09 setembro, 2015

HEMOFILIA E OUTRAS MOLÉSTIAS INCURÁVEIS EM NOSSAS VIDAS!















A HEMOFILIA E OUTRAS MOLÉSTIAS INCURÁVEIS!!!


                Falar sobre perdas familiares é sempre penoso e triste em todos os sentidos, principalmente aos familiares mais próximos de quem parte para sempre. Vemos a todo momento informações ou notícias de que alguém morreu de alguma doença, acidente, assassinato ou qualquer outra forma de óbito e imediatamente incluímos na contabilidade de mortes das estatísticas do cotidiano da vida, porém muitas vezes esquecemos de avaliar o sofrimento e melancolia dos familiares e amigos que perdem seus entes queridos.

            O sentimento de perda é ainda maior quando os pais perdem os filhos, neste caso contrariando a ordem natural da vida! Dizem que com o tempo tudo passa, para alguns de forma rápida enquanto que para outros existem dificuldades de aceitar a ausência do ente querido, pois tudo nesta área é muito relativo e complexo! Por exemplo, minha Mãe aos 43 anos de idade suicidou-se meses após perder meu pai vítima de um repentino câncer!
    
            Estou a escrever estas observações a partir de uma reflexão quando presenciava o enterro do Hans, um jovem especial, filho da Ivonete e do Nelson Prochmann, que viveu 16 anos com a super-proteção conjugada com carinho e amor dos pais. Enquanto observava os momentos finais com a tristeza dos familiares, coberta com as dezenas de lindas coroas que chegaram ao Hans, me lembrei dos meus falecidos irmãos hemofílicos que também partiram cedo...

            O meu irmão Dalton faleceu com 8 anos com uma hemorragia causada por um dente e o Carlinhos com 32 anos com uma batida na cabeça ao tropeçar e cair. Frequentemente dependiam das complicadas e difíceis transfusões de sangue, isto em Praia Grande/SC, em uma época de poucos recursos na área médica, principalmente para uma família pobre. Registro que nasci entre ambos, portanto, não sei aqui dizer se o destino foi bondoso comigo, apenas de que o meu sangue tem o fator VIII da coagulação!

            A Hemofilia, conhecida popularmente como a doença do ''sangue solto'', não possui o fator coagulante no sangue, ou seja, qualquer corte provoca hemorragia interna e externa, qualquer impacto no corpo causa manchas roxas e dores horríveis, principalmente, nas articulações. No entanto, a OMS não considera como uma doença apesar de toda a fragilidade física a grande maioria dos portadores. É genética e hereditária e afeta apenas os homens, porém quem transmite são as mulheres e infelizmente a ciência ainda não conseguiu a cura. Um dos exemplos mais conhecidos é o caso dos irmãos cariocas, Betinho, Henfil e Chico Mário, que morreram em conseqüência de transfusões de sangue contaminadas com o vírus HIV.

OBS. I - Hemofilia é um grupo de doenças genéticas hereditárias que prejudicam a capacidade do corpo em controlar a circulação do sangue ou coagulação, o qual é utilizado para parar a hemorragia de um vaso sanguíneo, quando é quebrado. A hemofilia A (deficiência de fator VIII de coagulação) é a forma mais comum de desordem, presente em cerca de 1 em 5.000-10.000 nascimentos do sexo masculino.[1] A hemofilia B (deficiência do fator IX) ocorre em cerca de 1 em aproximadamente 20,000-34,000 nascimentos do sexo masculino. (Wikipédia)

OBS. II - Atualmente, o tratamento é realizado com uma profilaxia que consiste em a criança receber fator de coagulação antes de ter o primeiro sangramento, como uma forma de prevenir a hemorragia. Segundo Jussara Almeida, isso melhora em muito a qualidade de vida do hemofílico. "Cada sangramento compromete principalmente as articulações do paciente. Com isso, a musculatura atrofia e a pessoa não consegue nem mesmo andar direito. Mas, graças ao tratamento preventivo, isso não existe mais no DF", diz a hematologista. www.lersaude.com.br

           












O cinema ainda não abordou a Hemofilia em nenhum filme, pelo menos não tenho conhecimento, mas abordou outras moléstias incuráveis tanto que existe uma filmografia intensa. Vale lembrar que algumas celebridades foram portadoras, mas escondiam a condição, talvez por algum preconceito ou outras razões diversas, como Richard Burton e Abraham Lincoln, daí a razão de não haver nenhuma menção em suas biografias...

            Recentemente assisti ''A TEORIA DO TUDO'' (The theory of everything)
que narra a história do inglês Stephen Hawking (com 73 anos) que adquiriu a doença Esclerose Lateral Amiotrófica quando jovem, no entanto, transformou-se em um dos maiores cientistas da atualidade, como físico e cosmólogo, desenvolvendo a tese dos buracos negros em 'Uma breve história do tempo'. O ''MEU PÉ ESQUERDO'' (My left foot) baseado na autobiografia do escritor e pintor Christy Brown, que nasceu com deficiência física e paralisia cerebral, onde conseguia movimentar apenas o pé esquerdo.   Concluindo não posso deixar de mencionar outras obras cinematográficas que abordaram temáticas sobre condições humanas adversas, todas baseadas em casos verídicos, como: ''Johnny vai à guerra'', ''Gaby, uma história verdadeira'', ''O escafandro e a borboleta'', ''As sessões'' e ''Mar adentro''.   

OBS. Em face do exposto, procuro contato 'com total discrição' com Hemofílicos em Araranguá e região. Meu celular é 99850053.

Tadêu Santos

Araranguá - SC, 04/09/2015