16 outubro, 2014

AVES MIGRATÓRIAS EM ARARANGUÁ - III EFAMuC - COAMA - TEMAS PROVOCATIVOS À REFLEXÃO OU QUE PODEREMOS ABORDAR NA PRÓXIMA EDIÇÃO:

 
Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 14 de outubro de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

III EFAMuC OCORRERÁ EM 06 E 07 DE NOVEMBRO DE 2014 (10 ANOS APÓS O CATARINA)

            Uma equipe formada por vários voluntários de instituições governamentais e não-governamentais está empenhada na concretização do III ENCONTRO DE FENÔMENOS NATURAIS, ADVERSIDADES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS DA REGIÃO SUL (III EFAMuC) a ser realizado nos dias 06 e 07 de novembro de 2014, no salão do Grêmio Fronteira, em Araranguá, sul de Santa Catarina - Epicentro do Furacão Catarina, o primeiro e único do Atlântico Sul.
            Renomados palestrantes estarão expondo suas ideias e teses e o público atingido terá a oportunidade de buscar respostas para entender as ocorrências resultantes da violência das águas e dos ventos, que tantos transtornos sociais e prejuízos econômicos causam à região afetada!!!  
            A organização está sob a responsabilidade das seguintes instituições: ONG Sócios da Natureza, UFSC, IFSC, IFC, PMA e Defesa Civil. O evento está sendo patrocinado financeiramente pela PMA, FAPESC, TSGA e possivelmente pela ELETROSUL, com apoio logístico da UFSC, IFSC e IFC.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO ENDEREÇO: www.IIIEFAMuC.blogspot.com


AVES MIGRATÓRIAS NA ORLA ARARANGUAENSE E NA REGIÃO ESTUARINA DO RIO ARARANGUÁ

            Temos constatado que reduziu consideravelmente o número de aves migratórias na orla marítima, ou seja, entre a plataforma do Arroio e a foz/barra do Rio Araranguá, como também no ambiente estuarino do Rio Araranguá, da mesma forma que pouco se vê aves voando em bandos na rota oeste leste ou vice-versa na planície na nossa região do sul de SC.
O que houve? O que está acontecendo com esta repentina redução destas espécies da avifauna?
OBS. É de conhecimento que a migração depende das estações do ano, pois as aves procuram os locais que oferecem mais alimento e distância dos predadores ou de qualquer ameaça!!!  
Transcrição: Algumas aves migratórias percorrem milhares de quilômetros, para evitar o inverno rigoroso ou para fazer seus ninhos. A capacidade de voar possibilita a conquista de novos locais, em busca de alimentos, para fugir de predadores ou para encontrar parceiros para acasalamento. Algumas características das aves são importantes para o voo, tais como o formato aerodinâmico do corpo. Essa forma oferece pouca resistência durante o seu deslocamento, em função de diminuir o atrito com o ar.

Características gerais das aves: Corpo aerodinâmico, Estrutura leve (ossos pneumáticos) Sistemas respiratórios e cardiovasculares eficientes, Adaptações musculares, Características particulares de migrantes: Primárias distais mais longas (reduzem o arrasto) Músculos peitorais desenvolvidos. Que adaptações as aves possuem para migrar? Características (Berthold et al. 1971) Acima: o corpo compacto de uma ave é uma adaptação ao voo; abaixo: primárias distais da raça sedentária de Vireo olivaceus (A) são mais curtas que na migratória (B) (Sick 1997) AVES MIGRATÓRIAS NO SUL DO BRASIL. http://pt.slideshare.net/avistar2011/aves-migratorias-rio-grande-do-sul-avistar2011

UM BREVE RELATO DA ÚLTIMA REUNIÃO DO COAMA
            A reunião ocorreu no dia 29 de setembro sob a coordenação do vice Assis Castilhos e do secretário executivo Paulo Baran no auditório do IFSC/Araranguá, com a presença de 12 instituições. Registrando que faltei por estar em Florianópolis realizando exames médicos.
            Como estabelecia a pauta, foi definida a criação da Câmara Técnica para assuntos jurídicos com a coordenação dos trabalhos sob a responsabilidade do advogado José Vladimir Meister, representante da OAB, no qual foi marcada uma reunião de trabalho para dar continuidade aos encaminhamentos.  
Atribuições:
1- Revisar o Regimento Interno (decreto 4782). Inclusive o art nº 3.
2- Revisar a lei ambiental, inclusive relativo aos integrantes do COAMA.

