28 janeiro, 2016

LICENCIAMENTO AMBIENTAL VAI MUDAR - AS BELEZAS A CAMINHO DO MORRO DOS CONVENTOS - CIPAM e FNMA


AS BELEZAS QUE EXISTEM A CAMINHO DO MORRO DOS CONVENTOS...
A rodovia que liga o centro urbano de Araranguá, a partir da rótula que direciona ao Arroio do Silva e ao Morro dos Conventos até a rótula que direciona ao Paiquerê, já deveria possuir uma faixa ciclo viária integrada aos demais pontos do município de Araranguá e Arroio do Silva.


Esperamos que as reuniões do Plano Diretor recomecem em março da mesma forma que as do Projeto Orla, como forma de oportunizar debates como das ciclo faixas e do uso e ocupação das áreas que contornam o rio Araranguá...

As imagens postadas estão neste caminho que terá fundamental importância nos aspectos de apoio a empreendimentos eco turísticos e outros afins. 













O LICENCIAMENTO AMBIENTAL VAI MUDAR E NÓS ESTAMOS PARTICIPANDO DO GT CRIADO PELA CTCA DO CONAMA PARA ESTUDAR AS PROPOSTAS... 
Dia 02 e 03 de fevereiro participaremos em Brasília da segunda reunião do GT que trata da atualização do Licenciamento Ambiental neste país, conforme carta abaixo endereçada ao presidente demonstrando nossa posição em relação a proposta da ABEMA, no dia 03 de reunião da Comissão Eleitoral do FNMA e a tarde de reunião extraordinária do CIPAM para avaliar a admissibilidade de proposta de resolução sobre Compostagem de Resíduos Orgânicos, de acordo com o Processo nº 02000.001228/2015-37 – Proposta de Resolução CONAMA que define critérios e procedimentos para a produção de composto proveniente de resíduos sólidos orgânicos. Proponente: Ministério do Meio Ambiente/Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano.

      


Araranguá - SC, 27 de janeiro de 2016
Ofício nº 021/2016/ONGSN

Ao Excelentíssimo Senhor

RAIMUNDO DEUSDARÁ
Presidente do GT e da Câmara Técnica de Controle Ambiental - CTCA/CONAMA/MMA


            Com os nossos respeitosos cumprimentos como representantes da ONG Sócios da Natureza dirigimo-nos a V. Exª, primeiramente, parabenizando-o pela condução dos trabalhos do GT e que, se possível, exiba as charges em anexo durante a leitura deste texto. As ilustrações de conceituados chargistas refletem o imaginário popular acerca do licenciamento ambiental neste país, que se assusta com a disputa pelo desbravamento e extrativismo a qualquer custo. Situação que lembra a notável frase do americano Alan Greenspan, ex-presidente do FED, quando denominou as disputas no mercado financeiro como uma espécie de ganância infecciosa!
  
            Gostaríamos de deixar bem claro que continuaremos defendendo a atualização da Resolução 001/86, que trata das licenças ambientais, desde que seja assegurada a garantia de que haja mais seriedade, idoneidade e ética no processo de licenciamento ambiental.  A proposta da ABEMA é oportuna, pois propõe mudanças necessárias não apenas a atualização e uma diretriz federativa via CONAMA de forma a desburocratizar o processo, sem, no entanto, prejudicar a integridade dos procedimentos, principalmente quando envolve  EIA-RIMA, audiências  públicas e as compensações ambientais, da mesma forma que se promova o imediato aparelhamento dos órgãos licenciadores acompanhado de mais profissionais qualificados e bem remunerados.




            Voltamos a alertar sobre a importância do que estamos fazendo em termos de equilíbrio ecológico, do qual estamos entre uma linha tênue entre a conservação e a degradação que ocorrem a cada dia neste glorioso e imenso Brasil, com impactos ambientais comprovados da mesma forma que atos de corrupção, suborno e outras falcatruas que deveriam receber com mais rigor as determinações da Lei de Crimes Ambientais. Mediante este cenário se faz necessário o transparente controle social com a participação da população no processo do licenciamento ambiental.

            O mundo político global impôs uma armadilha a todos nós provocando uma disputa pelo desenvolvimento, através de um modelo econômico que extrapola a sensatez e cai no ridículo das tragédias anunciadas... 

            As questões climáticas parecem não ter mais como assegurar em decorrência do desequilíbrio da camada de ozônio, emissões descontroladas nas cidades e nas áreas industriais que contaminam o ar que respiramos, os resíduos e o lixo estão a cada segundo comprometendo ainda mais os rios e oceanos, ou seja, os esgotamentos dos recursos naturais estão entrando em colapso, uma infeliz e caótica situação que pode ser irreversível!

            Nós ambientalistas estamos fazendo a nossa parte, de forma estritamente voluntária, e esperamos que os demais representantes deste GT, sejam governamentais ou não, que  busquem incessantemente o aperfeiçoamento dos serviços públicos, que a CNI incentive as indústrias sem chaminés, que a CNT lute por outras formas de transportes como ferroviários e fluviais, que a CNA fomente a agricultura sem agrotóxico e, assim, por diante em todas as esferas que formam a nossa cadeia social e econômica da grandiosa nação brasileira. 
 
            Se todos nós fizermos a nossa parte objetivando o ''equilíbrio ecológico'' estaremos garantindo as necessidades das atuais e também a sobrevivência das futuras gerações!
Sem mais para o momento

Atenciosamente

Tadêu Santos
Coordenador Geral
Conselheiro do CONAMA pela região sul


Sócios da Natureza
Organização Não-Governamental

CNPJ 02.605.984/0001-60
Ofício de Registro de Pessoas Jurídicas, Araranguá - SC – Livro nº A-2, Folhas nº 039, Registro nº 364 de 18/05/1998.
ONG criada em 05 de Junho de 1980 para defender a natureza e uma melhor qualidade de vida para Araranguá e a região sul de Santa Catarina.

(Prêmio Fritz Muller de 1985 e Menção Honrosa do Prêmio Chico Mendes em novembro de 2010,
 instituído pelo ICMBio e MMA)

Ocupa a presidência do Conselho Ambiental do Município de Araranguá (COAMA) e
 a Coordenação Geral da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC), além de ser
 Conselheira Representante da Região Sul do País no Conselho Nacional de Meio Ambiente CONAMA
e
Integra o FÓRUM INTERCONSELHOS da Presidência da República que participou do PPA 2016/2019

CONSIDERADA DE UTILIDADE PÚBLICA PELO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ
Lei nº 1817 de 15 de junho de 1998.

‘’trabalhando exclusivamente de forma voluntária e sempre buscando objetivos de interesse coletivo’’


Rua Caetano Lummertz nº 386/403 – CEP 88900 043 – Araranguá – Santa Catarina
Celular:  48 – 9985 0053 E-mail: sociosnatureza@contato.net