14 janeiro, 2014

O INÍCIO DA TEMPORADA DE 2014 NO MORRO DOS CONVENTOS: Parte I - FLORIPA INFELIZMENTE CHEIRA ESGOTO!!! (Parte I)

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 14 de Janeiro de 2014
(48 / 9985.0053 TIM)
Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!



‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
 BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


O INÍCIO DA TEMPORADA DE 2014 NO MORRO DOS CONVENTOS: Parte I

Tentarei fazer uma breve avaliação da temporada de veraneio que se inicia. Sábado dia 11/01/2014 registrei centenas de pessoas curtindo algumas das potencialidades eco-turísticas do Morro dos Conventos, como passeando nas dunas, visualizando o cenário cinematográfico proporcionado através do mirante do Farol e no espaço do Parapente, do qual as imagens em anexo comprovam o fato. Uma movimentação aparentemente satisfatória mesmo em um dia nublado!

Não fui à praia e nem à barra, porém fotografei à distância. Obtive informação que reduziram as invasões de carros e consequentemente as badernas, certamente que pela coerente e elogiável atuação da Polícia Militar de Araranguá com a retaguarda do MPF, conforme foto mostrando uma viatura fazendo rotina e transmitindo segurança aos veranistas e a população.

No entanto a falta de infra-estrutura eco-turística adequada ao Santuário Ecológico é perceptível e lamentável em decorrência do eterno descaso das administrações municipais, pois o lixo não é adequadamente recolhido nas vias públicas e na praia, veículos ainda circulam na madrugada na área restrita ao banho e alguns ainda insistem em circular em alta velocidade com som em altíssimo volume, inexistem guias e trilhas turísticas e um centro de informações com instalações sanitárias, por exemplo!









Ao passar pelos bares em frente ao Camping pareciam estar em final de temporada, alguns fechados e outros vazios! Constatei movimentação apenas no Beco das Dunas, um agradável espaço ecologicamente integrado à natureza!

A ausência de um projeto de desenvolvimento sustentável e ordenado para o Morro dos Conventos e área de entorno resulta em vários conflitos, tanto pela falta de clareza quanto pela indefinição de uso e ocupação, pois existem controvérsias nos interesses entre os setores públicos, privados e a sociedade civil!


Pelo menos o Plano Diretor Participativo precisa ser urgentemente desengavetado para se retomar os debates através do Conselho das Cidades!!!












OBS. Dá impressão que um dos moradores da parte superior das falésias está desmatando a Mata Atlântica em frente a sua residência para obter uma melhor visualização do mar. Que os órgãos fiscalizadores investiguem!!!




FLORIPA INFELIZMENTE CHEIRA ESGOTO!!!  (Parte I)
A Ilha da Magia ainda continua bela e formosa, porém cheira esgoto, tanto em bairros sem infra-instrutura nas encostas dos morros quanto em áreas do ''perímetro central'', como na esplendorosa Avenida Beira Mar Norte, passando pela região das pontes Hercílio Luz, Colombo e Pedro Ivo e nas místicas e belas praias do continente, por exemplo. Locais de extremo apelo turístico internacional que deveriam estar no mínimo aparentemente limpos e saudáveis!!! 

                Entre o manguezal das Três Pontas e o Veleiros da Ilha, próximo a ALESC, existem dezenas de tubulações pluviais despejando esgoto de todas as espécies no mar. No passado existiam riachos como o Hercílio Luz que foi escondido com concreto, mas o cheiro de esgoto continua e vários outros na orla marítima de Coqueiros, Bom Abrigo, Itaguaçu e Abraão onde as águas são escuras e catinguentas, além do lixo em áreas de extrema relevância ecológica, como mostram as imagens em anexo.   

 O Município de Florianópolis e o Estado de Santa Catarina investem rotundos recursos em propaganda turística (tanto que aumentaram os vôos particulares conforme matéria no DC) e ''esquecem'' de recolher e tratar o esgoto, como também não investem na captação de água para o abastecimento público (todo verão falta água...), ou seja, duas falhas imperdoáveis para as administrações públicas da capital Barriga Verde.
                Além deste flagrante descaso para com o meio ambiente, existe um caótico sistema de trânsito criado para privilegiar o automóvel, ou seja, o transporte individual em detrimento do transporte coletivo, resultando assim em congestionamentos em toda a região metropolitana, mas principalmente na ligação entre a ilha e o continente.
                Este modelo de desenvolvimento que aparentemente satisfaz parte da população é injusto para com a outra que sofre com os desconfortos gerados na dinâmica do cotidiano. Esta diferença entre as classes sociais faz parte do sistema capitalista adotado no mundo inteiro, no entanto a natureza precisa de ''equilíbrio ecológico'' para continuar mantendo seus inquilinos, ou seja, a Humanidade!     
                Como o novo Plano Diretor de Florianópolis não foi participativo e nem democrático, dificilmente as diretrizes apontadas solucionarão os conflitos mencionados. Talvez um dia sejam resolvidos se houver vontade política dos governantes, dos legisladores, dos órgãos fiscalizadores, da mídia e principalmente do exercício de cidadania da população no Conselho das Cidades que poderá exigir uma espécie de ''EIA-RIMA'' da Ilha e áreas de entorno, ou seja, do Arquipélago ainda não reconhecido que é um Santuário Ecológico ameaçado!!!
               
Para que a Ilha de SC seja ocupada de forma ordenada é preciso que ocorra um ''milagre'' a partir do momento em que os ''corações e mentes'' de todos os responsáveis passem por mudanças que os levem a sensibilização nas decisões planejadas. Enfatizando que é preciso acabar com o ''faz de conta'' que está tudo bem e a população saiba escolher na hora do voto seus governantes como também passe a denunciar os desmandos, a corrupção e a degradação ambiental!
                Apesar de todas as dificuldades e das resistências, acreditamos na possibilidade de um mundo mais justo e ecologicamente mais equilibrado, por isso insistimos e continuamos na luta ambiental como um dos caminhos possíveis!

Lembrando Darcy Ribeiro que dizia “Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar.
Não consigo resignar-me!



NA PRÓXIMA EDIÇÃO ABORDAREMOS:

EXPEDIÇÃO VISITA ÁREAS PARA DEFINIR OS LIMITES ENTRE A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ E DO MAMPITUBA, CONFORME FOTO EM ANEXO.



DIA DO FOTÓGRAFO (08/01/14) EM ARARANGUÁ FOI ABENÇOADO COM UM CENÁRIO DE CINEMA NO ENTARDECER CONFORME DEMONSTRAM AS IMAGENS EM ANEXO!!!
Sem comentários, pois como diz o sábio provérbio que ''UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!!!''