECUÇÃO DO TRECHO DE ARARANGUÁ, POIS A CADA ENCHENTE A PISTA FICA INTERDITADA E CAUSA PÉSSIMA DIVULGAÇÃO PARA O MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ.


‘’MORRO POR TI DE AMORES’’ DO EDI BALODI
Ex-Prof. da UNESC, o Artista Plástico Edi Balodi fez uma eco-saborosa tainha assada na churrasqueira do edifício localizado ao lado do bar Beco das Dunas da Dilamar Canto. A Dila deu uma limpada no local, deve ser considerada como uma atitude ecologicamente correta na elaboração do Plano de Manejo da UC que criará o primeiro Monumento Natural do estado de Santa Catarina em processo de finalização. Estavam lá também o multiartista Alexandre Rocha, os camaradas Zaga e Losa, grandes figuras da vida teatral e musical de Araranguá.

SE EU FOSSE O PREFEITO
Utilizaria de todas as articulações políticas para a obtenção de recursos para a execução da ponte sobre o rio Araranguá no local da balsa. A ponte fomentaria o ecoturismo na região com pousadas, por exemplo, mas principalmente facilitaria a vida dos araranguaenses que moram no outro lado do rio, no Distrito de Hercílio Luz como Ilhas, Barra Velha e Morro Agudo. Investiria na abertura da estrada que liga Ilhas a Barra Velha como forma de evitar que num futuro próximo venham a criar movimentos como o da desanexação de Barra Velha para o Rincão, mas de toda a Hercílio Luz para Criciúma que quer estrategicamente ter uma costa marítima no Oceano Atlântico.

ASSUNTOS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:

ASSEMBLEIA DO CGBHRA NA AMREC
Uma pauta rica de temas...

ONGSN VISITA COMANDO DA POLÍCIA AMBIENTAL EM MARACAJÁ
Fomos cordialmente bem recebidos pelo Comandante Comelli.

REUNIÃO DO COAMA
Reunião bem conduzida pelo geólogo Saulo de Luca e pelo Secretário Luiz Leme.

REUNIÃO DO NÚCLEO GESTOR DO PLANO DIRETOR DE ARARANGUÁ
Pauta principal a realização da Audiência Pública do Plano Diretor de Araranguá.

ARARANGUAENSES VÃO AO CHILE REPRESENTAR O BRASIL NUM PROJETO INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Sargento Niles da Coordenação da Defesa Civil Regional, Sung Chen Lin Educadora Pedagógica e Juliana Vamerlati agora do IF-PR.

TODO O NOSSO TEMPO DEDICADO DESDE 2005 PARA A CRIAÇÃO DA FUNDAÇÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ ‘’FAMA’’, FOI PARA QUE A MESMA TENHA INDEPENDÊNCIA E CREDIBILIDADE JUNTO A OPINIÃO PÚBLICA E AOS ÓRGÃOS INSTITUCIONAIS JURÍDICOS, COMO O MINISTÉRIO PÚBLICO, CUMPRINDO COM AS DIRETRIZES E OS PRINCÍPIOS ÉTICOS DO SISNAMA