20 maio, 2014

ALA Academia de Letras / Relógio do Sol / Biópsia da Próstata / Denúncia Grave / Bautista Vidal / Protecionismo

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 20 de maio de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)
Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!
‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

ALA - ACADEMIA DE LETRAS ARARANGUAENSE (''Preservando a Cultura, constituindo saberes, semeando a literatura e as artes'')

            No dia 12 de maio de 2014 na sede da Associação dos Aposentados de Araranguá ocorreu a Assembleia Geral Ordinária da ALA para avaliação da gestão 2012/2014 e eleição da diretoria e conselho fiscal para o mandato 2014/2016. A nova diretoria ficou assim constituída: Léia Batista como presidente, Osmar Nunes como Vice-presidente (do qual me concedeu uma brilhante entrevista no sábado conforme fotos), Clóvis Santin como Secretário e Nilton Matos como Tesoureiro, sendo que a presidência do Conselho fiscal ficou ao meu encargo, ao Vânio e a Janete.

OBS. Repasso aqui convite para o lançamento de mais uma obra do escritor Nilson Dassi, em parceria com o professor Carlos Renato Carola, intitulado "Era uma vez o rio Mãe Luzia...", que será realizado no próximo dia 03/Junho, 14:00 horas, Campus Unesc, Bloco P-19, em Criciúma.
Informo ainda que tive a honra de escrever o prefácio desta importante obra que aborda com coragem e determinação a ''criminosa contaminação do Rio Mãe Luzia'', nosso contribuinte junto com o Itoupava na formação do Rio Araranguá.

NÃO É APENAS BAIRRISMO NÃO, É PROTECIONISMO MESMO!!!

            Não é apenas bairrismo não, é protecionismo mesmo, uma tática utilizada em várias partes do mundo para se proteger de concorrências desleais que para conquistar mercados oferecem produtos mais baratos, porém de origem duvidosa, como mão de obra infantil oriunda de países asiáticos, por exemplo. Aqui em Araranguá existem estabelecimentos comerciais que levam todo o lucro para cidades de outros estados, prejudicando o de empresários proprietários que residem aqui e aqui aplicam seus lucros. Existe um exemplo de ousadia, que não citarei o nome, mas veio de São Paulo e se estabeleceu ''ao lado'' de um tradicional comércio araranguaense. Considerei tão absurdo que nunca comprei nada neste local.

PRAÇA RELÓGIO DO SOL, UM ESPAÇO QUE PODERIA SER VALORIZADO!

                Uma cidadã araranguaense topou adotar o canteiro onde está localizado o Relógio do Sol na Cidade Alta, assumindo o compromisso de jardinar e instalar câmeras com reprodução simultânea das imagens em sites, tudo de forma gratuita desde que possa ter o direito de colocar um totem da sua empresa.
                A jardinagem embelezaria o cartão postal em vez das carretas e caminhão baú, possibilitando assim que qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pudesse verificar ao vivo a dinâmica de uma das principais entradas da Cidade de Araranguá!
                Faz quase um ano que a proposta foi apresentada e até o presente momento nenhuma resposta da Administração Municipal!!!

BIÓPSIA DA PRÓSTATA
            Hoje estarei em Florianópolis para submeter-me ao procedimento no qual o urologista obtém amostras da próstata com o propósito de tentar identificar células cancerígenas, exame chamado de biópsia da próstata. Decisão do urologista que após examinar os resultados dos exames de sangue com PSA alto e do toque retal criou incertezas quanto a saúde da minha próstata. Exponho meu aparente problema como forma de incentivar outros que relutam em fazer estes exames, que são constrangedores, mas necessários para identificar possível câncer!

AINDA SOBRE POLUIÇÃO SONORA (DENÚNCIA GRAVE)

            Esta denúncia é dedicada aos ''HERÓIS BANDIDOS'' araranguaenses que diariamente promovem baderna sonora urbana causando perturbação do sossego alheio!!!
As avenidas de Araranguá não são pistas de competição, muito menos circo para exibicionismo!!!
            Esta impunidade tem que acabar, pois não tem sentido manter esta permissividade considerada uma grave contravenção penal, pois envolve saúde e segurança pública!
            Nós, população afetada, devemos sempre que tivermos oportunidade passar a anotar a placa da moto ou do carro que cometer infração do artigo 42 da Lei de Contravenções Penais, para que os ''PILOTOS'' sejam multados e seus veículos apreendidos pelas autoridades.  
Postagem no Face:
...tanto que considero o ''''vandalismo da poluição sonora'''' muitíssimo mais grave que estacionar em local proibido, por exemplo!!!

MORRO DOS CONVENTOS

            Sem mudanças ousadas nada evolui! Algo precisa ser planejado para este balneário evoluir proporcionando conforto aos veranistas, aos visitantes e aos moradores, conciliado com a preservação de seus ecossistemas que são únicos e de beleza cênica.
O Plano Diretor é o norteador para apontar o que é possível buscar, como a Unidade de Conservação (UC) transformando as falésias cobertas com a Mata Atlântica e contornadas pelas dunas eólicas como primeiro Monumento Natural de Santa Catarina.
            Às vezes quando escrevo estas manifestações sinto ou parece que de nada adianta, mas muitos avanços por nós motivados foram resultados de muita persistência e dedicação. Por isso continuarei nesta luta!

QUER ASSISTIR UMA PALESTRA SOBRE ENERGIA COM O BRILHANTE BAUTISTA VIDAL ENTÃO CLIQUE NO LINK ABAIXO:
 Publicado em 17/08/2013
Palestra instigante do Professor José Augusto Bautista Vidal, indignado com a procedência de nossos governantes perante a atual e futura crise energética mundial e a entrega de território brasileiro para estrangeiros. Uma Verdadeira aula de História e uma super contextualização do Brasil no futuro cenário de crise planetária. Apaixonante e assustador ao mesmo tempo. VEJAM!


Por volta de 2000, participávamos de um seminário sobre energia promovido pela UNESC no auditório Ouro Negro da Prefeitura de Criciúma, fazendo provocativos questionamentos aos palestrantes, quando para nossa surpresa o professor Bautista Vidal pediu para voltar à mesa (sua palestra já havia ocorrido no painel anterior), argumentando que quando expôs suas opiniões não houve debate e nem questionamentos como estávamos fazendo, de forma provocativa, porém de nível. Esta ''virada de mesa'' foi muito gratificante para nós, tanto que no encerramento trocamos muitas ideias sobre a questão dos combustíveis fósseis, tema do qual aborda com vorazes críticas neste recomendável audiovisual do Youtube.