20 janeiro, 2016

CIDADANIA AMBIENTAL 21 DE JANEIRO DE 2016

Cidadania Ambiental

Araranguá SC, 21 de janeiro de 2016
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)



UM ENTARDECER MÁGICO NO MORRO DOS CONVENTOS


Dedico a imagem do entardecer ao fotógrafo Silvio Paladini e sua esposa, mas em Especial a sua saudosa e querida mãe Dona Branca (ex-primeira Dama Municipal) que foi minha cliente na ''Vídeo Kane'', onde era declaradamente apreciadora de documentários sobre a Natureza e que orgulhosamente foi minha vizinha desde que cheguei a Araranguá a ''long time''. 
Mas para maior esclarecimento vamos ao roteiro dos fatos. Após registrar o fascinante e encantador ''Lago Dourado'', oficialmente denominado de ''Lagoa dos Bichos'', manancial que ''por enquanto'' ainda abastece o Morro dos Conventos e imediações, por isso propomos no Projeto Orla a restauração da Lagoa dos Frangos, como forma de garantir água para o Santuário Ecológico do Morro dos Conventos. Isto é muito sério e preocupante!
Fomos, digo eu e o Marx, até a praia para registrar um possível sol vermelho, mas não foi visualmente possível, então nos dirigimos a um dos locais privilegiados do Morro dos Conventos, onde se pode visualizar o Sul e o Oeste, mas chegamos um pouco atrasados ao local porque já havia iniciado o irreversível processo do pôr do sol de ontem, no Paraíso, digo, Morro dos Conventos.
No entanto, para nossa surpresa fomos cordialmente recebidos pelo Paladini, porque os mesmos residem no território considerado um dos mais apropriados para captar geograficamente o poente! Valeu Silvio!

CAPTEI ESTE ANEL SOLAR ÀS 18:40 HORAS, DO DIA 13/01/16, EM ALGUM TRECHO QUANDO SOBREVOAVA ENTRE SÃO PAULO E MINAS GERAIS COM DESTINO BRASÍLIA. UM RARO FENÔMENO SOLAR!!! 

'''Algumas pessoas questionam a origem do chamado “anel solar”. Segundo cientistas, o anel é um halo formado por um fenômeno físico de refração, também conhecido como halo solar. O halo é formado por pequenos cristais de gelo contidos em nuvens cirrostratus. A luz do Sol se refrataria nos cristais de gelo num ângulo de 22 graus criando o fenômeno óptico.



Esses halos também podem se formar ao redor da Lua ou em torno de luzes artificiais muito brilhantes em clima frio.
De acordo com a NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA), há contos populares sobre os anéis em torno do Sol ou da Lua.
“O fenômeno é uma boa indicação de que a umidade está descendo para altitudes menores, onde é provável que assuma a forma de precipitação. Um halo é um indicador mais confiável de tempestades nos meses mais quentes do que durante os meses de inverno”, afirma a NOAA em seu website.
“É uma forma de medição folclórica de chuva pesada”, disse Walter Drag, um meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia, ao New Jersey Herald. “Mas nem sempre funciona dessa maneira.”'''

OS EDIFÍCIOS DA PRAIA DA META!


Convidado pelo amigo Paulo Baran (Secretário do COAMA) ontem fui à praia da Meta, no Balneário Arroio do Silva, para uma espécie de reunião de diretoria, com ausência do vice Assis Castilhos (também do IF-SC) que está em Portugal, de férias e acompanhando sua esposa Janaina Marques em seu doutorado.


Decidimos inicialmente fazer uma visita à superintendência da FAMA para obter informações acerca das solicitações enviadas em 2014 e 2015, inclusive à prefeitura de Araranguá, para então formularmos uma audiência do COAMA com o prefeito Sandro Maciel, objetivando obter respostas às justas reivindicações e construtivas propostas ainda sem respostas ao Parlamento Verde Araranguaense!
O local é inspirador, uma maravilha! Aptos grandes e com poço de luz bem na área central, coisa rara nos prédios de hoje, que agora utilizam exaustor para ventilar áreas internas. Construídos entre a década de 70 e 80, além estarem em local privilegiado em frente ao mar, com uma larga duna primária, se pode visualizar a plataforma de pesca e apenas com humanos na praia, ou seja, sem a circulação do queridinho automóvel!! 

Registrei o lado sul do Morro dos Conventos e naturalmente do local se pode visualizar o amanhecer e o entardecer, além não possuir poluição sonora, com exceção das cantorias da diversidade de pássaros, conforme imagens em anexo.

OBS. Conta a lenda que na época o empreendedor colocou junto ao folder da planta de vendas uma foto mostrando a ilha de Jurerê e 90% foi adquirido por argentinos. Mais uma outra ''Lenda'' a ser preservada...!