20 janeiro, 2016

CARTA DE APELO AO PREFEITO PARA ACABAR COM A BADERNA E POLUIÇÃO SONORA NO MORRO DOS CONVENTOS


Araranguá, 11 de janeiro de 2016
Ofício nº 009/2016/ONGSN

Ao Excelentíssimo Senhor

SANDRO ROBERTO MACIEL
Prefeito Municipal



            

Com os nossos respeitosos cumprimentos, como representantes da ONG Sócios da Natureza, dirigimo-nos a V. Exª, para que, em nome também da sociedade civil organizada, recorrer a Prefeitura de Araranguá no sentido de acabar com o assustador conflito da poluição sonora no balneário Morro dos Conventos, no entorno do espaço do Farol e da Rampa de Voo Livre, que está ocorrendo quase que diariamente, pelas razões apontadas abaixo:
Considerando que aumenta significativamente a população veranista e de visitantes turistas.
Considerando que após o fechamento de acesso à praia, determinado pela Justiça Federal do TRF4, jovens passaram (geralmente de fora) a realizar encontros na Rampa de Voo Livre e no espaço do Farol, sem nenhuma preocupação com a vizinhança e com o meio ambiente!
Considerando que nestes encontros existem abusos em relação ao som automotivo, algazarras, uso de álcool e drogas. Pessoas que conhecem armas afirmam que vez ou outra ouvem tiros, ''gerando insegurança social'', além do lixo impactante à fauna e flora local!
Considerando que as famílias que residem nas vizinhanças em um raio de 1 km sofrem com a perturbação do sossego durante todos os dias, mas principalmente nas madrugadas.
Considerando que estes encontros programados ou casuais ferem o artigo 42 da Lei de Contravenções Penais, o artigo 228 do CTB e a Lei 9.605/98 de Crimes Ambientais.
Considerando que as pessoas afetadas ligam para o 190 recorrendo providências, mas nem sempre são atendidas, como ocorreu na madrugada entre 05 e 06 de janeiro onde a famigerada baderna encerrou apenas as 04:30 horas da madrugada (...estranha coincidência da noite e horário do assalto ao bar conforme publicação na revista W3...).        
            Mediante o caótico cenário requeremos a apreciação da nossa proposta abaixo que propõe a colocação de correntes de aço em três pontos estratégicos de modo a impedir que veículos possam acessar a partir das 22:00 até 06:00 horas.



SOLUÇÃO PARA ACABAR COM A BADERNA E O VANDALISMO NO MORRO DOS CONVENTOS!!!

Proposta
Colocação de correntes de aço fortemente instaladas em três pontos estratégicos que ''impeçam o acesso de veículos motorizados ao espaço do Farol e da Rampa de Voo Livre, no horário entre as 22:00 horas e as 06:00 horas'', horário constitucionalmente definido para o descanso de todos os seres vivos. Observando que não causará transtorno algum a dinâmica dos moradores e visitantes.

Junto devem ser implantadas placas informativas e orientativas, como também garantir o acesso para caminhantes, cadeirantes, motos e bicicletas em tempo integral, que na verdade são os que lá vão para contemplar, refletir, conversar, ou seja, praticar lazer com alegria de forma saudável!!
Custo praticamente zero ao Município de Araranguá comparado a arrecadação de impostos que a população do Morro dos Conventos paga para ter mais segurança, direito de dormir e a ótima qualidade de vida que o paraíso proporciona, além da preservação ambiental e da integridade do patrimônio público!!!
Esta medida é adotada em vários locais do mundo, principalmente parques ecológicos, museus, como forma de ''disciplinar'' e preservar valores naturais e a segurança de pedestres. Faz-se necessário conter a depravação social e a degradação ambiental destes locais únicos e de relevantes aspectos paisagísticos.  
Simples assim, a polícia seria apenas acionada se houver ato de vandalismo ao patrimônio público, rompimento de regras estabelecidas conforme placas informativas instaladas e ao meio ambiente destes locais considerados de extrema relevância ecológica!
Se a administração municipal negar a sugestão apresentada, medida que por sua vez pode prejudicar intensamente os interesses dos baderneiros e traficantes (de som automotivo e bebidas), em detrimento do bem estar da comunidade, então é porque a ''insensatez prevalecerá sobre os direitos de cidadania dos araranguaenses!''' 
O moderador deste Grupo diz o seguinte em seu art. 4: (Sua participação é muito importante. Manifeste-se de forma coerente e respeitosa), portanto fique a vontade em manifestar-se contrário ou favor da proposta.
Importante observar que tudo que é colocado nestes locais, como por exemplo, placas e lixeiras, eles, os vândalos baderneiros destroem...
CONCLUSÃO: Pode parecer estranho, mas em muitos, casos a Mobilidade Urbana, só funciona e proporciona benefícios a população com a ''imobilidade da máquina chamada carro!''
OBS. Este documento está sendo encaminhado com cópia para vários órgãos oficiais como a Capitania dos Portos de Laguna, 19º Batalhão de Policia Militar, Ambiental e Civil, MPE, MPF e para a FAMA, como forma de promover o fortalecimento da Autoridade Policial, que tanto respeitamos e dependemos para a segurança das nossas vidas!  
OBS. Em anexo um Manifesto de Repúdio a Poluição Sonora e um breve relato pessoal da angústia sofrida na madrugada do dia 06/01/2016 (www.tadeusantos.blogspot.com), além de uma proposta a ser apresentada na reunião que haverá com o Comando da Polícia Militar propondo uma reunião com os órgãos responsáveis mencionados nos mesmos moldes da ocorrida em 2012, quando se debateu a baderna na beira da praia.

Sem mais para o momento

Atenciosamente

Tadêu Santos
Coordenador Geral e Presidente do COAMA


Sócios da Natureza
Organização Não-Governamental

CNPJ 02.605.984/0001-60
Ofício de Registro de Pessoas Jurídicas, Araranguá - SC – Livro nº A-2, Folhas nº 039, Registro nº 364 de 18/05/1998.
ONG criada em 05 de Junho de 1980 para defender a natureza e uma melhor qualidade de vida para Araranguá e a região sul de Santa Catarina.

(Prêmio Fritz Muller de 1985 e Menção Honrosa do Prêmio Chico Mendes em novembro de 2010,
 instituído pelo ICMBio e MMA)

Ocupa a presidência do Conselho Ambiental do Município de Araranguá (COAMA) e
 a Coordenação Geral da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC), além de ser
 Conselheira Representante da Região Sul do País no Conselho Nacional de Meio Ambiente CONAMA
e
Integra o FÓRUM INTERCONSELHOS da Presidência da República que participou do PPA 2016/2019

CONSIDERADA DE UTILIDADE PÚBLICA PELO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ
Lei nº 1817 de 15 de junho de 1998.

‘’trabalhando exclusivamente de forma voluntária e sempre buscando objetivos de interesse coletivo’’

Rua Caetano Lummertz nº 386/403 – CEP 88900 043 – Araranguá – Santa Catarina
Celular:  48 – 9985 0053