19 setembro, 2013

Cidadania Ambiental 17.09.13: PARNAS e a Serra do Faxinal; Políticos corruptos são mais vândalos...; MAL DE PARKISON e HEMOFILIA

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 17 de Setembro de 2013
(48 / 9985.0053 TIM) 
tadeusantos@contato.net / tadeussantos51@gmail.com
           
            Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!


 (Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

PARQUE NACIONAL DOS APARADOS DA SERRA: Itaimbezinho, Fortaleza...
 (18 fotos publicadas em álbum no Facebook).
            Voltando da AGO do Parque Nacional dos Aparados da Serra (PARNA) ocorrida em sua sede no canyon do Itaimbezinho, cliquei algumas maravilhas deste santuário ecológico e de Praia Grande, a minha terra natal, que infelizmente não consegue concluir o asfalto da Serra do Faxinal. 
            Na última vez que estive no IBAMA em BSA (Dezembro de 2012), os técnicos mostraram a liberação ambiental para a continuidade da obra, liberada totalmente pelas Pererecas!!!
Está é faltando vontade política do governo estadual, que não tem como prioridade esta via pública de acesso ao PARNAS, o maior e mais belo Canyon da América Latina, competentemente chefiado pelo criciumense Deonir Zimmermann, mas que está preocupado com cortes de recursos para a manutenção básica do PARNAS.

            Nem os R$ 16 milhões das medidas compensatórias da Obra da BR-101 negadas para as Unidades de Conservação (UC) da AMESC foram destinados aos Parques Nacionais. Grana que ficará em Brasília. Uma Injustiça Ambiental que deveria ser investigada pelo MPF.
Só se cada um fizer a sua parte cidadã política existe possibilidade de ocorrerem mudanças benéficas à nossa biodiversidade.

            Ficou encaminhado na assembleia a elaboração de um documento, inicialmente partindo da visão do chefe do parque retratando a situação do PARNAS, a ser enviado aos órgãos responsáveis, inclusive a ministra do MMA onde via CONAMA entregarei pessoalmente.

Deixando claro que não estamos no poder, mas próximo, o que nos dá a possibilidade de ''cutucar peixe grande'' de forma diplomática! Este documento pode iniciar um movimento pró-UCs tratadas com descaso pelo governo federal, já que dispomos da internet como meio de divulgação midiática gratuita. A mobilização tem que partir das entidades não-governamentais da região de entorno do PARNAS.
            Assim também chama atenção do governo estadual em concluir o asfalto do Faxinal, caminho iniciado pelo meu saudoso amigo Abel Esteves de Aguiar e do Ari Pedro Borges, que me deu a oportunidade de dar uma mexida no desenho da Praça São Sebastião e do Dr João.





APENAS MINHA OPINIÃO! Afinal, sou apenas um Cidadão!
 (50 f
otos publicadas em álbum no Facebook)
Prezados,
''Vândalos e Baderneiros'' como a Globo (e outras mídias) tentam classificar os baderneiros e vândalos nas ruas deste país (que usam máscaras para se proteger de processos), na verdade são os '''políticos e governantes corruptos'' que desviam milhões de recursos públicos para interesses estritamente privados, ou seja, violência muito maior que cidadãos brasileiros tentam alertar e denunciar as injustiças sociais...
Roubam da EDUCAÇÃO, da SAÚDE e do MEIO AMBIENTE, apenas citar algumas da áreas prejudicadas com este ''VANDALISMO E BADERNA'' institucionalizada!!! Isto sim é que f...!!!
OBS. Retratado no filme ''V DE VINGANÇA''; Defensor da liberdade, o revolucionário inglês Guy Fawkes comandou, em 1605, uma tentativa de explodir as Casas do Parlamento e tomar o poder na Inglaterra. O golpe fracassou, mas desde um ano depois da execução e esquartejamento do ídolo anarquista e sete dos seus companheiros (em 1606), todo dia 5 de novembro é comemorado com festas e fogueiras no Reino Unido. Fawkes virou personagem de quadrinhos e inspirou o filme ''V de Vingança'', lançado em 2006, principal responsável pela popularização das sinistras feições.



                AS IMAGENS POSTADAS NA MINHA LINHA DO TEMPO NO FACEBOOK FALAM POR SI!!! 
DAÍ ENTÃO PROVOCO O DEBATE NESTE DEMOCRÁTICO ESPAÇO DO FACEBOOK....
PORÉM PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE AVALIEM AS IMAGENS POSTADAS NO ÁLBUM PARA ENTÃO ME CRITICAREM SE ACHAREM NECESSÁRIO.

RECOMENDO - CLIQUE NO LINK ABAIXO. VALE A PENA!!!
Recomendo, basta clicar no link acima. Realmente imagens tocam na gente...

NA PRÓXIMA EDIÇÃO COMENTAREMOS ALGUMAS POLÊMICAS, COMO A DAS PLACAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS DE ARARANGUÁ...
...nesta semana que passou foi oportunamente comentado no facebook sobre as placas de propaganda privada sobre espaço público pelo médico Sette. Já havíamos sido consultados e de certa forma cobrados pelas ''placas'', no entanto esclarecemos que somos favoráveis a ''parceria público privada'', desde que, neste caso das placas, com um design não agressivo uma placa indicativa sem poluir ...

A VERDADE NUA E CRUA É INDIGESTA.
...a omissão e a neutralidade são posições cômodas para os covardes e cafajestes, enquanto que ser justo, agir com transparência, com seriedade, honestidade, entre tantas outras verdades incomodam muita gente neste país...
             
FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ
...E COMO ANDA O PROCESSO DO PROJETO DE FIXAÇÃO DA FOZ / BARRA DO RIO ARARANGUÁ?
...FORAM ATENDIDAS AS EXIGÊNCIAS DO IBAMA EMITIDAS NO PARECER DE DEZEMBRO DE 2012?
...O NÚCLEO GESTOR COMPOSTO PELOS SEGMENTOS ORGANIZADOS DA SOCIEDADE CIVIL AINDA EXISTE?

CARRO OFICIAL TUDO PODE!
MATÉRIA VEICULADA ONTEM NO PROGRAMA FANTÁSTICO MOSTRA QUE VEÍCULOS OFICIAIS PODEM ESTACIONAR OU FAZER O QUE BEM ENTENDER PORQUE NÃO TEM COMO SEREM MULTADOS PELA FALTA DE IDENTIFICAÇÃO NAS PLACAS E PORQUE, ORA, PORQUE SÃO ''''OTORIDADES!!!''''









MAL DE PARKINSON E A INCURÁVEL HEMOFILIA.
Nesta semana encontrei o Osmar Nunes, ex-prefeito de Araranguá onde conversamos sobre vários temas porque este senhor tem muita história e causos para contar. Confessou que uma das suas preocupações está em arrumar uma forma de ajudar a associação dos ''parkisonicos'', do qual o parabenizei, citando inclusive uma celebridade que sofria com o Mal de Parkison que foi o Cassius Clay.


Lembrei então ao ilustre parceiro da Academia de Letras Araranguaense (ALA) da tentativa que fiz a procura dos Hemofílicos de Araranguá, mas não encontrei nenhuma informação sobre os portadores desta ''doença do sangue solto'' (sem fator coagulante)  como eram popularmente diagnosticados os meus dois irmãos Carlinhos e Dalton em Praia Grande. Observando que o caso de Hemofilia mais conhecido no Brasil foi dos irmãos cariocas: o sociólogo Betinho, o cartunista Henfil e o músico Chico Mário.