Foi apresentado pelo Prof. Assis um resumo do Projeto Orla, que está acontecendo em Araranguá e Bal. Arroio do Silva. Reunião de Araranguá será no dia 15/10.
·         O presidente Assis fez um relato da reunião que teve com a FAMA, relativo à Capacitação dos Catadores que irá acontecer dentro do Programa Pronatec, IFSC Araranguá. A FAMA foi indicada para fazer o cadastro, neste caso necessita de órgão para fazer o controle social sobre esta capacitação e solicitou que o COAMA seja este órgão. O controle é: Analisar o projeto, analisar resultados, fazer recomendações.
Após questionamentos dos conselheiros foi aprovado que o COAMA fará o controle social do projeto, Capacitação dos Catadores e do Pronatec-IFSC Araranguá.
·         Foi apresentada a necessidade de formalizar a parceria com a administração municipal relativo aos serviços administrativos do COAMA. Conforme especifica o art 14 do decreto 4782. (deverá ser formalizado a requisição do servidor “ Luis Leme” para dar apoio técnico e operacional por um período à Secretaria Executiva do COAMA).


TEMAS PROVOCATIVOS À REFLEXÃO OU QUE PODEREMOS ABORDAR NA PRÓXIMA EDIÇÃO:

·         ACHEI INTERESSANTE A AVALIAÇÃO DE UM JORNALISTA QUE A ATUAL DISPUTA PRESIDENCIAL SERÁ MAIS UM ''PLEBISCITO'' QUE UMA ''ELEIÇÃO'', QUESTIONANDO SE VAI DAR A IMPLEMENTAÇÃO DA ESTABILIZADORA POLÍTICA ECONÔMICA DO FHC OU AVANÇOS SOCIAIS PROMOVIDOS PELO LULA. ESTES PONTOS SERIAM ALTAMENTE RECOMENDÁVEIS PARA UM DEBATE DE NÍVEL, NÃO?!
·          
·         ESTÃO DESMATANDO DE FORMA SORRATEIRA LOCAIS DE EXTREMA RELEVÂNCIA ECOLÓGICA NO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ, COMO A MATA ATLÂNTICA NAS BORDAS DA FALÉSIA DO MORRO DOS CONVENTOS E AGORA NO MORRO DO CÉU NA '''SURANGA!!!''', ONDE PRETENDEM CONSTRUIR UM MEGA EMPREENDIMENTO...
·          
·         A DROGA E O ÁLCOOL TAMBÉM ANDAM DE MOTO BARULHENTA, DE CARRO COM SOM ALTO OU MESMO O BAIXO DO TAL DE ''BATE ESTACA''.  SUGERIMOS A POLÍCIA MILITAR A REALIZAÇÃO DE MAIS BLITZES PARA CONSTATAR A DENÚNCIA QUE ESTÁ NA BOCA DO POVO!!!
·          
·         A EMPRESA ''TRANSGAS'' DEVERÁ SER INSTALADA EM IÇARA PELA FACILITAÇÃO QUE A ATUAL ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ESTÁ PROMOVENDO, PORÉM SEM UMA DEVIDA CONSULTA À POPULAÇÃO. ISTO NÃO É GOVERNO PARTICIPATIVO, MUITO MENOS DEMOCRÁTICO!!!


'''Se a poluição ambiental não vai acabar em função do perverso modelo político e econômico que caça o lucro a qualquer custo, a nossa luta também continuará em busca de mais qualidade de vida para a população, garantindo no mínimo o adequado equilíbrio ecológico dos nossos ecossistemas!!!''' TS 

SELEÇÃO DE IMAGENS SOBRE AVES MIGRATÓRIAS NA FOZ BARRA DO RIO ARARANGUÁ SC