15 setembro, 2015

O PARAÍSO É AQUI!!! Parte II

 (se gosta deste paraíso, favor ler até o final...)

            














Este paraíso é formado por vários ecossistemas que se interligam formando um bioma, porém o homem desobedece mesmo as mais básicas regras naturais do equilíbrio ecológico e não respeita critérios criados pelo próprio, que são as leis de proteção ao meio ambiente, principalmente o artigo 225 da Constituição Brasileira.
 
''''Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade. São as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo. Área biótica ou biótopo é a base onde estão assentados os seres vivos, é o chão, é o solo, são as águas, é o ar do ambiente. O biótipo significa o conjunto dos fatores do meio ambiente que não têm vida tais como a areia, as rochas, a argila, os minerais, as substâncias inorgânicas, o ar, a energia do ambiente, os raios, os trovões, os relâmpagos, o calor, a radioatividade, a luz solar, a energia de uma forma geral compõe o biótipo. (Wilkpédia)''''




            A história comprova que qualquer ação antrópica causa impacto por isso deve ser planejada para evitar o desequilíbrio ou o caos ecológico como bem demonstrou Jared Diamond no livro ''Colapso'', que trata do declínio das civilizações na história da humanidade, desde os sistemas políticos que definem a vida social e econômica no contexto da biosfera (e mesmo do universo) até as micros-vidas. A Microbiologia estuda os microrganismos, que pouco conhecemos, porém são vitais para a manutenção das cadeias que interagem na dinâmica dos sistemas, como por exemplo, a cadeia alimentar pela sobrevivência das espécies, que defini o equilíbrio ecológico através da interação e troca estabelecidas entre os seres vivos, desde os animais racionais e irracionais até os microrganismos como as bactérias.

           É neste contexto que pretendo abordar a importância de buscarmos o equilíbrio ecológico para evitarmos o caos em todos os sentidos, seja em qualquer ecossistema localizado na superfície ou no subsolo dos nossos paraísos, muitas vezes ignorados e subestimados, seja por ganância infecciosa ou pela loucura de certas pessoas.
            Para mantermos qualquer ''paraíso'' se faz necessário defender a integridade dos mesmos, com planos e projetos adequados, acompanhados de muita educação e persistência cidadã. Nós estamos fazendo a nossa parte participando do Plano Diretor de Araranguá, do Plano de Bacias da Bacia do Rio Araranguá e do Projeto Orla, ora contestando ideias retrógadas que atendem apenas interesses escusos, ora para contribuir construtivamente os respectivos objetivos da ética e da sensatez!

            Não obstante é bom esclarecer que para enfrentar posições contrárias é preciso paciência para fortalecer a persistência calcada e baseada em argumentos bem fundamentados, como tem ocorrido nestes últimos tempos contra a famigerada atividade carbonífera e a incomoda poluição sonora (agora também com rojões na madrugada), por exemplo, ainda que existam outras controvérsias como nos citados planos e em posicionamentos individuais totalmente desfocados e de baixo nível, que tentam nos intimidar na base da ignorância. Seja omissão ou ignorância entendemos que são resultantes da falta de educação das pessoas ou dos que controlam o poder estabelecido!
 
            Alertamos que neste paraíso estão ocorrendo impactos ambientais de várias formas pela inexistência de fiscalização dos órgãos ligados aos Poderes Públicos, que não cumprem a legislação e não atendem denúncias, digam-se, baseadas em relatórios, pesquisas e estudos qualificados sobre o paraíso denominado de Morro dos Conventos e região de entorno. 
            Nestes locais como em qualquer outros existem conflitos de interesses desde há muito tempo, só não vê quem quer ver, tanto desde 1996 quando tentaram aprovar um empreendimento em um local de extrema relevância ecológica e paisagística até o atual que trata do acesso de veículos a praia, causando impactos a todos os ecossistemas superficiais e subterrâneos...!!! Fica ai uma dica para os técnicos e pesquisadores elaborar uma lista das espécies da flora e fauna já extintas e em processo de extinção! 



            Com o tempo percebe-se que a visão de preservação ambiental para alguns é continuar vivendo nesta viagem da vida, não interessa se o estuário do rio Araranguá está detonado, que o peixe da água doce não se cria com baixo pH, se haverá vento desenhando a formação das dunas eólicas no Morro dos Conventos, muito menos saber se as restingas estão protegidas, se continua a ameaça a palmeira Trithrinax ou Carandá, nem ai para a redução das aves migratórias, do comprometimento da intensa variedade da vida marinha, imagina então dos microorganismos...!
            Existem vários exemplos de desequilíbrio da cadeia alimentar, porém o mais recente é a história dos lobos no Parque Nacional Yellowstone que após a reintrodução dos mesmos, depois de 50 anos (pois haviam sido exterminados) a volta promoveu significativa transformação contribuindo na formação de mais riachos... http://noctulachannel.com/lobo-yellowstone-cadeia-alimentar/
O paraíso mostrado nas imagens (em anexo) para ser preservado precisa de um eficaz monitoramento por parte da população e dos órgãos oficiais, com regras e critérios claros definidos consensualmente em um sério e idôneo ''Plano de Manejo'', resultante da esperada decisão do chefe do executivo municipal para dar continuidade ao processo de transformação das APPs em Unidades de Conservação - UC, iniciado em 2007 pela ONG Sócios da Natureza...
Tadêu santos

Sócios da Natureza
Organização Não-Governamental

CNPJ 02.605.984/0001-60
Ofício de Registro de Pessoas Jurídicas, Araranguá - SC – Livro nº A-2, Folhas nº 039, Registro nº 364 de 18/05/1998.

ONG criada em 05 de Junho de 1980 para defender a natureza e uma melhor qualidade de vida para Araranguá e a região sul de Santa Catarina.
(Prêmio Fritz Muller de 1985 e Menção Honrosa do Prêmio Chico Mendes em novembro de 2010,
instituído pelo ICMBio e MMA)

Ocupa a presidência do Conselho Ambiental do Município de Araranguá (COAMA) e
a Coordenação Geral da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC), além de ser
Conselheira Representante da Região Sul do País no Conselho Nacional de Meio Ambiente CONAMA
e Conselheira do FNMA
Possui assento no FÓRUM INTERCONSELHOS da Presidência da República que discute o PPA 2016/2019

CONSIDERADA DE UTILIDADE PÚBLICA PELO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ
Lei nº , 1817 de 15 de junho de 1998

‘’trabalhando exclusivamente de forma voluntária e sempre buscando objetivos de interesse coletivo’’

Rua Caetano Lummertz nº 386/403 – CEP 88900 043 – Araranguá – Santa Catarina
Celular:  48 – 9985 0053 (Vivo)