25 fevereiro, 2014

DUAS AGRESSÕES AMBIENTAIS SEGUIDAS. SERIA UM MERO DESCASO OU SÃO CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DO PODER!!!


Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 25 de fevereiro de 2014
(48 / 9985.0053 TIM)
Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

DUAS AGRESSÕES AMBIENTAIS SEGUIDAS. SERIA UM MERO DESCASO OU SÃO CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DO PODER!!!
O que fazer mediante tamanho descaso ou demonstração de poder na gestão municipal de Araranguá, afinal o povo elegeu o advogado Sandro Maciel e o empresário Rodrigo Turatti, dando-lhes poderes porque entenderam que a proposta deles era a melhor para o Município de Araranguá. Se não foi por maioria dos votos, mas é soberana e democraticamente a manifestação da população araranguaense, portanto legal sob qualquer aspecto constitucional garantido pelos princípios do estado democrático de direito que vivemos!


Se existe um descontentamento social manifestado nas conversas de rua, de bares, de festas, de reuniões, mas principalmente nas redes sociais, é porque certamente existe algo de errado com a administração municipal e não com a sábia voz do povo! E o problema parece estar na composição da equipe de trabalho formada por pessoas com posições políticas diferentes do executivo, mas que num determinado momento se uniu para vencer as eleições e não para promover uma revolução na forma de administrar dinamicamente o município de Araranguá! Este me parece é o X da questão!

Certamente não é fácil conduzir a prefeitura com todos os problemas de ordem natural, imagine então com tudo isto coligado e misturado a interesses diversos e antagônicos, mesmo dentro do partido, que também exige cargos e participação na administração. Nestes acordos políticos partidários surgem pessoas capacitadas, mas por vezes despreparadas para exercer determinada função como também ocorrem divergências, tanto é que apenas na secretaria de obras houve três secretários em apenas um ano de mandato...

Volto a manifestar minha posição como cidadão araranguaense em estar indignado com ações ligadas a área ambiental, como o engavetamento do Plano Diretor, o mais importante de todos, pois aponta diretrizes para o adequado uso e ocupação do solo e para a expansão urbana planejada, a morosa reativação da obra de coleta e tratamento do esgoto, o descaso para o projeto das Unidades de Conservação UCs, a questionável atuação da FAMA perante os conflitos ambientais e a proteção das potencialidades eco - turísticas do município entre outras demandas socioambientais que não avançaram como, por exemplo, o programa das Cidades Sustentáveis... 
    
Além de tudo, surgiram repentinamente ações que surpreenderam pela forma brutal de realizar uma obra, como o desnecessário prolongamento da Manoel Roseno Pereira, o corte de vegetação nativa e de espécie em extinção no Morro dos Conventos, ou seja, exemplos que motivam a degradação por parte da população seja ela instruída ou não! O Município possuindo um órgão pertencente ao SISNAMA deveria dar exemplo de como se trata adequadamente a natureza...
FOTO GIOVANA FARIAS POSTADA NO FACE

Como a natureza é sábia deve ter sinalizado o alerta provocando entre os dois citados maus exemplos da administração, leia-se com a conivência da FAMA, um deslizamento às margens do Rio Araranguá, considerada APP, justamente em um local onde construções em desacordo com a legislação ambiental resultaram no desmoronamento. Como se percebe nas imagens, o local corre risco de desabamento.





O Conselho Ambiental do Município de Araranguá (COAMA) enviou no final de 2013 uma carta moção ao Executivo Municipal solicitando informações a respeito de uma série de programas e projetos com temas relacionados ao meio ambiente. Até o momento nenhuma resposta recebeu, nem mesmo de recebimento protocolar!
Concluo este desabafo, apelando encarecidamente ao prefeito Sandro Maciel que promova uma aproximação com os setores organizados da sociedade civil para debater de forma participativa os problemas e conflitos do Município de Araranguá, seja utilizando-se dos canais existentes ou inovando!




