08 junho, 2010

30 ANOS DE LUTA PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Cidadania Ambiental
www.tadeusantos.blogspot.com

Semana do Meio Ambiente e Aniversário de 30 anos da ONG Sócios da Natureza




‘’30 ANOS’’
Dia 05 de junho de 2010 não é apenas o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas o aniversário de fundação da ONG Sócios da Natureza, completando 30 anos de existência, com mais derrotas que vitórias, porém com mais experiência e motivação para continuar lutando pela preservação da natureza e por uma melhor qualidade de vida para a região sul de Santa Catarina.
Coordenação Geral Araranguá – SC, 05 de Junho de 2010.
OBS. Não estamos comemorando os 30 anos de existência em virtude do extraordinário abuso no uso dos recursos naturais para manter uma população que, talvez, a Terra não tenha capacidade de suportar.
OBS. Se o Meio Ambiente continua sendo degradado com as denúncias e alertas das ONGs ambientalistas, imagina então como estaria se nada fizéssemos!

PROPOSTA IMPACTANTE, PORÉM REFLEXIVA!!!

Propomos uma ousada ação ecológica ao Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Pessi, para o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de Junho de 2010, porém não foi possível sua viabilização. A idéia consistia em depositar no calçadão ou em frente à Praça Alcebíades Seara um monte do lixo recolhido no rio Araranguá, formando uma espécie de ‘’escultura’’ de 10 metros de altura. Certamente que muitos iriam dizer que ali não era o local de colocar tal imundice, mas então no rio pode?! Seria uma boa provocação a reflexão sobre o descaso para com o maltratado rio Araranguá.

REGISTRO: NINGUÉM É OBRIGADO A OUVIR O QUE NÃO QUER OUVIR DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO. A LIBERDADE DE UM TERMINA ONDE COMEÇA A DO OUTRO, TANTO PARA OS HOMENS QUANTO PARA OS ANIMAIS. OCORRE QUE OS ANIMAIS RESPEITAM MAIS ESTA REGRA QUE OS HOMENS. OBS. Na sexta feira, dia 04 de junho, a cidade de Araranguá foi tomada de poluição sonora com carros de propaganda durante o dia inteiro, num total desrespeito e contravenção.

PESCA IRREGULAR NA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ
O rio é um bem público, porém não dá o direito a ninguém de fazer o que bem entende do mesmo. A indústria despeja seus resíduos nos cursos d’água e o ser humano joga na natureza tudo aquilo que não mais interessa ao seu consumo. A Colônia de Pesca Z-16 de Ilhas tenta atender a Portaria do IBAMA que não permite a pesca na entrada da foz, por ser considerada área não permitida para que os peixes possam entrar no rio. Ocorre que pescadores de fora invadem com redes e tarrafas este local, sem levar em consideração que existe uma comunidade que vive da pesca como única forma de sobrevivência.

DE CIMA DA PONTE SE VÊ A CIDADE QUE SE VIVE!!!
Provérbio chinês faz esta sábia leitura, olhe para o rio da sua aldeia e verás um retrato fiel dos costumes locais. A água de um rio deveria ser considerada um recurso sagrado. Deveria ser tão limpa e cristalina quanto a de um córrego próximo a nascente, que se bebe com as palmas das mãos. Em algumas localidades no interior da Itália já se encontram rios em travessias urbanas completamente saudáveis. Meu sogro esteve lá e comprovou tal fenômeno.
OBS. Aqui na nossa região uma cidade foi construída sobre o seu rio e a principal causa deste pseudo-crescimento urbanístico acabou contaminando todos os rios da micro-bacia do rio Mãe Luzia e do rio Araranguá.

BARRAGEM DO RIO DO SALTO RECEBE A LAP
Recebemos informação da ouvidoria do Ministério da Integração que a LAP do Projeto da Barragem do rio do Salto foi expedida pela FATMA no dia 17 de abril de 2010, contrariando novamente a legislação que obrigava a realização de mais uma audiência pública para complementar as informações solicitadas e apontadas pela ONG e pela própria FATMA. Qual a causa de tanto segredo e sigilo? Afinal deveria ser motivo de comemoração para o governo ou será como da outra vez que foi emitida com irregularidades e o MPF cancelou?

DEBATE COM DEPUTADO COLATTO NA ACIC EM CRICIÚMA
O Deputado Federal Valdir Colatto defende claramente o agronegócio do agrotóxico e dos transgênicos, onde muitas vezes os proprietários não conhecem ou sabem de onde vêm os lucros da produção, enquanto que nós defendemos o pequeno agricultor, aquele colono que trabalha em sua propriedade e conhece cada pedra e árvore plantada no seu terreno, conhece as nascentes e sabe o valor da vegetação na preservação da água para manter a terra produtiva no cultivo da lavoura do feijão, arroz, mandioca, milho e batata, da horta para as verduras da cebola, tomate, alface como também das frutas no arvoredo e do embelezamento do jardim em frente à moradia. É desta agricultura familiar e orgânica que falamos ao público presente no auditório da ACIC como convidados debatedores, juntamente com o Presidente do CREA/SC Raul Zucatto, sob a coordenação do Eng. Agrim. Paulo Fernando Squizatto.
OBS. Para quem estiver interessado nos pormenores do debate acesse o blog www.tadeusantos.blogspot.com que encontrará um breve relato comentado.

SE EU FOSSE O PREFEITO!!!
Privatizaria ou criaria um sistema de parceria para a limpeza das vias e praças públicas, com a condicionante da empresa licitada vencedora empregar idosos capacitados para exercer a atividade (coleta de papel, por exemplo) como forma de valorizar a terceira idade de carência financeira, complementando a irrisória/pequena aposentadoria e deixando a cidade mais limpa e saudável!!