12 fevereiro, 2014

SUSTENTABILIDADE EM ARARANGUÁ E REGIÃO

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 11 de fevereiro de 2014
(48 / 9985.0053 TIM)
Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’



(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


SUSTENTABILIDADE EM ARARANGUÁ E REGIÃO

            De acordo com o site Wikipédia o significado da palavra Sustentabilidade é:
Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.1 Ultimamente este conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, e que precisou do vínculo da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.2
Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito que gerou dois programas nacionais no Brasil. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.
Com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, foram criados dois programas nacionais: o Procel (eletricidade) e o Conpet.
• Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.
• Questão Energética: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
• Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
·         ecologicamente correto
·         economicamente viável
·         socialmente justo
·         culturalmente diverso

Este é um conceito, vamos então para outro site:

SUSTENTABILIDADE? O QUE É SUSTENTABILIDE
Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?”
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.
A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática exitosa e aplicada com muito mais freqüência aos grandes empreendimentos. Preencher as necessidades humanas de recursos naturais e garantir a continuidade da biodiversidade local; além de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das comunidades inclusas na área de extração desses recursos é um desafio permanente que deve ser vencido dia a dia. A seriedade e o acompanhamento das autoridades e entidades ambientais, bem como assegurar instrumentos fiscalizatórios e punitivos eficientes, darão ao conceito de sustentabilidade uma forma e um poder agregador de idéias e formador de opiniões ainda muito maior do que já existe nos dias atuais.
De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada; é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.
            Então vamos para Araranguá, município com as quatro estações do ano bem definidas, 303,799 km² , tendo uma linha reta de 40 km de extensão e 11 km de orla marítima, com 65 mil habitantes, mas com uma dinâmica de 100 mil pessoas transitando nas Avenidas projetadas em 1890. Está situado entre duas capitais, tanto que mesmo estando em território Barriga Verde assume aspectos e atitudes culturais do estado Gaúcho, pois até no futebol se constata a paixão pelas tradições gaúchas, tanto é que a grande maioria torce pelo Grêmio e depois pelo Internacional de Porto Alegre, também um grande time, em certos momentos, ambos superiores aos times do eixo Rio - São Paulo.
            A definição de um território e as características do seu povo é fácil, pois são dados que não podem ser contestados, já concepções e conceitos podem. Faz-se necessário um diagnóstico socioambiental do município, para então tomar as decisões adequadas nos projetos e programas em andamento, como o Plano Diretor, por exemplo. ''Só se ama o que se conhece'', daí a necessidade de se juntar dados e informações para se avaliar a intensidade dos conflitos e das potencialidades do Município de Araranguá, para com sabedoria e seriedade definir quais as reais necessidades para então se falar em sustentabilidade, com objetividade e propriedade!!!
            Baseando-se no contexto da Agenda 21, entendemos que a melhor definição de Sustentabilidade é quando na prática utilizamos os recursos naturais para atender as nossas atuais necessidades sem, no entanto, comprometer os direitos das futuras gerações!
            É preciso haver vontade política para promover mudanças que apontem os caminhos mais adequados na busca do equilíbrio não apenas ecológico, mas de todas as formas que regem as nossas vidas! É preciso haver engajamento das pessoas nos processos de elaboração das diretrizes para assegurar o espírito participativo e o estado democrático de direito! É preciso haver recuo de ambas as partes, no caso, das lideranças governamentais e dos segmentos organizados da sociedade civil, para assim possibilitar avanços! Um outro mundo é possível sim, desde que haja diálogo com paz e humildade entre os seres humanos!