                                                                                    OBSERVAÇÕES DIVERSAS:



RUÍDOS ENSURDECEDORES

POSTAGEM NO FACEBOOK SOBRE POLUIÇÃO SONORA RESULTANTE DAS DESCARGAS ALTERADAS DE MOTOS CAUSOU ACIRRADO DEBATE ENTRE OS QUE SOFREM COM O ENSURDECEDOR RUÍDO E OS DEFENSORES DA ABSURDA MANIA DE APERTAR O ACELERADOR PARA EMITIR O RONCO QUE CRIA PÂNICO EM CRIANÇAS, IDOSOS E ENFERMOS, ALÉM DE PERTURBAR QUASE TODA A POPULAÇÃO. PERGUNTO PRA QUÊ ISSO???

CARVÃO x DEGRADAÇÃO
ESTIAGEM DEVERÁ FAVORECER A LIBERAÇÃO E FACILITAÇÃO DE NOVAS TÉRMICAS A CARVÃO NO PAÍS, COMO A USITESC 440 MW, POR EXEMPLO, EM TREVISO, NO SUL DE SC, EMBAIXO DOS APARADOS DA SERRA GERAL E PRA ACABAR DE VEZ COM A INTEGRIDADE BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ CRIMINOSAMENTE POLUÍDA PELA MINERAÇÃO DO CARVÃO.



HOMELAND
SÉRIE ''HOMELAND'' FOI UMA DAS MELHORES QUE ASSISTI. OUSOU ALERTAR QUE TERRORISMO NÃO É APENAS O PRATICADO PELOS MALUCOS DO ORIENTE MÉDIO, MAS TAMBÉM PELOS PRÓPRIOS AMERICANOS GOVERNANTES! A TV GLOBO EXIBIU APENAS A 1ª E 2ª TEMPORADA, ENQUANTO QUE A 3ª JÁ ESTÁ SENDO EXIBIDA NOS EUA. CHAMOU-ME ATENÇÃO A SEMELHANÇA DOS ATORES PRINCIPAIS COM PESSOAS AQUI DE ARARANGUÁ, INICIANDO PELA ''CLAIRE DUNES'' COM A FILHA DE UM AMIGO MULTI-ARTISTA, O ''DAMIAN LEWIS'' COM UM JOVEM BANCÁRIO DO BESC/BB E POR FINAL O BIÓTIPO DA BRASILEIRA NATURALIZADA AMERICANA ''MORENA BACCARI'' COM A FILHA DE UM EMPRESÁRIO QUE FOI CANDIDATO A PREFEITO.



''SEJA CIDADÃO ANTES DE SER FANÁTICO...''
PENSEM E LEIAM A RESPEITO DA COPA DO MUNDO NESTE PAÍS QUE ESTÁ COM UMA DAS MAIORES DÍVIDAS INTERNAS DO MUNDO, COM IMENSOS PROBLEMAS SOCIAIS, SEJA NA SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE... SEJA CIDADÃO ANTES DE SER UM FANÁTICO ESPORTISTA!




MOÇÃO DE PROTESTO CONTRA A DISCRIMINAÇÃO da MELIPONICULTURA NO BRASIL
SE TUDO CORRER BEM A ONG SÓCIOS DA NATUREZA APRESENTARÁ PROPOSTA DE MOÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE MELIPONICULTORES DA ENCOSTA DA SERRA GERAL DE SANTA CATARINA - AMESG NA PRIMEIRA PLENÁRIA DE 2014, REIVINDICANDO A ELABORAÇÃO DE NORMATIZAÇÃO QUE DEFINAM MECANISMOS JUSTOS NA FISCALIZAÇÃO DA ATIVIDADE E, DESTINAÇÃO DE INVESTIMENTOS PARA CAPACITAÇÃO DO SETOR; QUE AS ANSF, MANEJADAS RACIONALMENTE, SEJAM CLASSIFICADAS COMO ANIMAIS DOMÉSTICOS E QUE A ATIVIDADE SEJA RECONHECIDA COMO DE UTILIDADE PÚBLICA NACIONAL.




IMAGENS DE ARARANGUÁ