14 maio, 2014

POLUIÇÃO SONORA MÓVEL, A MAIS PREJUDICIAL!!! EÓLICAS NO CONAMA - GETÚLIO, O FILME.

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 13 de maio de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


EÓLICAS NO CONAMA
A partir de uma proposta da FEPAM/RS  debatemos na CTCA do CONAMA o aprimoramento do licenciamento ambiental para eólicas no país, ou seja, permitir de forma ordenada que esta fonte renovável de energia substitua a poluente queima de combustíveis fósseis no RS e em SC pelas famigeradas térmicas a carvão. Na próxima plenária do dia 28 esperamos que os ajustes apontados pela bancada ambientalista, representada pela APROMAC/PR e pela ONG Sócios da Natureza/SC, sejam atendidos de forma a flexibilizar o licenciamento, sem, no entanto, prejudicar os ecossistemas de interesse ecológico e as aves migratórias por exemplo!

GETÚLIO – O FILME
Ótima produção do cinema nacional para quem gosta da história política brasileira retratando um período conturbado da ditadura Vargas. Com boa atuação de todo o elenco liderado pelo global Toni Ramos no papel do presidente suicida. A trama é bem conduzida pelo diretor João Jardim com a boa direção de fotografia do Walter Carvalho. Interessante observar que a corrupção não é algo tão recente na República, pois o Gregório Fortunato, homem de confiança do presidente, empregava seus afilhados e fazia negociatas ilícitas. As críticas de Lacerda não incomodavam apenas o presidente Vargas, mas ameaçava os interesses do Gregório e de outros próximos do poder fazendo com que articulassem um atentado ao deputado carioca resultando na morte de um major.

POLUIÇÃO SONORA MÓVEL, A MAIS PREJUDICIAL!!! 
Recorremos mais uma vez a esta Ouvidoria Estadual para fazer uma reclamação da poluição sonora em várias cidades catarinenses, do qual frequentamos ora residindo, ora de passagem, como também baseado em informações recebidas e observadas na mídia em geral. Esta nossa luta contra este tipo de poluição já se estende por mais de dez anos, infelizmente com pouquíssimos avanços.
A poluição sonora é, de acordo com a OMS, a terceira mais prejudicial à saúde pública, afetando não apenas humanos, mas animais também. Seus malefícios são amplamente abordados em publicações diversas, mas destacamos aqui a surdez, o stress e a hipertensão, além da perturbação do trabalho e do sossego da população em geral. Alguns estados adotam programas como, por exemplo, o ‘’psiu’’ em SP, enquanto que em SC o Ministério Público criou o Silêncio Padrão, mas não o efetivou devidamente.
LEGISLAÇÃO
A legislação brasileira estadual e municipal sobre poluição sonora é ampla, protegendo os ouvidos desde as provenientes do trânsito até das indústrias, porém apenas com o cumprimento do Artigo 42 da Lei de Contravenções Penais já seria o suficiente para aumentar a ‘’qualidade de vida’’ da população. Como o ser humano não tem a capacidade do elefante em fechar os ouvidos quando é importunado, se faz necessário recorrer ao devido cumprimento da legislação.   
AS FONTES DE RUÍDO
As formas mais encontradas de barulho atualmente são as do trânsito, talvez por serem móveis, mais difíceis, portanto, de fiscalizar os infratores, porque as fontes de ruídos fixos são mais controladas pelos órgãos públicos na emissão de licenças ou alvarás, com exigência de tratamento acústico ou resultante das insistentes reclamações das pessoas afetadas.
A questão que mais preocupa é a poluição sonora emitida pelas mencionadas fontes móveis, ou seja, de veículos, tanto de carros ou de motos. As de propaganda sonora automotivas estão começando a serem mais controladas em algumas cidades, mas ainda existem milhares de carros de som incomodando a população com propaganda comercial, de produtos, eleitoral, festas, bailes e igrejas, inclusive aos domingos.
Outra forma de emissão de ruídos incômodos é resultante da mania de jovens circularem com ‘’som alto e o baixo chamado de bate estaca’’ nas vias públicas, tanto de dia quanto na madrugada, causando perturbação do sossego alheio a enfermos, idosos e crianças, ‘’’na grande maioria das vezes sem condições alguma de reclamar...’’’
Este tipo de barulho ou ruído só é possível reclamar quando estacionam em algum lugar, possibilitando que os atingidos façam reclamação no número 190, isto quando adquirem coragem para fazê-lo, pois a grande maioria não o faz com receio de represálias ou mesmo ameaça física dos contraventores, geralmente nestas circunstâncias entupidos de álcool e drogas.
AS MOTOS ENSURDECEDORAS
Por último, as motocicletas grandes ou pequenas que produzem um ruído ensurdecedor aos ouvidos, mesmo em distâncias consideráveis, quando seus escapamentos ou descargas são alterados para emitir o ‘’ronco’’ de motos de competição (e o fazem também até em carros). Estes ruídos ensurdecedores já é uma mania nacional, pois se percebe ‘’ouvindo’’ em várias cidades as motos circulando em alta velocidade sem dar condições de identificação do tipo de veículo.
OBS. Sábado, dia 10/05/14, por volta das 21h30min uma moto ultrapassou ‘’espetacularmente’’ todos os veículos que transitavam pela ponte Colombo Salles possivelmente correndo a mais de 120 km por hora. Se existe câmera na ponte fica fácil identificar o infrator.
A omissão dos órgãos fiscalizadores se dá por conta de um certo comodismo em perseguir ou descobrir onde está o contraventor ou pela falta de viaturas adequadas. Esta transgressão cometida com a retirada dos silenciadores e também dos catalisadores, além de provocar perturbação do sossego, passam a ser responsáveis pela poluição do ar e pela emissão de gases efeito estufa.
Entendemos que o fator impunidade facilita aos agressores e infratores continuarem transitando de forma irregular nas vias públicas. A impunidade é motivadora de mais e mais comportamentos ilícitos, gerando inclusive violência urbana generalizada.
OUVIDORIA
Recorremos a Ouvidoria acreditando que estas reclamações e denúncias sejam encaminhadas ao Comando da Polícia Militar, Ambiental, Civil e Ministério Público para que providências sejam tomadas no sentido de reduzir estas inconvenientes atitudes cometidas contra a saúde pública. Que sejam implementadas urgentemente campanhas de educação e esclarecimento a população que provoca o barulho e a que sofre com o mesmo. Que haja mais rigor na aplicação da legislação com multas, apreensões e prisões de acordo com o artigo 42 da Lei de Contravenções Penais.